Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Hong Kong retalia e suspende acordo de extradição com França e Alemanha

As autoridades de Hong Kong anunciaram hoje a suspensão dos tratados de extradição com a França e a Alemanha, poucos dias depois de os dois países europeus terem anunciado as mesmas medidas em protesto contra a supressão de liberdades.

Hong Kong retalia e suspende acordo de extradição com França e Alemanha
Notícias ao Minuto

12:38 - 12/08/20 por Lusa

Mundo Hong Kong

"Os dois países politizaram a cooperação em matéria jurídica, comprometendo, desta forma, a cooperação jurídica entre Hong Kong, Alemanha e a França", afirma o Governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong em comunicado.

No início de agosto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de França indicou que "face aos últimos desenvolvimentos" na ex-colónia britânica, Paris suspende o acordo de extradição assinado no dia 04 e maio de 2017 entre Paris e a região administrativa especial de Hong Kong, no sul da República Popular da China.

Poucos dias depois, a diplomacia alemã anunciou uma medida similar, referindo-se aos "acontecimentos" nomeadamente ao adiamento das eleições que estavam marcadas para setembro e que vão realizar-se em 2021.  

Depois da França e da Alemanha, vários países em todo o mundo - Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia - anunciaram a mesma medida reagindo também à imposição em Hong Kong da lei de segurança nacional aprovada no dia 30 de junho pela Assembleia Nacional Popular em Pequim.

A nova legislação sanciona "atos de subversão, secessão, terrorismo e cumplicidade com forças estrangeiras".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório