Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Incêndio deixa cerca de 200 requerentes de asilo sem abrigo na Grécia

Um incêndio no sobrelotado campo de refugiados na ilha de Samos, na Grécia, deixou hoje cerca de 200 requerentes de asilo sem abrigo, com muitas tendas destruídas, informou o Ministério das Migrações grego.

Incêndio deixa cerca de 200 requerentes de asilo sem abrigo na Grécia
Notícias ao Minuto

14:46 - 27/04/20 por Lusa

Mundo Migrações

"Cerca de 200 pessoas estão desabrigadas", disse o secretário-geral do ministério, Manos Logothetis, à agência de notícias AFP.

Segundo relatos iniciais, não houve vítimas.

O incêndio começou na noite de domingo "durante brigas dentro do campo, entre requerentes de asilo", especificou Manos Logothetis.

Segundo o site da organização não-governamental (ONG) Voluntários Samos, dois incêndios sucederam-se em Samos: um primeiro "atrás das instalações médicas" e um segundo à noite durante o qual "muitos contentores e barracas pegaram fogo".

Hoje, um novo incêndio ocorreu durante brigas entre migrantes de línguas africana e árabe no campo, segundo uma fonte policial local.

"Os incidentes começaram na noite de domingo, o fogo foi apagado à meia-noite, mas hoje há mais tensão e pedras foram lançadas entre os migrantes", disse um responsável da polícia local.

As forças de choque foram destacadas e sete pessoas foram presas, disse a fonte.

Como todos os campos nas cinco ilhas do Mar Egeu, em frente à Turquia, o campo de Samos está sobrelotado, com cerca de 7.000 pessoas, para uma capacidade de apenas 650 lugares.

A tensão nos campos de Lesbos, Samos, Chios, Leros e Kos, que abrigam um total de 19.300 pessoas, seis vezes mais do que a sua capacidade, não parou de aumentar nas últimas semanas, especialmente desde o confinamento imposto para conter o novo coronavírus.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e muitas ONG pediram ao Governo grego para descongestionar esses campos e transferir os requerentes de asilo para a Grécia continental.

Mas devido ao confinamento geral estendido até 04 de maio, o Governo disse que o plano de transferir 2.300 solicitantes de asilo planeados para abril seria adiado.

No início de abril, outro incêndio ocorreu no campo de Quios durante uma briga entre migrantes após a morte de uma iraquiana de 47 anos. O incêndio destruiu instalações e contentores de serviços de asilo na Europa.

Segundo alguns requerentes de asilo, a morte deste refugiado ocorreu devido ao novo coronavírus, mas as autoridades não o confirmaram.

Quase 200 requerentes de asilo testaram positivo para a covid-19 em instalações na Grécia continental. Nenhum teste de despistagem foi realizado nas ilhas.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 206 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Perto de 810 mil doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório