Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Médicos lançam petição; Vacina chinesa com bons resultados

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Médicos lançam petição; Vacina chinesa com bons resultados
Notícias ao Minuto

15:30 - 17/11/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 4.452 novos casos e 81 mortes relacionadas com a Covid-19. Em termos acumulados, o país regista 230.124 infeções e 3.553 vítimas mortais. 

A Assembleia da República pré-agendou para sexta-feira às 9h o debate e votação de uma eventual renovação do Estado de Emergência, caso o Presidente da República considere que é uma hipótese 'em cima da mesa'. 

Por cá, Marcelo Rebelo de Sousa começou hoje, e vai continuar amanhã, em Belém, a receber os partidos com assento parlamentar para os ouvir sobre o Orçamento do Estado para 2021 e a possível renovação do Estado de Emergência, até 8 de dezembro.

Na primeira 'ronda,' que decorreu ao longo desta terça-feira, o Iniciativa Liberal admitiu que "ficou claro que o Presidente da República tem vontade de que haja uma renovação". Já o Chega avisou que não vai "viabilizar o Estado de Emergência tal como proposto" anteriormente.

O PEV, depois da audiência com o Presidente Marcelo, revelou que o Governo vai apostar na diferenciação dos concelhos, por três escalões. E, a fechar a ronda de hoje, o PAN defendeu que Nova Emergência "é inevitável", mas recolhimento às 13h "é excessivo".

Consulte os mapas da evolução da Covid-19 em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Chegou ao fim este registo, mas o acompanhamento será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h49 - Dolly Parton financia vacina: A cantora Dolly Parton financiou com um milhão de dólares (843 mil euros) a investigação da Moderna, um laboratório que confirmou recentemente ter a possível vacina contra a covid-19, com uma eficácia de 94,5%.

23h48 - Vacina chinesa com resultados positivos: Uma vacina chinesa que está a ser desenvolvida para combater o SARS-CoV-2 demonstrou resultados seguros em ensaio clínico e induziu uma resposta imune em voluntários saudáveis, noticiou hoje a revista científica The Lancet, com base num estudo preliminar.

23h42 - Médicos lançam petição - "Nós, médicos portugueses, dirigimos esta petição ao povo português. Realizamos esta petição porque queremos cuidar de si!". É assim que começa o texto de um abaixo-assinado de cariz simbólico lançado, no início da semana, por um grupo de profissionais de saúde. 

23h41 - Instituto brasileiro receberá Coronavac - O Instituto Butantan, vinculado ao estado brasileiro de São Paulo, informou hoje que receberá esta semana doses prontas da Coronavac, potencial vacina chinesa contra a Covid-19, e até ao final do mês a matéria-prima para produção.

23h05 - Alemanha aprova apoio à indústria automóvel - O governo alemão vai apoiar a indústria automóvel com três mil milhões de euros, para ajudar este setor a ultrapassar a situação económica debilitada decorrente da pandemia e contribuir para a transformação ecológica e a digitalização.

22h36 - Surtos na Figueira da Foz - Seis surtos de covid-19 estão ativos em lares e instituições particulares de solidariedade social da Figueira Foz, tendo-se registado 11 mortes, das 16 ocorridas naquele concelho litoral do distrito de Coimbra, informou hoje o município.

22h33 - Atualização no Brasil - O Ministério da Saúde brasileiro reporta esta terça-feira mais 685 mortes associadas ao novo coronavírus, fixando o total acumulado em 166.699 óbitos desde o início da pandemia no país. Em relação aos casos de infeção, a tutela indica que foram confirmadas mais 35.294 pessoas diagnosticadas. 

21h53 - Decorreu hoje, na Comissão de Assuntos Europeus da Assembleia da República, a audição parlamentar preparatória da reunião informal de líderes de dia 19. Um dos temas discutidos foi a cooperação europeia na vacinação contra a Covid-19. 

21h46 - Centro Social do Pego em Abrantes - Oito mortos é o novo balanço do surto de covid-19 no Centro Social do Pego, concelho de Abrantes, disse hoje a delegada de Saúde, dando conta de mais sete profissionais infetados e 17 utentes recuperados.

21h33 - Atualização na Madeira - A Madeira registou três novos casos de covid-19 de transmissão local e 21 recuperações nas últimas 24 horas, indicou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASaúde), adiantando que o total de infeções ativas é de 142.

21h31 - O diretor do Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) alertou hoje que se não houver um compromisso coletivo para "reduzir ao máximo" a transmissão da Covid-19 o país vai "confrontar-se com os seus limites".

20h32 - Atualização no Reino Unido - O Reino Unido registou 598 mortes provocadas pela Covid-19 e 20.051 novas infeções nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.

20h31 - Hospitais de Coimbra rejeitam críticas - O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) repudiou hoje as declarações do coordenador nacional da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva (CARNMI), criticando o número de camas para doentes Covid-19 nos cuidados intensivos.

20h27 - Cabo Verde reportou hoje mais 120 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 99 no concelho de São Filipe, na ilha do Fogo, que há vários dias se tornou no novo foco principal de transmissão da doença.

20h24 - O Serviço Nacional de Saúde lembra, esta terça-feira, que "evitar convívios e limitar contactos é salvar vidas". 

20h03 - País dividido em três?  O Governo está a ponderar criar três escalões de concelhos e adotar medidas diferenciadas de contenção da covid-19 em cada um deles, disse hoje o deputado e dirigente do PEV José Luís Ferreira.

"Haveria um escalão mínimo para aqueles concelhos que estão entre os 240 e os 480 casos diários [por 100 mil habitantes], esse era o patamar mínimo, o que significa que as restrições aí vão ser mais leves. Há depois um escalão intermédio que envolve os concelhos entre os 480 casos e os 960; e um escalão máximo, onde as restrições vão ser mais intensas, nos casos onde os concelhos verificam um número superior a 960", adiantou.

19h52 - Emergência "é inevitável" - André Silva, porta-voz do PAN, considerou, esta terça-feira, que a renovação do decreto do Estado de Emergência "é inevitável", mas defendeu que o horário do recolhimento obrigatório ao fim de semana deve ser repensado, tendo em conta o impacto económico que está provocar nos setores da restauração e do comércio.

19h50 - Surto em lar de Leiria - Dois utentes de um lar no concelho de Leiria morreram devido ao novo coronavírus, num surto que infetou outros 21 utentes e mais três funcionários, disseram hoje fontes da Autoridade de Saúde.

19h44 - 380 casos na esfera dos Serviços Prisionais - Os casos positivos de infeção com o novo coronavírus entre trabalhadores, reclusos e jovens internados em Centros Educativos são hoje 380, indicou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que abrange cerca de 20 mil pessoas.

19h43 - S. João no Porto "com mais conforto" - O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, abre quarta-feira uma nova área de 500 metros quadrados no Serviço de Urgência que permitirá "dar mais conforto, espaçamento e privacidade" a doentes não covid

19h41 - Sabia que a partir dos 10 anos é obrigatório o uso de mascára?

19h33 - Atualização em Angola - Angola registou mais 203 infeções pelo novo coronavírus e quatro mortes, nas últimas 24 horas, num total de 13.818 casos e 328 óbitos, anunciou hoje o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

18h57 - França 'bate' os dois milhões de casos - O número de casos positivos de covid-19 em França é de 2.036.755 desde o início da pandemia, com o número de novos casos a baixar nos últimos dias, segundo as autoridades francesas.

18h53 - São Tomé e Príncipe registou mais quatro casos positivos do novo coronavírus nos últimos seis dias, elevando as infeções acumuladas para 967, disse hoje a porta-voz do Ministério da Saúde.

18h48 - Alemanha proíbe manifestação de negacionistas - O governo alemão proibiu hoje a realização da concentração de quarta-feira diante do distrito governamental em Berlim de grupos contra as restrições impostas pela pandemia de covid-19 por temer atos de violência generalizada.

18h47 - Benfica anunciou esta terça-feira ter suspendido por tempo indeterminado os treinos da sua equipa sénior de Hóquei em Patins depois de dois casos positivos de Covid-19.

18h34 -  Londres levanta quarentena a trabalhadores sazonais - O aumento da procura de perus durante o Natal levou o governo britânico a anunciar a isenção de quarentena para trabalhadores sazonais estrangeiros com contratos temporários em fábricas de processamento de aves. 

18h28 - A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou hoje que deteve em Resende três cidadãos por violação de confinamento obrigatório por causa das medidas em vigor devido à pandemia de Covid-19.

18h18 - Hospital de Braga confirma integração dos 78 "enfermeiros Covid" - Os contratos especiais celebrados pelo Hospital de Braga com enfermeiros no contexto da pandemia da covid-19 que terminavam no final de novembro, já se encontram autorizados, convertendo-se em contratos sem termo. 

18h14 -  IL critica falta de informação sobre a pandemia e é contra o recolher obrigatório. 

18h07 - Hospitais de Abrantes e Torres Novas - Quinze pessoas da Unidade Hospitalar de Torres Novas, entre utentes e profissionais, estão infetadas com covid-19, disse hoje fonte do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), acrescentando que há também 10 profissionais de saúde infetados no Hospital de Abrantes.

18h06 - As restrições impostas pelo Governo e a incerteza sobre a evolução da covid-19 levaram pelo menos dois distribuidores a adiarem para 2021 as estreias de alguns filmes portugueses, entre os quais 'Bem Bom', 'Sombra' e 'Amadeo'.

18h05 - Mais de 15 milhões de casos na Europa - Mais de 15 milhões de casos do novo coronavírus foram oficialmente detetados na Europa desde a chegada do vírus ao continente no início de 2020, de acordo com uma contagem da AFP de relatórios oficiais, hoje às 17h15.

17h43 - A Autoeuropa deverá produzir menos sete mil veículos até ao final do ano, devido ao impacto da pandemia de covid-19, de acordo com um comunicado da Comissão de Trabalhadores (CT) do grupo.  

17h39 - Atualização em Espanha -  Ministério da Saúde espanhol reporta, esta terça-feira, um acréscimo de 13.159 casos de contágio ao balanço total, um número inferior naturalmente ao de segunda-feira (que inclui dados desde sexta-feira) e inferior ao da última terça-feira (17.395). 

As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 435 pessoas nas últimas 24 horas, segundo o reportado pelas comunidades, o registo diário mais alto da segunda vaga da pandemia no país.

17h33 - Surto no Centro de Apoio a Deficientes em Fátima - Um surto do novo coronavírus no Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II, em Fátima, concelho de Ourém, infetou 30 pessoas, entre utentes e funcionários.

17h30 - Surto no Lar Mansão de São José em Beja - O número de mortes do surto de covid-19 no Lar Mansão de São José, em Beja, subiu para 11, com a morte de uma idosa de 88 anos, disse hoje à Lusa fonte da unidade local de saúde.

17h27 - "Períodos de maior confinamento" - O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, admitiu hoje a possibilidade de existirem "períodos de maior confinamento" devido à pandemia de Covid-19 e considerou que, face à evolução dos números", esse caminho terá de ser apoiado.

17h21 - Testou positivo? - A Autoridade Regional de Saúde está, esta terça-feira, a enviar mensagens aos portugueses a alertar para a necessidade de travar o contágio por Covid-19. 

"Testou positivo? Ajude a travar o contágio. Isole-se e avise os seus contactos. Se receber o formulário da ARS, responda. Rápidas melhoras", pode ler-se na mensagem. 

17h11 - Um dos últimos veteranos do Dia D e de Dunquerque, do condado de Yorkshire, morreu com Covid-19 aos 102 anos de idade.

17h08 - Governo "aproveitou a Emergência para impor uma série de restrições" - André Ventura, presidente e deputado único do Chega, informou, esta terça-feira, que o partido não irá viabilizar a renovação do Estado de Emergência no país. 

17h03 - Fundação de Miranda do Corvo com mais uma morte - A Fundação Assistência para o Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP) de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, confirmou hoje a morte de um utente que estava hospitalizado com Covid-19.

16h59 - Quarto óbito do surto na Misericórdia de Portalegre - O número de vítimas mortais do surto de Covid-19 associado a valências da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre subiu hoje para quatro, com a morte de uma utente, de 75 anos, divulgou a comissão administrativa da instituição.

16h56 - Confinamento geral no final do mês? - Tiago Correia, professor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, foi à TVI24 comentar a pandemia da Covid-19 e foi taxativo. É "prioritário" garantir que temos capacidade para rastrear e saber onde o vírus está.

16h44 - Enfermeira relata chocantes últimos momentos de negacionistas - Enfermeira explica como alguns doentes em estado grave, mesmo nos seus últimos momentos, continuam a negar o vírus.

16h40 - No âmbito do combate à Covid-19, a Força Aérea realizou, ontem, uma ação de sensibilização em Vila Franca de Xira

16h38 - Trump e Bolsonaro "minimizam" a ciência - O ex-presidente norte-americano Barack Obama considerou que tanto Donald Trump, como Jair Bolsonaro "parecem ter minimizado a ciência" na questão das alterações climáticas e nas políticas dos respetivos países na reação à pandemia de Covid-19.

16h33 - Atualização em Itália - Esta terça-feira, as autoridades italianas reportam mais 32.191 casos de contágio e mais 731 óbitos associados à doença. Itália contabiliza agora um total de 1.238.072 casos positivos confirmados desde o início da pandemia no país, a 21 de fevereiro.

16h30 - "Queremos que os mais afetados pelas restrições tenham cobertura" - João Cotrim de Figueiredo, líder e deputado único do Iniciativa Liberal, defendeu, esta terça-feira, à saída de Belém que os negócios mais afetados pelas medidas de combate à pandemia devem ter "cobertura" no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021). 

16h28 - A Polícia de Segurança Pública partilhou as cinco regras básicas a adotar para prevenir a Covid-19. 

16h15 - Escola EB1 de Ovar fechada - A Escola EB1 de Oliveirinha, em Ovar, encerrou depois de uma funcionária ter sido diagnosticada com covid-19 e outra ficar em quarentena, revelou hoje fonte da autarquia, atribuindo o fecho à incapacidade do agrupamento para substituir as auxiliares.

16h11 - Países mais preparados para enfrentar Covid - A presidente executiva do Instituto Legatum defendeu hoje que um crescimento contínuo da prosperidade mundial na última década deu mais condições para os países enfrentarem e recuperarem da pandemia da covid-19.

16h04 - Testes rápidos - A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) recebeu 13.600 testes rápidos e utilizou 132 "na primeira semana" em lares e Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios (ADR), tendo registado 55 resultados positivos à covid-19, foi hoje revelado.

16h04 - O Hospital Distrital de Santarém (HDS) contratou 57 novos profissionais, entre os quais enfermeiros e assistentes operacionais, que já estão ao serviço, para reforçar as equipas na resposta à pandemia de covid-19, anunciou hoje a unidade de saúde.

16h00 - Os jogadores do Beijing Guoan, 'obrigados' a voar para Doha, para disputar a fase final da Champions, usaram fatos 'especiais' para evitar contágios por Covid-19. 

15h53 - Surto na Cruz Vermelha de Elvas - O surto de Covid-19 no Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Elvas, no distrito de Portalegre, infetou 24 pessoas, entre utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa a diretora da instituição, Isabel Mascarenhas.

15h40 - Atualização nos Açores - As 1.641 análises realizadas nas últimas 24 horas nos dois laboratórios de referência dos Açores diagnosticaram 12 casos positivos de covid e há a assinalar nove recuperações no arquipélago, que tem 12 cadeias de transmissão ativas.

15h38 - A Unidade de Saúde Pública (USP) de Matosinhos foi reforçada com 13 profissionais, nomeadamente estudantes de enfermagem e medicina e técnicos de saúde ambiental para responder a uma solicitação "sem precedentes" causada pela covid-19, revelou hoje aquela entidade.

15h16 - Atualização em Portugal - Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 4.452 novos casos e 81 mortes relacionadas com a Covid-19. Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelado esta terça-feira. 

14h55 - A mutação do vírus SARS-CoV-2 detetada em visons e em mais de 200 pessoas na Dinamarca neste mês apresenta um risco pouco significativo no contexto da atual pandemia de covid-19, consideram dois cientistas portugueses. Apesar de a informação ter levado ao anúncio de medidas drásticas no país nórdico, nomeadamente com o abate de cerca de 15 milhões destes animais, e de Organização Mundial de Saúde (OMS) e Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) se terem também pronunciado, a virologista Maria João Amorim, investigadora principal no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), rejeitou eventuais alarmismos.

14h50 - jogo de hoje entre Suíça e Ucrânia, marcado para Lucerna e a contar para a última jornada da Liga das Nações de futebol, foi adiado devido à existência de vários casos positivos ao novo coronavírus nos ucranianos.

14h35 - Assembleia da República pré-agendou para sexta-feira às 9h o debate e votação de uma eventual renovação do Estado de Emergência, caso esta venha a ser decidida pelo Presidente da República. Recorde-se que o atual período de 15 dias de estado de emergência, que foi aprovado no parlamento com votos a favor de PS, PSD e CDS-PP, abstenções de BE, PAN e Chega e votos contra de PCPPEV e Iniciativa Liberal, termina às 23h59 da próxima segunda-feira, 23 de novembro.

Recorde aqui o anterior registo que contempla as atualizações ao longo da manhã desta terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório