Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: Dois mortos em surto que infetou 26 pessoas em lar de Leiria

Dois utentes de um lar no concelho de Leiria morreram devido ao novo coronavírus, num surto que infetou outros 21 utentes e mais três funcionários, disseram hoje fontes da Autoridade de Saúde.

Covid-19: Dois mortos em surto que infetou 26 pessoas em lar de Leiria
Notícias ao Minuto

19:43 - 17/11/20 por Lusa

País Coronavírus

Segundo o delegado de saúde Rui Passadouro e a enfermeira de saúde pública Cristiana Rosário, da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, "à data de hoje, há três funcionários e 21 idosos positivos" no lar Eira da Torre, em Santa Eufémia.

"Aguardam-se resultados de mais 10 utentes", adiantaram, explicando que "ocorreram dois óbitos, de pessoas acima dos 90 anos, que tinham outras patologias".

Os responsáveis de saúde pública que estão a acompanhar este surto salientaram, contudo, que "houve outros utentes do lar com mais de 90 anos que testaram positivo, estiveram internados e, neste momento, estão estáveis", tendo-se registado uma "evolução favorável".

"Neste momento, estão quatro utentes internados", referiram

A situação começou no dia 04, "com a suspeita num funcionário", tendo sido agendado de imediato um rastreio.

"Nesse primeiro rastreio foram detetados nove utentes e um funcionário positivos" à covid-19, explicou Rui Passadouro, referindo que, "entretanto, houve outros funcionários e utentes" cujos testes se revelaram positivos.

Para a intervenção no lar, "privado e com boas condições", foi pedida a colaboração da Segurança Social, através das equipas de intervenção rápida.

"O lar não precisou de apoio médico e de enfermagem, porque tem, e tiveram a colaboração para a desinfeção do espaço", esclareceram.

Rui Passadouro e Cristiana Rosário assinalaram ainda que "outras entidades estão a acompanhar a situação", como a Câmara de Leiria e a Proteção Civil.

"Destacamos que a direção técnica do lar Eira da Torre é muito dedicada e muito colaborante, estando numa articulação permanente com as autoridades", afirmaram, realçando que, "perante um único foco suspeito, a atuação da Saúde Pública foi para toda a instituição, com funcionários e utentes todos testados", numa intervenção com aqueles parceiros.

De acordo com estes responsáveis, está a ser planeado fazer "um novo rastreio total aos utentes e funcionários".

O surto neste lar privado foi noticiado pelo Jornal de Leiria.

O concelho de Leiria regista, desde o início da pandemia, em março, 934 casos confirmados de covid-19, mantendo-se 282 ativos, segundo o último boletim da Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, divulgado às 00:27 de hoje.

No concelho, há ainda 637 pessoas recuperadas do novo coronavírus e estão contabilizados 15 óbitos.

O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, garantiu à Lusa que o município "vai continuar a reforçar os lares com equipamentos de proteção individual e testes", além de disponibilizar técnicos da área social, para que, "com a Saúde Pública e a Segurança Social, possam ser minorados os efeitos da pandemia".

Gonçalo Lopes, que é também presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, reiterou os apelos à população para a utilização de máscara e para o distanciamento social, e anunciou que a estrutura de apoio de retaguarda para doentes com covid-19 sem necessidade de internamento hospitalar, a instalar no Seminário de Leiria, estará a funcionar na próxima semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório