Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Novo regime de sanções britânico coloca Reino Unido à frente da UE

O regime de sanções anunciado hoje pelo Reino Unido sobre responsáveis pela violação de direitos humanos é uma consequência do 'Brexit' porque permite ir mais longe e mais rápido do que a UE, disse hoje o analista Emil Dall. 

Novo regime de sanções britânico coloca Reino Unido à frente da UE
Notícias ao Minuto

18:19 - 06/07/20 por Lusa

Mundo Reino Unido

algo que a UE [União Europeia] não tem atualmente em prática (...), ainda está a trabalhar para ter um regime de sanções semelhante. Isto mostra o Reino Unido a avançar com o seu primeiro sistema de sanções independente da UE, e é bastante significativo", afirmou hoje o especialista em segurança e crime financeiro do instituto Rusi

O Reino Unido saiu formalmente da UE a 31 de janeiro, apesar de continuar a cumprir o regime de sanções do bloco europeu durante o período de transição, até 31 de dezembro

Hoje, o Governo britânico anunciou um novo mecanismo de sanções a 49 entidades e indivíduos, incluindo 25 cidadãos russos envolvidos na morte de Sergei Magnitsky e 20 sauditas envolvidos na morte do jornalista Jamal Khashoggi

A lista inclui dois generais militares do Myanmar envolvidos na repressão contra o povo rohingya e outras minorias étnicas e duas organizações envolvidas no trabalho forçado, tortura e mortes em campos da Coreia do Norte. 

O Governo britânico considera que este regime cria "novos poderes para impedir que pessoas envolvidas em graves violações de direitos humanos entrem no Reino Unido, canalizem dinheiro através de bancos britânicos e tirem proveito da economia" do país.

O objetivo é punir os visados independentemente do regime normal de sanções geográficas alargado ao país inteiro, em particular pelo homicídio contra jornalistas ou violações e abusos motivados por motivos de religião ou crença.

Emil Dall referiu que a ideia de um regime de sanções contra o desrespeito dos direitos humanos já existe no Canadá e estados Unidos, neste último caso também conhecida por Lei Magnitsky dos EUA, adotada em 2012 e criada para punir responsáveis pela morte do advogado russo que denunciou vários casos de corrupção na Rússia.  

De certa forma, disse hoje a jornalistas por videoconferência, o Reino Unido já estava a aplicar as sanções porque "aqueles que são alvo dos EUA já estão na lista negra da maioria das instituições financeiras e grandes bancos britânicos". 

O governo britânico prometeu acrescentar mais nomes à lista, mas Dall acredita que qualquer referência à China ou Hong Kong deverá ser feita "em coordenação com os EUA".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório