Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Como o Japão lida com um desastre natural durante a Covid-19

Chuvas torrenciais obrigaram à retirada de centenas de residentes, que estão agora alojados num ginásio em Yatsushiro.

Notícias ao Minuto

23:50 - 08/07/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Pandemia

Máscaras cirúrgicas, desinfetantes e uma placa que pede a utilização de máscara marcam a entrada de um ginásio em Yatsushiro, onde se abrigam centenas de residentes que se protegem das chuvas torrenciais que atingem o Japão desde sexta-feira, reporta a Reuters.

O espaço, que é composto por divisórias de papelão, abriga cerca de 233 pessoas, que todas as manhãs medem a temperatura e  esterilizam os termómetros. 

Este é um verdadeiro desafio para o país, que lida com um desastre natural durante a pandemia do novo coronavírus.

As autoridades japonesas têm vindo a alertar para a necessidade de adequar os protocolos para os desastres naturais ao novo coronavírus

Mas, para os residentes, como Aiko Ishimura, de 78 anos, a transmissão do novo coronavírus era a última das suas preocupações quando os vizinhos lhe bateram à porta para o informar sobre as ordens de evacuação.

"Viemos como estávamos. Tínhamos tanta pressa em chegar aqui, que não trouxemos nada. Não estava, de todo, preocupado com a Covid-19", conta, em declarações à Reuters. 

Os desastres climáticos no Japão tornaram-se cada vez mais comuns. Em 2019, o tufão Hagibis matou quase 100 pessoas.

O último balanço das autoridades do Japão, divulgado esta quarta-feira, dá conta de pelo menos 55 óbitos e cerca de 10 pessoas desaparecidas devido às chuvas intensas que provocaram inundações e deslizamentos de terras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório