Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Autoridades apreendem 13 camiões transportando madeira em Moçambique

As autoridades moçambicanas apreenderam um total de 13 camiões transportando madeira em Dondo, na província de Sofala, centro do país, anunciou hoje fonte oficial.

Autoridades apreendem 13 camiões transportando madeira em Moçambique
Notícias ao Minuto

19:43 - 10/06/20 por Lusa

Mundo Moçambique

"A quantidade de madeira escrita nos documentos não é a que eles realmente transportavam nos camiões", declarou José Ncuinda, chefe da fiscalização do sector de Florestas e Fauna Bravia na província de Sofala.

A madeira foi apreendida nos últimos três dias, no âmbito de uma operação de fiscalização do Ministério da Terra e Ambiente, que visa evitar o contrabando e abate ilegal de madeira no país.

Segundo as autoridades, a madeira, cujas espécies são chacate preto, sândalo e monzo, é proveniente de florestas das províncias de Sofala, Zambézia e Manica.

"Foram aplicadas multas que correspondem a um valor acima de 900 mil meticais (11 mil euros) pelas transgressões", declarou José Ncuinda.

"Continuaremos a contar com as denúncias da população contra os furtivos e continuaremos nas estradas a fiscalizar as rotas de contrabando de madeira para se fazer cumprir a lei", concluiu.

No final do mês passado, as autoridades moçambicanas apreenderam 50 contentores de madeira numa empresa chinesa por suspeitas de exportação ilegal também no distrito de Dondo.

Vários relatórios nacionais e internacionais têm indicado que Moçambique está a ser palco de crimes ambientais, principalmente o corte ilegal de árvores, alertando para as consequências dos altos níveis de desflorestação.

Como forma de diminuir a pressão sobre os recursos florestais, algumas medidas restritivas foram aplicadas nos últimos cinco anos para inverter o cenário.

Em 2018, o Governo moçambicano emitiu novas regras para a exploração e exportação de madeira, para travar o abate desenfreado de espécies nativas.

Em abril deste ano, o Governo moçambicano anunciou a suspensão da emissão de licença para exploração de madeira por dois anos, como forma de diminuir a pressão sobre as florestas do país.

Dados oficiais indicam que Moçambique perde anualmente, pelo menos, 140 milhões de euros devido ao contrabando de madeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório