Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Dormir bem protege homens do cancro da próstata

Uma noite bem dormida pode ser fundamental para a prevenção de muitos dos males do dia-a-dia, mas de acordo com um estudo da Harvard School of Public Health, em Boston, dormir bem pode também proteger os homens do aparecimento de cancro da próstata, lê-se no The Independent.

Dormir bem protege homens do cancro da próstata
Notícias ao Minuto

13:16 - 21/01/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Saúde

O mais recente estudo da Harvard School of Public Health, em Boston, nos Estados Unidos, revela que uma boa noite de sono pode ajudar os homens na proteção contra o cancro da próstata, devido ao elevado nível de melatonina que é produzido durante a noite.

Segundo o estudo, citado no The Independent, graças à produção noturna desta hormona, dormir bem pode reduzir em 75% a hipótese de um homem vir a padecer deste tipo de cancro.

Para a investigação participaram 928 homens da Islândia, tendo sido questionados sobre os seus mais recentes padrões de sono. Posteriormente, e consoante os seus hábitos, os inquiridos submeteram-se a análises à urina, nas quais foram apurados os níveis de melatonina produzidos.

Os homens que confessaram dormir mal e ter problemas em adormecer apresentaram baixos níveis de melatonina, ao contrário daqueles que diziam dormir sem qualquer problema.

Para Sarah Martk, coordenadora do estudo, “os problemas de saúde associados à baixa melatonina, aos sonos interrompidos e às quebras no ritmo circadiano são amplas e incluem um potencial risco de cancro”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório