Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Argentina investiga morte de homem por asfixia em detenção policial

As autoridades judiciais na Argentina estão a investigar a morte de um homem por asfixia durante uma detenção policial na cidade de Tucumana, foi hoje anunciado.

Argentina investiga morte de homem por asfixia em detenção policial
Notícias ao Minuto

19:38 - 28/06/20 por Lusa

Mundo Argentina

A agência France-Presse noticia que a detenção de Ceferino Nadal, de 43 anos, ocorreu na quarta-feira passada em Tucumana, perante dezenas de testemunhas e terá sido filmada, mostrando um homem a ser dominado por pelo menos quatro agentes policiais e outras duas pessoas.

Algumas testemunhas alegam que os agentes policiais espancaram-no e pressionaram-lhe o pescoço junto ao chão e que Ceferino Nadal tentou pedir ajuda; uma situação que faz lembrar o caso do afro-americano George Floyd, que morreu no final de maio nos Estados Unidos em circunstâncias semelhantes.

De acordo com a autópsia, Ceferino Nadal, que tinha sido detido por roubo sem provas que o incriminassem, morreu por asfixia.

Segundo a AFP, os agentes policiais envolvidos no caso deverão ser ouvidos nos próximos dias.

Ceferino Nadal já tinha cumprido, anteriormente, uma pena de prisão por roubo e a família denunciou maus-tratos ocorridos em fevereiro passado durante uma detenção na mesma esquadra policial pela qual tinha sido agora preso.

A polícia da província de Tucuman, cuja capital é Tucumana, já estava sob investigação suspeita da morte e desaparecimento de um trabalhador agrícola detido em maio num festival, e cujo corpo foi encontrado na semana passada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório