Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: EUA esgotam Remdesivir. Cerca de 34 mil novos casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: EUA esgotam Remdesivir. Cerca de 34 mil novos casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:20 - 30/06/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Segundo o boletim epidemiológico desta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 229 novos casos e mais oito mortes devido ao coronavírus. Portugal totaliza, agora, 42.141 pessoas infetadas e 1.576 óbitos desde o início da pandemia

A situação epidemiológica em Lisboa continua a ser a mais preocupante no país. Responsabilidade que Fernando Medina, presidente da Câmara da capital, atribui, ontem, em parte, à Direção-Geral de Saúde, ao Ministério da Saúde e a administração regional

Esta manhã, Luís Newton, presidente de bancada do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa, reagiu às declarações do autarca, apontado que a tese dá a entender "que Medina acabou de pedir a demissão de... Medina (e nós concordamos)".

Veja aqui os mapas da incidência do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Termina aqui o registo desta terça-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h48 - O pneumologista Filipe Froes considerou hoje que o país adotou um plano no confinamento devido à pandemia de Covid-19, mas faltou "uma estratégia clara" no desconfinamento

"Falhámos, desconfinámos com novos casos a rondar os 200 e não valorizamos os assintomáticos", disse numa cerimónia em Lisboa para apresentação de um manifesto com o tema 'Salvar o SNS - estamos do lado da solução', que foi assinado por duas dezenas de personalidades e que apresenta propostas para "salvar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

23h45 - O número de mortos em África devido à covid-19 subiu hoje para 9.879, mais 222 face aos dados divulgados na manhã de segunda-feira, em mais de 393 mil casos, segundo os números mais recentes sobre a pandemia no continente.

23h32 - A Vista Alegre vai prolongar o 'lay-off' simplificado até final de julho e manter a redução temporária do período normal de trabalho semanal nas fábricas das Caldas da Rainha, Ílhavo e Alcobaça, segundo informação comunicada hoje ao mercado.

23h27 - O Brasil somou, hoje, mais 1.280 mortos e 33.846 novos casos de Covid-19. O país conta já com 59.594 óbitos e 1.402.041 infetados no total, revelou esta noite Ministério da Saúde.

23h09 - O ex-ministro da Saúde Correia de Campos alertou hoje para os "dias difíceis, até mais que os atuais", nos próximos meses, devido à Covid-19 e a 1,5 milhões de pessoas que vão andar pelo país até setembro.

Falando na apresentação de um manifesto que propõe várias medidas para "salvar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS), que também assinou, o antigo ministro, a propósito do período de férias de verão e da propagação do novo coronavírus avisou: "Preparemo-nos para o que aí vem".

23h01 - Depois de a União Europeia ter recomendado a utilização do Remdesivir para os casos mais graves de Covid-19, os EUA compraram quase a totalidade do stock disponível do fármaco para os próximos três meses.

22h38 - O Time Out Market Lisboa anunciou, esta terça-feira, que reabre o seu espaço, localizado no Mercado da Ribeira, em Lisboa, já amanhã, dia 1 de julho. O espaço conta com um novo horário da 10h00 ás 23h00 todos os dias da semana. Conheças as novas resgras de prevenção contra a Covid-19 adotadas pela Time Out Market Lisboa aqui

22h30 - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) anunciou hoje que foram perdidas 14% das horas de trabalho a nível mundial durante o segundo trimestre de 2020, o equivalente à perda de 400 milhões de empregos a tempo completo.

22h22 - A ministra da Saúde, Marta Temido, recusou-se hoje a comentar críticas do presidente da Câmara de Lisboa sobre a gestão da pandemia de Covid-19 na região, mas disse compreender a preocupação de todos no momento atual.

"Compreendo a preocupação que todos temos neste momento com a necessidade de interromper cadeias de transmissão na Área Metropolitana de Lisboa, sobretudo nos concelhos que estão a ser mais afetados pela incidência da doença", adiantou apenas a governante. 

22h19 - Mais de 40% dos habitantes da cidade italiana de de Vo, perto de Pádua, com testes positivos de Covid-19, não apresentavam qualquer sintoma da doença, segundo um estudo publicado hoje que evidencia o potencial de propagação do novo coronavírus.

22h15 - O setor cultural do Brasil vai ter um apoio de três mil milhões de reais (494 milhões de euros), para enfrentar a pandemia de covid-19, anunciou hoje o Presidente do país, Jair Bolsonaro, que promulgou o diploma.

22h11 - O administrador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência afirmou hoje que, após um parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), está a ser revisto o projeto da aplicação de rastreio da Covid-19.

"Havia dúvidas da CNPD sobre coisas onde fomos omissos ou não fomos claros. Desde ontem que estamos a rever o IPD [Integrated Project Delivery] para explicar isso melhor e enviaremos logo que esteja pronto, mas não estamos a alterar a aplicação", afirmou hoje Rui Oliveira, administrador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência. 

22h04 - A Madeira continua com 92 casos notificados de Covid-19, 90 dos quais recuperados e dois infetados ativos, revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

21h58 - O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, disse hoje que vai seguir "as ordens dos médicos" que o impedem de organizar comícios eleitorais devido à pandemia da Covid-19, ao contrário do rival e atual Presidente, Donald Trump.

21h54 - Luísa Silveira, vice-presidente da administração regional de saúde de Lisboa, afirmou hoje que já há equipas conjuntas a trabalhar nas freguesias mais afetadas pela Covid-19, alertando que os resultados não aparecem de um dia para o outro.

21h43 - Fronteiras aéreas de Portugal reabrem, mas há exceções. O Ministério da Administração Interna divulgou, ao início da noite desta terça-feira, que foram prorrogadas "várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal". Estas medidas estarão em vigor a partir das 00h00 do dia 1 de julho até às 23h59 do dia 15 de julho.

21h36 - A pandemia de Covid-19 já matou 506.818 pessoas e infetou 10,3 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço realizado hoje pela agência AFP, baseado em dados oficiais.

21h23 - As estruturas sindicais da Administração Pública manifestaram hoje que querem negociar com o Governo as alterações ao teletrabalho no setor, não aceitando ficar apenas pelos contributos técnicos e no final serem confrontadas com um diploma já pronto.

21h14 - Espanha registou entre 22 e 28 de junho 54 casos importados de infeção por Covid-19, numa altura em que a União Europeia vai abrir as suas fronteiras, encerradas desde meados de março, a 14 países considerados seguros.

21h19 - Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, disse hoje que a pandemia da Covid-19 deixou "ainda mais patente" a necessidade de existir um parque público de habitação, criticando que seja "um filme de terror" fazer obra pública e investimento público em Portugal.

21h08 - A Airbus vai suprimir "cerca de 15 mil postos" de trabalho, o que corresponde a 11% dos efetivos, em todo o mundo até ao verão de 2021, sem excluir despedimentos, para "redimensionar a sua atividade na aviação comercial".

20h56 - A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou, esta quarta-feira, os resultados provisórios do concurso de bolsas de investigação para doutoramento DOCTORATES 4 COVID-19. Serão financiadas 50 bolsas de investigação para doutoramento, cujo objetivo está centrado na obtenção de novos conhecimentos "que permitirão criar competências para a resposta à Covid-19 e outras pandemias".

20h44 - O Brasil perdeu mais de três anos de esforços fiscais para tentar equilibrar as deficitárias contas públicas como consequência da pandemia da Covid-19, que fez cair a receita impostos e disparou as despesas.

20h32 - O Ministério da Saúde françês revelou, esta terça-feira, que, nas últimas 24 horas, foram registadas mais 30 vítimas mortais associadas à Covid-19, elevando o número total de óbitos no país, desde o início da pandemia, para 29.843. Quanto ao número de casos, de ontem para hoje, o número total de casos confirmados subiu para 164.801, contabilizando-se mais 541 infetados no espaço de um dia

20h25 - Angola registou, nas últimas 24 horas, oito novos casos de Covid-19, incluindo mais dois óbitos, aumentando o total de infeções para 284, dos quais 13 resultaram em mortes, anunciou o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública.

20h11 - O Bloco de Esquerda já reagiu ao chumbo, hoje no Parlamento, da proposta do partido para a implementação de um suplemento remunatório para os profissionais de saúde que combatem a Covid-19. Através de uma publicação nas redes sociais, Catarina Martins sublinhou que a decisão "é um erro", representando "uma enorme injustiça" contra estes trabalhadores. "Fragiliza o SNS", acrescentou a dirigente. 

20h08 - A concelhia de Lisboa do PS criticou hoje o pedido de demissão do presidente da autarquia por parte do PSD, defendendo que se trata de "um número político vindo de um responsável autárquico sem qualquer credibilidade".

19h57 - O Comando Nacional da GNR indicou hoje que 29 militares afetos a cinco Postos Territoriais do distrito de Bragança foram colocados em isolamento, por terem estado em contado com um outro miliar que testou positivo para a Covid-19.

19h53 - O ministro da Educação assegurou hoje que a recuperação e consolidação das aprendizagens prejudicadas durante o 3.º período letivo vão ser possíveis com ou sem manuais escolares, mas com o recurso a licenças digitais.

19h51 - Cabo Verde registou hoje a 15.ª morte relacionada com a Covid-19, uma septuagenária com outros problemas de saúde associados à doença, sendo o quarto óbito em menos de três semanas na ilha do Sal, segundo dados oficiais.

19h48 - Chumbado suplemento para profissionais de saúde que combatem Covid-19. As propostas do BE, PCP, Chega e de Joacine Katar Moreira para a implementação de suplementos remuneratórios a profissionais de saúde que combatem a pandemia foi hoje chumbado no parlamento.

19h44 - Quase 60% das empresas diminuíram as encomendas em carteira em junho, em comparação com o período homólogo, e o valor destas caiu, em média, 45%, segundo um estudo da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e do ISCTE, hoje divulgado.

19h40 - Rui Rio, líder do PSD, atribuiu hoje a polémica suscitada com as declarações do autarca Fernando Medina sobre o combate à pandemia da Covid-19 a "recados" e "guerras" entre Câmara de Lisboa, Governo e "dentro do PS".

"Não me queria meter nisso por uma razão muito simples. O Dr. Fernando Medina veio dizer, por palavras um pouco mais violentas do que as minhas, aquilo que eu já disse. Objetivamente, o combate à pandemia está a correr mal em Lisboa e Vale do Tejo (...). São guerras da Câmara de Lisboa com o Governo ou guerras com o PS e recados uns para os outros e isso não comento", disse o dirigente do maior partido da oposição.

19h36 - As exibidoras NOS Cinemas e NLC - Cinema City reabrem as salas de cinema na quinta-feira, com novos procedimentos para clientes e medidas de segurança, depois de mais de três meses encerradas por causa da Covid-19, foi hoje anunciado.

19h31 - "Estes são os rostos de alguns dos professores que deram vida ao 'Estudo Em Casa'". O Ministério da Educação partilhou uma imagem a homenagear vários docentes que deram a cara pela telescola.  "A todos eles e aos docentes e não docentes que, neste ano letivo complexo, estiveram com os seus alunos, dentro ou fora das escolas, uma palavra de reconhecimento por todo o empenho e dedicação", pode ler-se numa publicação divulgada na página oficial do Twitter da tutela. 

19h25 - Os Estados Unidos podem ver o número de casos diários de Covid-19 aumentar de novo dos 40.000 para 100.000 a menos que haja intervenções para conter a pandemia, alertou hoje Anthony Fauci, diretor do instituto de doenças infecciosas norte-americano.

Notícias ao MinutoAnthony Fauci na audiência, de hoje, no Senado norte-americano.© Reuters

19h12 - Questionado sobre como via as declarações de Fernando Medina - que responsabilizou, em parte, as autoridades de saúde pelo exponencial aumento de infetados na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) -, Marcelo Rebelo de Sousa não quis manifestar uma opinião sobre a situação para não provocar mais atritos.

"Entendo que o Presidente da República, quanto a este tema, deve ser muito precavido e muito cauteloso naquilo que pode dizer em público para não criar mais problemas para além daqueles que o vírus já causa. (...) A função do Presidente é de agregar esforços e promover uma ação conjunta, dentro do possível", defendeu, esta tarde, no final de uma cerimónia de comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva, criador do grupo CUF, em Lisboa.

19h09 - Depois de, na manhã desta terça-feira, terem sido aprovadas as propostas para redução da mensalidade das creches,PSD decidiu mudar o sentido de voto e, ao abster-se, inviabilizou a aprovação das três propostas, do Bloco de Esquerda, do PCP e dos Verdes.  

18h52 - A comunidade Alcoólicos Anónimos (AA) adotou "com sucesso" o esquema de reuniões 'online' para ultrapassar o impedimento das reuniões presenciais devido à pandemia de covid-19 e chegou a receber novos elementos por essa via.

18h41 - A ministra da Cultura, Graça Fonseca, garantiu hoje que todos os apoiados pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, no valor de 1,7 milhões de euros, "receberão até ao final da semana" o valor que lhes foi atribuído.

18h35 - O PCP e o Bloco de Esquerda criticaram hoje o Ministério da Educação por falta de "uma estratégia concreta" que permita às escolas começarem a preparar-se para o regresso às aulas, em setembroDurante uma audição do ministro na comissão parlamentar da educação, a deputada do PCP, Ana Mesquita, defendeu que "não basta falar genericamente", sendo necessário haver "uma estratégia concreta alicerçada em dados concretos. E isso está a faltar".

18h28 - O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) exigiu hoje à revogação imediata da suspensão das férias dos clínicos do distrito de Évora, até ao dia 10 de julho, "imposta" pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

18h16 - O estado de Nova Iorque vai colocar em quarentena os visitantes de 16 outros estados norte-americanos onde a pandemia da covid-19 está ainda a progredir, disse hoje o governador, Andrew Cuomo.

17h57 -  Teatro Aberto "está a acordar e regressa em setembro. "Um espetáculo "surpresa", de apresentação única, sobe ao palco do Teatro Aberto no dia 7 de julho, para uma transmissão 'online' que quer deixar uma mensagem: "O teatro está a acordar e regressa em setembro", revelou o encenador.

17h45 - Enfermeiros de cinco países, incluindo Portugal, lançaram um manifesto a reivindicar às instituições empregadoras adequadas condições de trabalho, equipamentos de proteção individual apropriados, ambientes de trabalho saudáveis e seguros e justa remuneração.

17h41 - O ministro da Educação anunciou hoje um investimento de 125 milhões de euros para o reforço dos recursos humanos nos estabelecimentos de ensino, com o objetivo de facilitar o trabalho de recuperação do 3.º período.

17h37 - O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, reafirmou hoje, após reunião por videoconferência com o primeiro-ministro, António Costa, que Lisboa reúne as condições necessárias para receber a fase final da Liga dos Campeões e afastou "um plano B".

17h32 - O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe disse hoje que as consequências da Covid-19 poderiam ser "dramáticas" para o país, "ou de tragédia como noutras paragens do globo", não fossem os apoios dos parceiros e as iniciativas do Governo.

17h21 - Toronto, a maior cidade do Canadá, vai impor o uso de máscara obrigatório em espaços públicos, numa tentativa de controlar o surto. O presidente de Toronto, John Tory, anunciou esta manhã, reporta o The Guardian, que a medida entrará em vigor no dia 7 de julho, num momento em que a maior parte dos novos casos reportados no país foram identicados nesta cidade. 

Notícias ao MinutoToronto em tempos de Covid-19.© Reuters

17h16 - O Governo dos Açores vai proceder à majoração extraordinária dos apoios às Casas de Saúde em 60 euros do valor mensal por utente, face ao acréscimo de custos para prevenção da infeção por Covid-19.

17h10 - A Ordem dos Enfermeiros reclamou hoje medidas de fixação destes profissionais no país, afirmando que está a ser diretamente confrontada, "com muita insistência", com pedidos de recrutamento por parte de outros países.

17h03 - Numa audição parlamentar na comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, na Assembleia da República, em Lisboa, o ministro das Infraestruturas afirmou hoje que "é inviável" cumprir com o distanciamento social dentro dos comboios devido à pandemia da Covid-19, manifestando-se preocupado com a perda de 12 milhões de euros por mês na CP-Comboios de Portugal.

16h57 - A Liga Portuguesa de Futebol Profissional autorizou o aumento do número de jornalistas e fotógrafos com acesso aos estádios, limitado por causa da Covid-19, tendo já comunicado a decisão aos clubes, informou hoje a Associação de Jornalistas de Desporto (CNID).

16h48 - O Governo decidiu realizar testes de despistagem à Covid-19 aos elementos que integram os corpos de bombeiros voluntários que atuam nas 19 freguesias em Situação de Calamidade da Área Metropolitana de Lisboa.

Pretende-se, assim, "minimizar o risco de contágio entre o efetivo, salvaguardando a saúde e segurança dos bombeiros e daqueles com quem estes contactam, bem como a capacidade de resposta operacional dos corpos de bombeiros".

16h40 - O Reino Unido registou hoje mais 155 mortes e 689 novos casosEste número de mortes diário é o mais alto desde sexta-feira (dia 26 de junho), em que foram registadas 186 mortes. No total, desde o início da pandemia, o Reino Unido ja contabilizou 43.730 óbitos e 133.467 infetados com o coronavírus

16h37 - É já este sábado que regressa a Serralves o 'Jazz no Parque' e está previsto um "cartaz totalmente preenchido por algumas das mais importantes referências do jazz feito por portugueses". Saiba tudo sobre o festival aqui

16h33 - O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, defendeu hoje a necessidade de medidas "mais restritivas" para os aeroportos do continente e uma maior coordenação entre as autoridades de saúde, no âmbito do combate à pandemia da Covid-19.

16h29 - Cabo Verde registou hoje mais 61 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado desde 19 de março para 1.226, segundo informações oficiais. 

16h26 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais seis infeções pelo novo coronavírus, que elevam o total para 889 casos positivos, mantendo-se com seis mortos, anunciou o Ministério da Saúde.

16h22 - Sem presença física nas escolas "avaria-se o elevador social" que combate desigualdades e aumentam os riscos para crianças e jovens, defenderam hoje no parlamento Rosário Farmhouse e Dulce Rocha, responsáveis por organismos de proteção de menores.

"A escola é fundamental, faz a diferença na vida destas crianças", disse Rosário Farmhouse, adiantando que a decisão de colocar estas crianças nas escolas durante o período de confinamento, em conjunto com os filhos dos trabalhadores essenciais "para evitar rótulos",  teve a ver com as situações graves de perigo a que estavam sujeitas por estarem fechadas em casa com as suas famílias, registando-se alguns casos de negligência grave.

16h11 - A Taça das Nações Africanas (CAN), agendada para janeiro de 2021, foi adiada para janeiro de 2022, devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje a Confederação Africana de Futebol (CAF).

16h06 - Espanha registou nove mortes e 99 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, divulgou hoje o Ministério da Saúde espanhol. No total, desde o início da pandemia, o país contabiliza 249.271 infetados e 28.355 óbitos associados ao novo vírus. 

15h59 - O Governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, divulgou esta tarde uma atualização da incidência da Covid-19 sob a população do Estado norte-americano. Segundo o responsável, nas últimas 24 horas, foram registadas mais 13 mortes e 524 casos confirmados de coronavírus. Neste momento, 891 pessoas encontram-se hospitalizadas. No total, desde ontem, foram realizados 52.025 testes em Nova Iorque. 

15h54 - A Câmara de Aveiro anunciou hoje que está a instalar "estações de desinfeção de mãos" em vários locais do município, no âmbito do combate à Covid-19.

15h46 - O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que o hospital Amadora-Sintra "já ultrapassou o limite da sua capacidade" e que teve de transferir 50 doentes com a Covid-19 para outras unidades de saúde.

15h42 - A taxa de desemprego no Chile atingiu os 11,2% entre março e maio, o que corresponde ao período de confinamento no país devido à Covid-19. Segundo o The Guardian, trabalhadores da área dos serviços de bens e do setor da construção foram os mais afetados pelo surto no que diz respeito a questões laborais. 

Notícias ao MinutoMoradores de Maipu, em Santiago, fazem fila para receber alimentos oferecidos pelo Governo chileno. © Reuters

15h33 - O novo coronavírus destruiu 7,8 milhões de empregos no Brasil no trimestre encerrado em maio, divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

15h16 - Surto no hospital de Torres Vedras. O número de infetados pela Covid-19 subiu para 25 na unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste, sendo nove profissionais e 16 doentes, dos quais cinco estão recuperados, informou hoje a instituição. Segundo o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, que o Egas Moniz integra, a unidade hospitalar transferiu para uma enfermaria Covid-19 do mesmo centro hospitalar os doentes positivos.

15h05 - Portugal e Espanha vão assinalar a reabertura da sua fronteira, na quarta-feira, com cerimónias ao mais alto nível, em Badajoz e Elvas, com a participação do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do rei de Espanha, Felipe VI, do primeiro-ministro português, António Costa, e do chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez.

15h00 - Os Estados-membros da União Europeia decidiram hoje reabrir as fronteiras externas a partir de quarta-feira a 15 países cuja situação epidemiológica da covid-19 consideram satisfatória, excluindo desta lista países como Estados Unidos e Brasil.

14h58 - O grupo Air France quer eliminar mais de 7.500 postos de trabalho até ao fim de 2022, incluindo mais de mil na companhia aérea regional Hop!, indicaram à AFP fontes sindicais.

14h44 - Feira do Livro de Braga arranca sexta-feira com programação 100% virtual. Os escritores José Luís Peixoto, Ildefonso Falcones ou Richard Zimler são alguns dos convidados das conversas em 'streaming' na Feira do Livro de Braga, que será em formato digital devido à Covid-19.

14h30 - O balanço mais recente da DGS detalha o aumento de casos confirmados da Covid-19 em Portugal. Conheça aqui os concelhos mais afetados.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos que ocorreram, durante a manhã e início de tarde desta terça-feira, sobre a evolução da pandemia em Portugal e no resto do mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório