Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Covid-19: Famílias de vítimas apresentam queixa de contra Estado italiano

Cerca de 500 famílias de pessoas que morreram devido à covid-19 vão apresentar uma queixa civil e pedir 100 milhões de euros do Estado italiano, suspeito de graves omissões na gestão da crise da pandemia, informaram os media locais.

Covid-19: Famílias de vítimas apresentam queixa de contra Estado italiano
Notícias ao Minuto

15:21 - 23/12/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A denúncia tem como alvo o chefe de Governo italiano, Giuseppe Conte, o ministro da Saúde, Roberto Speranza, e Attilio Fontana, presidente da região da Lombardia, a área mais afetada pela pandemia, com cerca de 25.000 das 70.000 mortes registadas em Itália desde fevereiro.

Esta ação cível segue-se a cerca de 300 denúncias criminais, de acordo com uma associação de familiares dos mortos que está na origem deste processo, a Comissão "Noi denunceremo" (Nós denunciaremos), movida nos últimos meses, principalmente junto do Ministério Público de Bergamo, norte do país.

A procuradoria está a conduzir várias investigações separadas relacionadas com a pandemia.

Os advogados da "Noi denunceremo" imputam "graves omissões às autoridades públicas regionais da Lombardia e ao Governo central" na organização da resposta à pandemia, segundo uma notícia do diário local Bergamonews, publicada hoje no seu portal.

Criticam, entre outras coisas, a ausência de um plano nacional contra a pandemia atualizado e os atrasos na criação de uma "zona vermelha" em fevereiro, abrangendo dois municípios do departamento de Bérgamo, Nembro e Alzano Lombardo, em particular mais afetados pelo novo coronavírus.

As primeiras "zonas vermelhas" foram estabelecidas no final de fevereiro por decisão do Governo italiano e afetaram cerca de dez municípios da Lombardia, em particular Codogno, a cidade do "paciente número um".

No início de março, a epidemia continuou a alastrar, com dois surtos maiores, nos municípios de Nembro e Alzano, mas a zona vermelha só foi aí estabelecida a 09 de março. As autoridades regionais e o Governo central rejeitam a responsabilidade por este atraso.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.718.209 mortos resultantes de mais de 77,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.343 pessoas dos 383.258 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório