Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2021
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Edição

Bombeiros das 19 freguesias em calamidade "vão ser testados"

A medida foi anunciada esta terça-feira pelo Governo e com ela pretende-se "minimizar o risco de contágio entre o efetivo".

Bombeiros das 19 freguesias em calamidade "vão ser testados"

O Governo decidiu realizar testes de despistagem à Covid-19 aos elementos que integram os corpos de bombeiros voluntários que atuam nas 19 freguesias em Situação de Calamidade da Área Metropolitana de Lisboa.

Refere ainda a nota da tutela que a medida surge na sequência do risco "de exposição profissional ao coronavírus SARS-CoV-2 a que estão sujeitos os bombeiros", designadamente "no transporte de doentes urgentes e não urgentes".

Pretende-se, assim, "minimizar o risco de contágio entre o efetivo, salvaguardando a saúde e segurança dos bombeiros e daqueles com quem estes contactam, bem como a capacidade de resposta operacional dos corpos de bombeiros".

A decisão do Ministério da Administração Interna, em articulação com o Ministério da Saúde, prevê que a realização dos testes será organizada entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e o Instituto Nacional de Emergência Médica.

A realização dos testes inicia-se esta semana e abrange todos os 944 operacionais dos quadros ativo e de comando, pertencentes a 16 Corpos de Bombeiros: Amadora (Município da Amadora), Ajuda, Beato e Penha de França, Cabo Ruivo, Campo de Ourique, Lisboa e Lisbonenses (Município de Lisboa), Camarate e Sacavém (Município de Loures), Caneças, Odivelas e Pontinha (Município de Odivelas), Agualva-Cacém, Algueirão-Mem Martins, Belas e Queluz (Município de Sintra).

Recorde-se que, de acordo com o balanço divulgado na segunda-feira pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil à Lusa, há 45 bombeiros infetados com a Covid-19 e 265 em quarentena.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório