Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

AO MINUTO: 6 mortes em lar de Reguengos; Prémio para profissionais do SNS

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 6 mortes em lar de Reguengos; Prémio para profissionais do SNS

O primeiro dia do mês de julho traz uma 'nova realidade' ao país no que à pandemia da Covid-19 diz respeito. Hoje, Portugal 'divide-se' em três: a generalidade do Continente entra em situação de Alerta, com exceção da Área Metropolitana de Lisboa (AML), que passará para o estado de Contingência.

Quanto a 19 freguesias de cinco concelhos da AML continuarão em estado de Calamidade. Segundo disse o primeiro-ministro na semana passada, este é a zona onde se concentra agora "o foco de maior preocupação de novos casos [de infeção] registados".

Ainda de notar que a AML reforça a partir de hoje a oferta de transportes públicos, sobretudo de autocarros, permitindo que a capacidade fique a 90% da que existia no mesmo período do ano passado.

Esta quarta-feira assinalou-se também a reabertura da fronteira terrestre. Os chefes de Estado e de Governo de Portugal e de Espanha - Marcelo, Felipe VI, Costa e Sánchez - juntaram-se para marcar a data, com cerimónias de alto nível em Badajoz e, em seguida, Elvas. De recordar que esta estava encerrada há três meses e meio. 

Segundo o boletim epidemiológico desta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 229 novos casos e mais oito mortes devido ao novo coronavírus. Portugal totaliza, agora, 42.141 pessoas infetadas e 1.576 óbitos desde o início da pandemia

Veja aqui os mapas da incidência do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo: 

15h00 - Boa tarde. Este acompanhamento termina aqui, mas pode continuar a seguir todas as atualizações sobre o novo coronavírus neste link

14h43 - A Área Metropolitana de Lisboa (AML) conta desde hoje com mais cerca de 4.000 circulações rodoviárias, face à oferta registada em junho, permitindo que a capacidade fique a 90% da que existia no mesmo período do ano passado.

14h37 - O Governo dos Açores decidiu prorrogar a situação de calamidade pública nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial até às 00h00 de 15 de julho, foi hoje anunciado.

14h31 - Para subir até ao topo da Torre Eiffel, em Paris, os visitantes têm agora de o fazer... por escadas. Se o percurso custa, a vista do topo do icónico monumento compensa todo o exercício. Fique com as imagens da Reuters.

14h20 - A China, que consta de modo condicional na lista de países terceiros cujos cidadãos podem entrar novamente no espaço comunitário após proibição imposta devido à Covid-19, prometeu hoje restabelecer a entrada de cidadãos europeus, mas sem avançar uma data.

14h12 - A empresa de 'handling' (assistência em terra nos aeroportos) Groundforce vai reforçar a sua operação com 573 trabalhadores, para um total de 1.033, tendo em conta a retoma de voos prevista, mas mantém o 'lay-off'.

14h06 - A easyJet começou hoje a voar com dois terços da tripulação (pilotos e pessoal de cabine) para 51 das 64 rotas dos quatro principais aeroportos de Portugal -- Lisboa, Porto, Faro e Funchal, informou hoje a empresa.

14h01 - A China minimizou hoje o perigo de uma nova pandemia a partir de uma estirpe do vírus da gripe suína descoberta no país por investigadores que o relataram num estudo publicado na segunda-feira na revista científica norte-americana PNAS.

13h55 - A GNR deteve seis pessoas na fronteira de Vilar Formoso durante a realização da operação 'Fronteira Vigiada', que decorreu entre 16 de março e 30 de junho, com o encerramento das fronteiras devido à pandemia da Covid-19.

13h43 - A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) admitiu hoje que tem havido sobrelotação nos transportes públicos de passageiros do país, com a passagem do estado de emergência para o de calamidade, devido à "avalanche" de utilizadores.

13h40 - "Frustração" de Medina? "Não vamos vencer crise a esconder problemas". António Costa comentou hoje as declarações do autarca Fernando Medina, que considerou que o problema em LVT é uma questão de "más chefias".

13h34 - Uma funcionária do lar de Reguengos de Monsaraz onde surgiu um foco de Covid-19 morreu hoje no hospital de Évora, onde estava internada, aumentando para seis o número de óbitos na instituição, informou hoje o município.

13h30 - Prémio para profissionais de saúde aprovado. Os deputados aprovaram hoje por unanimidade uma proposta do PSD que atribui um prémio de desempenho equivalente a 50% da remuneração aos trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e majoração das férias.

13h27 - Problemas nos transportes. O presidente da câmara de Sintra, Basílio Horta, considerou inviáveis quaisquer soluções individuais, ainda que fossem juridicamente possíveis, para resolver a questão transportes sem a coordenação da Área Metropolitana de Lisboa.

13h20 - O Governo abriu até final de maio 182 camas de cuidados continuados, das 800 que definiu como meta para este ano, revelou a ministra da Saúde, na audição que hoje decorre na Comissão Parlamentar de Saúde.

13h07 - GNR e SEF controlaram deslocações de mais de 882 mil cidadãos. No dia em que Portugal e Espanha reabriram as fronteiras terrestres, o Ministério da Administração Interna dá conta do balanço do controlo de fronteiras iniciado a 16 de março pelo SEF, em colaboração com a GNR. Fique a par. 

12h58 - O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, reiterou o aviso já hoje feito num artigo no Jornal i, esperando que, até ao final desta semana, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) "se entenda com o Governo e que coloque a nova oferta, o novo reforço [nos transportes]".

Caso não o faça, deixou claro, "a partir da próxima semana estaremos em condições de, nas fronteiras do concelho" proibir algumas carreiras intermunicipais sobrelotadas, sobretudo na hora de ponta da manhã, explicou. Será uma espécie de cerca a autocarros vindos de Sintra e Oeiras.

12h39 - A Alemanha, a Áustria e a República Checa mantêm fechadas as fronteiras com países incluídos na lista de 15 Estados com os quais a União Europeia (UE) decidiu na terça-feira levantar restrições a partir de hoje.

12h11 - Pedro Sánchez e António Costa responderam aos jornalistas após a cerimónia da abertura das fronteiras. "Somos povos irmãos, partilhamos uma cultura". Foi com "felicidade" que Pedro Sánchez marcou a reabertura das passagens entre Portugal e Espanha. "Que jamais seja necessário fechar as fronteiras", afirmou o primeiro-ministro espanhol, sublinhando "o carinho e o apoio do primeiro-ministro português" nestes tempos difícieis.

"Esta é a fronteira mais antiga da Europa", começou por relembrar António Costa, referindo-se a Elvas - e Badajoz - local onde se encontra. "Temos de aprender a viver [com a Covid]", frisou ainda o primeiro-ministro português, recordando as regras de higiene e distanciamento social: "Se todos cumprirmos estas regras, vamos viver melhor, em Espanha, em Portugal... e esta fronteira ficará aberta para sempre". "Temos de olhar para a região raiana como uma grande oportunidade para fazermos mais pelo desenvolvimento dos dois países", acrescentou. 

11h36 - A Direção-Geral da Saúde reiterou, esta quarta-feira, uma importante mensagem: "Travar a propagação da Covid-19 exige a adoção de comportamentos responsáveis. Mantenha a distância de segurança de 1.5 a 2 metros das outras pessoas. Não facilite".

11h30 - A ministra da Saúde, Marta Temido, negou hoje que a capacidade de internamento para doentes com Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) esteja em rutura. Saiba tudo nesta peça. 

11h23 - A circulação pela fronteira luso-espanhola da ponte internacional do Guadiana já se faz hoje sem qualquer limitação após três meses e meio condicionada devido à pandemia de Covid-19, com veículos a circular entre o Algarve e a Andaluzia.

11h20 - O Governo irlandês planeia estabelecer corredores aéreos com certos países a partir de 9 de julho e, embora ainda não tenha apresentado uma lista, recomendou aos seus cidadãos que evitem viagens "não essenciais" ao estrangeiro.

11h06 - A ministra da Saúde afirmou hoje que os transportes públicos não estão associados a nenhum dos novos casos de infeção na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Os transportes públicos não estão associados a nenhum dos novos casos de infeção", afirmou Marta Temido na comissão parlamentar da Saúde, onde está hoje a ser ouvida.

11h00 - Em tempos de Covid-19, precauções como usar uma máscara facial e manter distância física podem reduzir o risco de contágio nos transportes públicos. Mas que outras medidas devemos tomar?

10h57 - A cerimónia de reabertura de fronteira entre Portugal e Espanha prossegue em Elvas. Ouvem-se de novo os hinos nacionais: agora primeiro o de Espanha e depois o de Portugal. Os chefes de Governo e de Estado mantiveram, depois, uma conversa junto ao castelo da cidade raiana, seguido de um percurso a pé. 

Notícias ao MinutoPedro Sánchez, Filipe VI, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa em Elvas© Getty Images

10h53 - Apanhou Covid-19, sobreviveu e ainda hoje está "aterrorizado". Com 25 anos e sem problemas de saúde adicionais, Ahmad Ayyad, que vive nos Estados Unidos, foi atirado para uma cama de hospital devido ao novo coronavírus. Para lhe salvar a vida, os médicos colocaram-no em coma durante 25 dias. Quando acordou, sentia-se a delirar. "Não sabia onde estava, o motivo pelo qual estava entubado ou quanto tempo tinha passado desde que tinha alimentado o meu cão".

10h44 - A Macedónia do Norte decretou hoje estado de emergência em zonas fronteiriças devido ao aumento do número de migrantes que tentam entrar no país para seguir a chamada Rota dos Balcãs para o norte da Europa.

10h36 - Ministra anuncia contratação de profissionais para o SNS. Marta Temido disse que vão ser contratados "29 recém-especialistas" no início do mês de agosto.

10h30 - Fronteira entre Portugal e Espanha reaberta. Veja as imagens da cerimónia aqui

10h26 - Tráfego aéreo nacional reabre esta quarta-feira. Mas há exceções... O Ministério da Administração Interna (MAI) divulgou, ao início da noite desta terça-feira, que foram prorrogadas "várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal". Estas medidas estarão em vigor a partir das 00h00 do dia 1 de julho e até às 23h59 do dia 15 de julho.

10h11 - Os hospitais fizeram até maio menos 902 mil consultas e menos 85.000 cirurgias relativamente ao período homólogo, revelou a ministra da Saúde, que hoje está a ser ouvida na Assembleia da República.

09h56 - "Falhámos". O pneumologista Filipe Froes considerou, esta terça-feira, que o país teve uma estratégia no confinamento devido à pandemia de Covid-19, mas faltou "uma estratégia clara" no desconfinamento.

09h47 - Já está a decorrer a cerimónia de reabertura da fronteira entre Portugal e Espanha. Numa cerimónia em Badajoz, ouvem-se os hinos nacionais: primeiro o de Portugal, em seguida o de Espanha. Após uma breve deslocação na alcáçova e um 'olhar para Portugal', a celebração vai prosseguir em Elvas, já do lado português. 

De recordar que devido à pandemia de Covid-19, por decisão conjunta, a fronteira luso-espanhola foi encerrada às 23h00 de 16 de março (00h00 de dia 17 em Espanha), com pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores transfronteiriços, e reabriu às 23h00 desta terça-feira, (00h00 de hoje em Espanha).

Notícias ao MinutoAntónio Costa, Marcelo Rebelo de Sousa, Filipe VI e Pedro Sánchez em Badajoz© Getty Images

09h40 - MetforminaO popular medicamento usado para a diabetes e manutenção da perda de peso pode prevenir alguns dos piores efeitos da Covid-19. Saiba tudo aqui. 

09h36 - A Rússia regista, esta quarta-feira, mais 6.556 novos casos de Covid-19 e com isto ultrapassa o total de 650 mil casos de infeção desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, morreram 216 pessoas. No total, o país contabiliza já 9.536 mortos.

09h34 - Há 19 freguesias de cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa - Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Loures - que se mantêm em estado de Calamidade. Recorde aqui quais são

09h30 - Ludmilla e a mulher, Brunna Gonçalves, ficaram em choque depois de terem recebido a notícia de que já estiveram infetadas com o novo coronavírus. Uma informação que o casal fez questão de partilhar com os fãs: "Tivemos Covid-19, mas só descobrimos hoje".

09h21 - António Costa apelou esta quarta-feira ao cumprimento "com muito rigor" de todas as normas de segurança e saúde contra a Covid-19 para evitar a possibilidade de as fronteiras entre Portugal e Espanha voltarem a fechar.

"A última coisa que podemos pensar é termos de voltar de novo ao fecho da fronteira e da atividade económica. Temos de tentar evitá-lo e cumprir com muito rigor todas as normas de segurança e saúde", disse o primeiro-ministro em declarações à Rádio Nacional de Espanha.

09h19 - Da Escócia à Grécia de bicicleta para visitar a família em quarentena. Cleon Papadimitriou, de 20 anos, decidiu quebrar a quarentena para pedalar durante 48 dias. O jovem de 20 anos, que está a estudar engenharia eletrónica no Reino Unido, partiu em viagem no dia 10 de maio, depois de as restrições de viajar terem sido levantadas. 

09h14 - A Força Aérea Portuguesa vai, esta quarta-feira de manhã, sobrevoar o Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, Lisboa, em memória dos que morreram devido à pandemia da Covid-19, assinala o ramo das Forças Armadas no Facebook, neste que é também o dia em que assinala o 68.º aniversário.

09h05 - Carlos Carreiras ameaça parar os transportes públicos de Sintra e Oeiras caso o problema da sobrelotação continue. "Para grandes males, grandes remédios", avisa o autarca num artigo publicado no Jornal i. 

09h00 - Medidas contra a pandemia dificultam deserções de norte-coreanos. O número de norte-coreanos a chegar à Coreia do Sul baixou a um mínimo histórico no segundo trimestre do ano devido às restrições impostas contra a propagação da pandemia de Covid-19, disse o governo de Seul.   

08h49 - Estas são as máscaras mais eficazes para combater a Covid-19, diz estudo. De acordo com uma equipa de investigadores, as máscaras caseiras com diversas camadas de tecido são as mais indicadas contra o SARS-CoV-2. Saiba tudo aqui. 

08h41 - O acesso por parte de todos os imigrantes, incluindo os por regularizar, a direitos básicos, nomeadamente à saúde e às prestações sociais, "é importante (...) para lá da pandemia" de Covid-19, reconhece a alta-comissária para as Migrações.

08h31 - Uma empregada de limpeza do hospital de Santa Cruz de Úbeda, em Espanha, foi castigada por ter chamado à atenção quem não usava máscara no interior do centro hospitalar. A mulher pertencia a uma empresa externa ao hospital e 'caiu no erro' de querer assegurar que as regras de segurança contra o novo coronavírus fossem cumpridas. 

08h25 - Os parques temáticos da Disney - Disneyland y DisneySea - em Tóquio, no Japão, reabrem esta quarta-feira ao público depois de quatro meses encerrados devido à Covid-19. A abertura faz-se com as medidas necessárias para evitar o contágio. Fique com a reportagem da EFE.

08h20 - Tome aqui nota dos principais temas da Economia que marcam a agenda desta quarta-feira, dia 1 de julho. O reforço dos transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa e o facto de Portugal ser, a partir de hoje, um país 'dividido' e a três velocidades são alguns dos destaques. 

08h10 - Um "reencontro entre vizinhos, que são irmãos e amigos". O primeiro-ministro, António Costa, assinalou, no Twitter, a reabertura da fronteira com Espanha, que ocorrerá esta quarta-feira. "Hoje assinalamos ao mais alto nível a normalização do trânsito terrestre da #fronteira entre Portugal e Espanha. É um reencontro entre vizinhos, que são irmãos e amigos. Desta fronteira aberta depende a nossa prosperidade partilhada e um destino comum no projeto europeu", destacou o chefe do Governo. 

07h54 - Dados da Alemanha. A Alemanha registou mais 466 casos de infeção nas últimas 24 horas (uma variação de 0,24%) e mais 12 mortes pela Covid-19 (mais 0,13%). Os dados foram esta manhã revelados pelo Instituto Robert Koch. Assim, o país conta, desde o início da pandemia, um total de 194.725 casos confirmados e 8.985 óbitos

07h37 - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garantiu que os voos de repatriamento de cidadãos portugueses vão continuar, ressalvando a necessidade de assegurar a segurança devido à pandemia.

07h25 - A generalidade de Portugal Continental entrou hoje às 00h00 em situação de alerta devido à pandemia de Covid-19, com exceção da Área Metropolitana de Lisboa, onde 19 freguesias continuam em situação de calamidade e as restantes passam a contingência.

07h12 - A China diagnosticou três novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, todos em Pequim e com origem em contágio local, anunciaram hoje as autoridades.

06h59 - Dezanove freguesias dos concelhos de Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Loures, com maior incidência de novos casos de Covid-19, entram na quarta-feira numa situação de calamidade, com regras mais restritivas, em sentido contrário à generalidade do país.

06h53 - Marcelo, Felipe VI, Costa e Sánchez. Os chefes de Estado e de Governo de Portugal e de Espanha vão juntar-se hoje para assinalar a reabertura da fronteira, encerrada há três meses e meio, com cerimónias de alto nível em Badajoz e Elvas.

06h47 - A Área Metropolitana de Lisboa (AML) reforça a partir de hoje a oferta de transportes públicos, sobretudo de autocarros, permitindo que a capacidade fique a 90% da que existia no mesmo período do ano passado.

06h35 - Os Estados Unidos registaram 1.199 mortos e 42.528 infetados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

06h30 - Bom dia! Começamos aqui um novo registo para o manter atualizado sobre todas as incidências da Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo. Para ler as notícias referentes à tarde de ontem, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório