Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Morreu com Covid-19 um veterano que sobreviveu a Dunquerque e ao Dia D

Um dos últimos veteranos do Dia D e de Dunquerque, do condado de Yorkshire, morreu com Covid-19 aos 102 anos de idade.

Morreu com Covid-19 um veterano que sobreviveu a Dunquerque e ao Dia D
Notícias ao Minuto

17:02 - 17/11/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Jim Pass

Um veterano de guerra britânico, um dos últimos sobreviventes do Dia D e de Dunquerque, morreu no passado dia 4 de novembro aos 102 anos de idade, depois de contrair a doença causada pelo novo coronavírus. Jim Pass, que foi condecorado com a Ordem Nacional da Legião de Honra francesa, estava desde julho num lar de idosos, onde não pode receber a visita da família.

O ex-militar era um mensageiro no exército britânico, sendo responsável por transmitir mensagens entre corporações, nos primeiros estágios do conflito.

Em 1940, esteve sete dias nas praias de Dunquerque até conseguir entrar num barco, que acabou afundado por uma bomba. Jim conseguiu manter-se vivo entre os destroço e foi resgatado por um navio da marinha. No Dia D esteve ao volante de um veículo anfíbio, que transportava munições, no desembarque na Praia Sword, um dos cinco locais de desembarque dos Aliados na costa da Normandia.

Depois da guerra, Jim trabalhou com a imprensa e formou família. 

A sua filha, Kerensa Welsby, explicou que os últimos meses foram muito difíceis porque Jim, que sofria de Alzheimer, não podia receber visitas, incluindo da sua mãe, Rita. "A última vez que a minha mãe o abraçou foi quando ele foi para o lar, em julho. Ele não percebia porque é que ela não ia também. Foi um período traumático. Mas há bençãos. Ele tinha 102 anos e morreu de forma pacífica", cita o Yorkshire Evening Post.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório