Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Irlanda planeia ligações aéreas com outros países a partir de 9 de julho

O Governo irlandês planeia estabelecer corredores aéreos com certos países a partir de 09 de julho e, embora ainda não tenha apresentado uma lista, recomendou aos seus cidadãos que evitem viagens "não essenciais" ao estrangeiro.

Irlanda planeia ligações aéreas com outros países a partir de 9 de julho
Notícias ao Minuto

11:20 - 01/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Esta recomendação aos cidadãos responde à preocupação do Governo em relação a um possível aumento no país de casos de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A Irlanda, neste momento, exige que todos os viajantes que chegam aos portos e aeroportos do país preencham um formulário detalhado sobre onde passarão o período de 14 dias de confinamento voluntário.

As ligações aéreas, segundo o Executivo irlandês, devem ser estabelecidas com países com baixas taxas de contágio e terá de existir uma reciprocidade para a eliminação do confinamento voluntário de duas semanas.

A medida de confinamento voluntário foi criticada, por exemplo, pela companhia aérea irlandesa Ryanair, que a descreveu como "inútil" para lutar contra a expansão da covid-19.

A principal companhia aérea de baixo custo da Europa sustentou que os protocolos desenvolvidos pelas autoridades reguladoras da aviação e especialistas médicos na Europa são suficientes para tornar as viagens mais seguras.

A Irlanda tem mais de 25.400 mil casos de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, mais de 1.700 mortes e ainda cerca de 23 mil pessoas recuperadas.

A nível mundial, a pandemia de covid-19 já provocou quase 507 mil mortos e infetou mais de 10,37 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório