Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Concertação Social reúne-se hoje para fazer acompanhamento das medidas

O Governo e os parceiros sociais reúnem-se hoje na Concertação Social para fazer o acompanhamento da situação da pandemia de covid-19 e das medidas de resposta à crise.

Concertação Social reúne-se hoje para fazer acompanhamento das medidas
Notícias ao Minuto

07:04 - 23/12/20 por Lusa

Economia Covid-19

De acordo com a convocatória enviada pelo Conselho Económico e Social (CES) aos parceiros sociais, os temas agendados para a reunião são o "acompanhamento da situação da pandemia e das medidas" e o "balanço dos trabalhos".

A reunião começa às 10:00, por videoconferência, com a presença no CES, em Lisboa, apenas dos membros do Governo.

Na segunda-feira, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, fez um balanço das medidas covid-19 durante uma audição, por videoconferência, na comissão eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia de covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

De acordo com os dados avançados, o 'lay-off' simplificado abrangeu 896 mil pessoas e cerca de 110 mil empresas.

Por outro lado, "houve cerca de 500 empresas que viram os seus processos indeferidos", acrescentou Ana Mendes Godinho, explicando que a recusa aconteceu "por razões de dívidas que não estavam ainda regularizadas."

A ministra adiantou que os apoios que vieram suceder ao 'lay-off' simplificado como apoio à retoma progressiva e o incentivo à normalização da atividade abrangem neste momento 69 mil empresas e 551 mil trabalhadores.

A ministra do Trabalho disse ainda que o apoio para trabalhadores sem proteção social já foi pago a 17 mil pessoas, enquanto o apoio aos trabalhadores independentes chegou até agora a 173 mil beneficiários.

Quanto aos sócios-gerentes, o apoio abrange neste momento 57.113 pessoas, correspondendo a um valor de 85,6 milhões de euros.

Leia Também: UGT critica secundarização da concertação social e aponta reivindicações

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório