Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Milhares de pessoas protestam contra detenção de governador russo

Milhares de pessoas protestaram hoje, na cidade russa de Khabarovsk no extremo oriente russo, contra a prisão do governador da região, detido por suspeitas de envolvimento numa série de homicídios e outros delitos graves.

Milhares de pessoas protestam contra detenção de governador russo
Notícias ao Minuto

16:15 - 11/07/20 por Lusa

Mundo Rússia

A manifestação que decorreu a cerca de 6.100 quilómetros a leste de Moscovo não foi sancionada e não foram registadas detenções.

A imprensa local estima que estiveram presentes entre 5.000 a 35.000 manifestantes.

Sergei Furgal, governador da região de Khabarovsk, foi detido na quinta-feira junto à fronteira com a China, tendo sido levado de avião para a capital russa.

Já em Moscovo, e após interrogatório, foi ordenada a prisão do governador por dois meses.

De acordo com o comité de investigação, a mais alta agência de investigação criminal da Rússia, Sergei Furgal é suspeito de envolvimento em vários assassinatos de empresários em 2004 e 2005, antes de ter dado início à sua carreira política.

Furgal, membro do Partido Democrata Liberal Nacionalista, foi eleito governador em 2018, sendo muito popular na região de Khabarovsk.

A inesperada vitória de Furgal na eleição governamental refletiu uma crescente frustração pública com as políticas do presidente Vladimir Putin e marcou um revés doloroso para o principal partido do Kremlin, a Rússia Unida

Na quinta-feira foi noticiado que as estações de televisão russas transmitiram imagens da detenção de Frugal, imagens nas quais o governador de 50 anos é retirado do seu carro, revistado e detido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório