Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19: Venezuela recebeu mais um voo de ajuda humanitária da ONU

A Venezuela recebeu hoje 12 toneladas de ajuda humanitária enviada pela Organização das Nações Unidas (ONU), para apoiar milhares de pessoas nas áreas da nutrição, higiene, saneamento e no acesso a água potável.

Covid-19: Venezuela recebeu mais um voo de ajuda humanitária da ONU
Notícias ao Minuto

06:31 - 30/05/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A nova ajuda humanitária chegou de avião ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía (norte de Caracas) e faz parte da resposta do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na luta contra a pandemia de covid-19.

"Este é o segundo envio humanitário da ONU. Já foram recebidas mais de 100 toneladas no quadro da pandemia. Faz parte da resposta humanitária à covid-19 e proporcionará apoio nutricional e melhorará o acesso a água segura", explicou o coordenador da ONU na Venezuela aos jornalistas.

Segundo Peter Grohmann, a ajuda humanitária inclui 40 mil 'kits' de complemento nutricional, 18 tanques flexíveis para facilitar o acesso, distribuição e tratamento de água em comunidades vulneráveis, e 127.000 cápsulas purificadoras de água.

"O nosso trabalho humanitário tem por base os princípios da humanidade, neutralidade, imparcialidade e independência. Apelamos a todos os setores (venezuelanos) para não politizarem a ação humanitária e que se foquem nas necessidades urgentes da Venezuela", disse Peter Grohmann.

Este responsável da ONU agradeceu ao Governo da Alemanha e ao embaixador alemão na Venezuela, Daniel Kriener, "pela sua gestão e por fornecer transporte para esses suprimentos que ajudarão a salvar vidas".

A ONU já tinha distribuído quase 90 toneladas de ajuda humanitária através de 189 instituições de saúde em 13 dos 25 estados da Venezuela.

O coordenador da ONU na Venezuela adiantou que a organização apoiou, até agora, "um milhão de pessoas como parte da resposta à covid-19", em áreas críticas como a saúde, alojamento, suprimentos, alimentação, proteção e nutrição, incluindo venezuelanos que regressaram ao seu país.

A ONU apela aos doadores para apoiarem um plano de prevenção e combate à pandemia de covid-19, que prevê 72 milhões de dólares norte-americanos (64,8 milhões de euros) de apoio à Venezuela.

Na Venezuela estão oficialmente confirmados 1327 casos de pessoas infetadas e 11 mortes associadas ao coronavírus. 302 recuperaram da doença.

A Venezuela está desde 13 de março em estado de alerta, o que permite ao executivo decretar "decisões drásticas" para combater a pandemia.

Os voos nacionais e internacionais estão restringidos no país.

Desde 16 de março que os venezuelanos estão em quarentena e impedidos de circular livremente entre os vários estados do país.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 360 mil mortos e infetou mais de 5,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,3 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório