Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia expulsa dois diplomatas búlgaros como medida de retaliação

A Rússia declarou 'persona non grata' dois diplomatas búlgaros destacados em Moscovo, disse hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, alegando que se trata de uma medida retaliatória.

Rússia expulsa dois diplomatas búlgaros como medida de retaliação
Notícias ao Minuto

13:29 - 12/10/20 por Lusa

Mundo Rússia

"Este passo é uma medida 'espelho', em face da decisão injustificada das autoridades búlgaras de expulsar, em setembro deste ano, dois oficiais adjuntos da representação comercial da Rússia em Sofia", disse a diplomacia russa, num comunicado.

O embaixador búlgaro em Moscovo, Atanas Krystine, foi chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, onde foi informado da decisão, de acordo com o comunicado.

No final de setembro, o Ministério Público búlgaro anunciou a expulsão de dois diplomatas russos acusados de coligir, desde 2016, "informações sobre os planos para modernizar o exército búlgaro".

A diplomacia russa considerou que o gesto da justiça búlgara procurava minar as relações bilaterais entre Sofia e Moscovo.

A Bulgária, membro da NATO desde 2004 e da União Europeia desde 2007, tradicionalmente mantém estreitas relações políticas e económicas com Moscovo, mas os casos de espionagem envolvendo cidadãos russos têm vindo a aumentar.

Em outubro de 2019, um primeiro diplomata russo acusado de espionagem foi expulso e, em janeiro de 2020, um segundo diplomata foi enviado de volta a Moscovo, juntamente com um funcionário da embaixada russa em Sofia.

Esse tipo de situação tem vindo a tornar-se mais frequente, um pouco por toda a Europa, num cenário de crescentes tensões entre a Rússia e o Ocidente.

Neste verão, vários diplomatas russos na Eslováquia, Noruega e Áustria foram expulsos, por envolvimento em casos de espionagem ou acusados de assassínio patrocinado.

Em cada situação, Moscovo tem respondido com expulsões recíprocas.

Em junho, Moscovo também expulsou dois diplomatas checos, depois de dois diplomatas russos terem sido expulsos por envolvimento num caso de alegados planos para envenenar políticos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório