Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: EUA? Um milhão já recebeu 1ª dose da vacina; Guia para o Natal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: EUA? Um milhão já recebeu 1ª dose da vacina; Guia para o Natal

Os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde, esta quarta-feira, dão conta de mais 89 mortos e 4.602 novos casos nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, já foram contabilizados em Portugal 6.343 óbitos e 383.258 casos da doença.

Não se esqueça que começam a ser aplicadas as medidas decretadas pelo Governo para o período natalício, com a circulação na via pública a ser permitida apenas para quem se encontre em trânsito. Nos dias seguintes, 24 e 25, a circulação é permitida até às 2h00 do dia seguinte. Consulte aqui tudo o que pode ou não fazer neste período de festas.

Recorde-se ainda que o Parlamento aprovou na terça-feira o diploma do PSD que renova por mais três meses o uso obrigatório de máscara em espaços públicos, medida que vigora em Portugal desde 28 de outubro e que terminaria em 5 de janeiro.

Consulte a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes.

Caso tenha sintomas:

  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h26 - Israel enfrenta terceiro confinamento desde o início da pandemia. As autoridades israelitas determinaram hoje um novo confinamento, o terceiro desde o início da pandemia de Covid-19, e que entrará em vigor no domingo, segundo noticiou a comunicação social local.

23h20 - Obras notáveis produzidas em isolamento. Confinamento, quarentena, isolamento: estas são palavras muito familiares para a maioria de nós agora. Desde o início da pandemia Covid-19, temos vivenciado um isolamento que a maioria de nós nunca pensou ser possível. Contudo, ao longo dos anos, muitos pintores, músicos e escritores criaram inúmeras obras de arte enquanto estavam isolados. Confira nesta galeria.

23h04 - Governo holandês exige teste para passageiros de avião a partir de dia 29. O Governo holandês anunciou hoje que todos os passageiros que cheguem ao país por via aérea provenientes de uma "zona de risco", incluindo da União Europeia, terão de apresentar, a partir de dia 29, um teste negativo à Covid-19.

22h54 - Parlamento do Paraguai prolonga lei de emergência até junho de 2021. A Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou hoje a prorrogação, até junho de 2021, da lei nacional de emergência sanitária e adotou medidas excecionais para reduzir os efeitos da pandemia, que já causou dois mil mortos naquele país.

22h38 - Um milhão de norte-americanos já recebeu a primeira dose da vacina. Um milhão de norte-americanos já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, dez dias após o início da campanha de vacinação, anunciou hoje o diretor da principal agência federal de saúde pública dos EUA. "Os Estados Unidos alcançaram uma marca preliminar mas crucial hoje. As autoridades locais já relataram que mais de um milhão de pessoas receberam a sua primeira dose da vacina contra a covid-19", destacou Robert Redfield.

22h26 - Argentina fecha fronteiras a turistas estrangeiros com alvo no Brasil. A Argentina decidiu fechar totalmente as fronteiras aos turistas estrangeiros a partir de 25 de dezembro e até, pelo menos, 8 de janeiro, numa medida com alvo principal no Brasil, onde os casos de Covid-19 aumentam.

22h15 - Maior parte dos utentes de lar em Rio Maior infetada. A maior parte dos utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, Santarém, está infetada com Covid-19, com a doença a ter infetado também um terço dos funcionários, disse hoje o presidente da Câmara.

22h08 - Brasil regista mais 961 mortes e 46.696 novos casos em 24 horas. O Brasil registou, nas últimas 24 horas, 961 novas mortes causadas pela Covid-19 e 46.696 novos casos. Os dados foram revelados esta quarta-feira, dia 23 de dezembro, pelo Ministério da Saúde. Desde o início da pandemia, o total de óbitos cifra-se em 189.220 e o total de casos em 7.365.517.

21h55 - Madeira regista 54 novos casos. A Madeira registou hoje 54 casos de Covid-19 e mais uma morte, elevando o número de óbitos associados à doença para 11, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo também dez recuperações e 208 situações suspeitas em estudo.

21h42 - Coordenadora da equipa Covid-19 vai abandonar cargo após posse de Biden. A coordenadora da equipa de crise para a pandemia de Covid-19 da Casa Branca disse hoje que irá renunciar ao cargo assim que Joe Biden assuma a presidência dos Estados Unidos e reformar-se após ter sido alvo de críticas.

21h23 - São Paulo diz que Coronavac é eficaz mas adia divulgação de dados. As autoridades do estado brasileiro de São Paulo informaram hoje que a CoronaVac, potencial vacina chinesa contra a Covid-19, é eficaz, mas adiaram novamente a divulgação dos dados que comprovam a alegada eficácia do imunizante.

21h01 - Publicada portaria que cria Plano Nacional de Vacinação. Segundo o diploma, publicado em Diário da República, compete à Direção-Geral da Saúde executar o PNV Covid-19 através da emissão de uma norma. Em Portugal, onde a campanha de vacinação contra a covid-19 arranca no domingo, à semelhança de outros países da União Europeia, a vacina é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde.

20h47 - Madeira estima vacinar 50 mil pessoas na primeira fase do processo. A Madeira estima vacinar 50 mil pessoas contra a Covid-19 na primeira fase do processo, indicou hoje o Governo Regional, esclarecendo que prevê receber 9.750 doses em janeiro de 2021, para iniciar o programa de vacinação.

20h39 - Crematórios no estado alemão da Saxónia estão a atingir o limite. Os agentes funerários do estado da Saxónia, na Alemanha, dizem que os crematórios locais estão perto de atingir o limite face ao elevado número de vítimas mortais provocadas pela Covid-19 nesta região, avança a agência dpa.

20h32 - Mais 70.200 doses de vacinas: "Um avanço no combate à pandemia". António Costa assinalou, esta quarta-feira, na sua conta de Twitter, a "boa notícia" dada hoje pela ministra Marta Temido, de que Portugal vai receber, até o final deste ano, mais 70.200 doses de vacinas do que estava previsto.

20h12 - Quase mil vacinas da Pfizer inutilizadas devido a má refrigeração. Um total de 975 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 tiveram de ser inutilizadas depois de ter ocorrido um problema na refrigeração - de lembrar que estas têm de ser mantidas a -70º. A situação ocorreu em Macclesfield, uma cidade de Cheshire, no Reino Unido, revela o Manchester Evening News.

20h00 - Alívios? Regras? Concelhos? Eis tudo o que precisa de saber neste Natal. A partir das 00h desta quinta-feira, 24 de dezembro, entra em vigor o sétimo Estado de Emergência que estará em vigor até 7 de janeiro. Sabe todas as regras que aí vêm? E em que nível de risco estará o seu concelho nos próximos dias? O Notícias ao Minuto dá-lhe uma ajuda, com um guia que lhe tirará todas as dúvidas.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por República Portuguesa (@gov_pt)

19h46 - PSD questiona Governo sobre portugueses retidos em Dover. O grupo parlamentar do PSD questionou o ministro dos Negócios Estrangeiros sobre a situação dos portugueses retidos no porto de Dover, no Reino Unido, argumentando que há "uma ausência total de resposta" por Portugal. "A resposta às condições que existem no porto de Dover seriam sempre difíceis. Contudo, os relatos por parte de trabalhadores portugueses em diversos órgãos de comunicação social indicam que existe uma ausência total de resposta por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros a várias tentativas de contacto", afirmam os sociais-democratas.

19h37 - França totaliza 2,5 milhões de infeções após registar quase 15 mil casos. A Direção-Geral da Saúde francesa revelou esta quarta-feira que foram detetados 14.929 novos contágios por coronavírus e morreram 278 pessoas desde ontem. Com estes novos dados, França chegou aos 2,5 milhões de infetados desde o início da pandemia. O país perfaz um número acumulado de 61.978 vítimas mortais.

19h11 - Marta Temido faz declaração sobre Plano de Vacinação no combate à Covid. A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, esta quarta-feira, dia 23 de dezembro, que Portugal vai receber mais 70.200 doses de vacinas contra a Covid-19, até ao final do ano. As primeiras 9.750 doses da vacina da Pfizer vão chegar a Portugal no dia 26 de dezembro, para começaram a ser administradas a partir do dia 27, enquanto as 70.200 doses antecipadas têm chegada prevista para 28 de dezembro.

18h55 - MAI agradece a todos os que disseram "presente" durante a pandemia. Eduardo Cabrita aproveitou a mensagem de Boas Festas para agradecer o trabalho realizado, este ano, pelas Forças e Serviços de Segurança, em missões em Portugal e fora do país, e aos agentes de Proteção Civil, incluindo os Bombeiros Voluntários.

18h21 - Surto em lar de Mora já fez 3 mortos e número de infetados subiu para 70. O surto de Covid-19 no lar da vila de Cabeção, concelho de Mora, já provocou três mortos, disse hoje à Lusa o presidente do município, que revelou ainda que subiu para 70 o número de pessoas infetadas.

18h14 - Sobe para 14 o total de mortes no surto no lar da Misericórdia de Serpa. O total de mortes provocadas pelo surto de Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, no Alentejo, subiu para 14, com a morte de mais três idosos, disse hoje à agência Lusa o provedor. Os idosos, utentes do Lar de S. Francisco, morreram no hospital de Beja, onde estavam internados.

18h08 - Israel deteta quatro casos da nova variante do vírus do Reino Unido. O Ministério da Saúde de Israel anunciou hoje ter detetado quatro casos de nova variante da SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido. "Em testes realizados no Laboratório Central do Ministério da Saúde, descobriram-se quatro casos deCovid-19 da nova variante descoberta recentemente no Reino Unido", assinalou o ministério em nota.

17h59 - Resposta imunitária de pessoas infetadas mantém-se entre 6 a 9 meses. A resposta imunitária das pessoas infetadas com o coronavírus da Covid-19 mantém-se entre seis e nove meses, e contra uma possível reinfeção, segundo um grupo de peritos espanhóis que assessoria o Governo.

17h52 - Novas infeções sobem em Espanha. "As coisas não estão a evoluir bem". O Ministério da Saúde espanhol divulgou o boletim epidemiológico desta quarta-feira, que deu conta de 12.386 novos casos de Covid-19 e mais 178 óbitos. O número de casos de infeção subiu face ao dia anterior (esta terça-feira foram reportados 10.654 contágios).

17h37 - Portugueses no Reino Unido na corrida aos teste para poderem viajar. Portugueses residentes no Reino Unido estão num contrarrelógio para obter testes à Covid-19 antes de embarcar para Portugal, obrigatórios a partir de quinta-feira, mas deparam-se com falta de capacidade ou atrasos na entrega de resultados dos laboratórios britânicos.

17h21 - Site do Infarmed tem agora uma área dedicada às vacinas contra a Covid-19. O Infarmed tem agora disponível no site oficial do instituto uma área dedicada exclusivamente às vacinas contra a Covid-19. Num comunicado enviado, esta quarta-feira, ao Notícias ao Minuto, o instituto revela que esta área foi criada na sequência da aprovação pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e pela Comissão Europeia, da vacina Comirnaty.

17h00 - Costa acredita que estão reunidas as condições para iniciar a recuperação. O secretário-geral do PS considera que estão reunidas as condições para Portugal iniciar a recuperação nos planos sanitário, económico e social, após um ano "muito duro", mas em que o país alcançou "importantes vitórias" na União Europeia. Estas posições são assumidas por António Costa numa mensagem vídeo de Natal que enviou aos militantes socialistas, na qual também lhes diz que podem contar consigo "a 100%".

16h53 - Itália supera marca dos 70 mil óbitos. Está perto dos 2 milhões de casos. Itália ultrapassou esta quarta-feira a marca das 70 mil mortes provocadas pela Covid-19. Segundo os dados divulgados pela proteção civil, foram reportadas mais 553 vítimas mortais no último dia, o que elevou o total de óbitos para 70.395. Foram identificados 14.522 novos contágios por coronavírus, tendo o número acumulado de casos confirmados ascendido a 1.991.278.

16h48 - Governo lança campanha de Natal: "Não deixes o vírus entrar". O Governo está hoje a renovar apelos a que se evitem comportamentos de risco na quadra natalícia, pedindo aos cidadãos que cumpram o uso de máscara e não permaneçam por muito tempo em espaços fechados. Em comunicado, o Governo refere que lançou já uma campanha, com o lema "Não deixes o vírus entrar", que tem como objetivo "sensibilizar os portugueses para evitarem comportamentos de risco na quadra natalícia".

16h45 - Estudo conclui que ansiedade sobre a vacina está a aumentar. Um estudo da Universidade Católica Portuguesa do Porto concluiu que a ansiedade sobre a vacina covid-19 "está a aumentar" e que a maioria dos participantes só a tomará se tiver "informações sobre segurança e eficácia".

16h41 - O Natal está à porta. Graça Freitas recorda as medidas que deve adotar. O Natal está (mesmo) à porta e, este ano, terá diversos constrangimentos nas celebrações devido à pandemia da Covid-19. A diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, recordou, na conferência de imprensa que realizou esta terça-feira, as medidas que todos os portugueses têm de seguir nesta quadra que se avizinha para ficarem em segurança face ao vírus. Consulte.

16h35 - Reino Unido restringe chegadas da África do Sul devido a nova mutação. As autoridades britânicas anunciaram hoje que identificaram dois casos de outra estirpe de coronavírus, "muito preocupante" porque é "mais contagiosa", da África do Sul, país com o qual estão sendo impostas restrições de viagens "imediatamente".

16h23 - Quase 40 mil novos casos no Reino Unido. Número de óbitos supera 700. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou que foram diagnosticados 39.237 novos casos de Covid-19 e morreram mais 744 pessoas nas últimas 24 horas. Em termos globais, o Reino Unido contabiliza 2.149.551 casos de infeção e 69.051 óbitos.

16h20 - Proteja-se! Proteção Civil emite aviso à população. Natal será com vento e tempo frio. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, entre os dias 24 e 27 de dezembro, vento e tempo frio para todo o território continental, o que levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil a emitir um aviso à população.

16h06 - Primeiros lotes da vacina para a UE saem de fábrica belga. Os primeiros lotes da vacina da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 destinados a países da União Europeia deixaram hoje a fábrica belga em Puurs, onde são fabricadas, depois do sinal verde na segunda-feira das autoridades europeias.

15h59 - Recordamos o boletim epidemiológico de hoje. O boletim da Direção-Geral da Saúde, divulgado esta quarta-feira, indica que Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 89 mortos e 4.602 infetados com Covid-19. Desde março, altura em que foi diagnosticado o primeiro caso do novo coronavírus em Portugal, já foram notificados 6.343 óbitos e 83.258 infeções.

15h32 - Reino Unido confirma casos de outra variante ainda "mais transmissível". O Reino Unido confirmou dois casos de uma outra variante do Covid-19 ainda "mais transmissível" do que aquela que foi identificada no dia 14 de dezembro em solo britânico.

15h16 - EUA compram mais 100 milhões de doses de vacina à Pfizer. O Governo dos Estados Unidos anunciou hoje que vai comprar mais 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório norte-americano Pfizer e pela alemã BioNTech, devendo recebê-las no segundo semestre de 2021.

15h00 - Madeira regista mais uma morte elevando para 11 o total de óbitos. Um homem de 64 anos morreu hoje na Madeira com Covid-19, elevando para 11 o número de óbitos registados nesta região associados ao novo coronavírus, informou hoje o Governo Regional.

15h00 - Boa tarde! Começa aqui um novo registo onde poderá seguir as incidências do novo coronavírus. Para recordar as atualizações desta tarde, clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório