Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: "Não podemos vacilar"; Há 9.886 casos e 246 mortes em Portugal

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências da Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Não podemos vacilar"; Há 9.886 casos e 246 mortes em Portugal

Portugal inicia esta sexta-feira mais 15 dias em Estado de Emergência. E quinta-feira foi um dia marcante no que à pandemia da Covid-19 no nosso país diz respeito: pela manhã, o Parlamento deu o seu parecer favorável à renovação e, às 20 horas, numa declaração ao país, Marcelo Rebelo de Sousa decretou-o oficialmente. Conheça aqui todas as restrições e regras. 

Esta é, como considerou o Presidente da República, "uma causa nacional" e os portugueses "têm estado exemplarmente nas suas casas, no trabalho, na coragem serena a enfrentar a pandemia, sabendo que este vai ser o maior desafio dos últimos 45 anos". 

Já no final do Conselho de Ministros, que durante a tarde reuniu para aprovação do diploma que prorrogou o prazo, António Costa anunciou as 'regras' que vão definir as próximas duas semanas. Durante o período da Páscoa, de 9 a 13 de abril, estarão encerrados os aeroportos nacionais e, "entre as 00h do dia 9h e as 24h do dia 13 de abril, serão proibidas as circulações para fora do concelho de residência habitual", exceção feita às deslocações em trabalho

O último balanço da Direção-Geral da Saúde, esta sexta-feira, dá conta de que o número de infetados pelo novo coronavírus subiu para 9.886 e o número de óbitos para 246. Os casos de recuperação mantêm-se nos 68.

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências da Covid-19 em Portugal e no Mundo:

14h00 - Este acompanhamento fica por aqui. Siga as mais recentes atualizações AO MINUTO aqui

13h58 -  DGS vai repensar recomendação sobre o uso das máscaras? "Temos dito sempre que Portugal está alinhado com as recomendações da OMS, do Centro Europeu de Controlo de Doenças e a literatura médica e científica indicaram. E sempre dissemos que se houvesse evidências novas, nós faremos de acordo com as mesmas. Dito isto, o que nós sabemos inequivocamente, à data, é que não há uma única medida que seja completamente eficaz", disse Graça Freitas na conferência desta sexta-feira.

13h54 - O primeiro-ministro húngaro, o ultranacionalista Viktor Orbán, acusou a União Europeia de atacar a Hungria em vez de cooperar na luta contra a pandemia de Covid-19 acusando o magnata George Soros de ser responsável pelas críticas contra Budapeste.

13h49 - Um utente do Lar Mãe de Jesus, do Centro Social Paroquial Padrão da Légua, em Matosinhos, internado no hospital local, morreu vítima de infeção pelo novo coronavírus, confirmou à Lusa o presidente da instituição.

13h44 - Zhang, um cidadão chinês, levou o pai a uma unidade hospital de Wuhan, o epicentro da pandemia da Covid-19, para uma cirurgia em janeiro deste ano. Dias depois de dar entrada, o progenitor morreu devido ao novo coronavírus. A história é contada pela AFP.

13h40 - Os especialistas garantem que estudar estas proteínas é fundamental para a formulação de fármacos para tratar o novo coronavírus, causador da doença da Covid-19 que está a matar milhares em todo o mundo. Fique a par, aqui.

13h36 - Kaká não esconde a tristeza pela situação que Itália vive por conta da pandemia do novo coronavírus. O antigo jogador brasileiro tem um carinho especial pela cidade de Milão, por ter representado ao AC Milan, e revela algo que lhe ficou na memória: "O Papa rezar sozinho na praça de São Pedro é uma imagem impressionante".

13h21 - A Autoridade de Saúde dos Açores elevou esta sexta-feira para 66 o número de casos positivos de Covid-19 na região, com mais três novos casos na ilha de São Miguel, a mais populosa do arquipélago.

13h15 - Os primeiros testes realizados a 20 utentes do lar São José, em Ílhavo, onde morreu uma idosa infetada com o novo coronavírus, permitiram diagnosticar mais 13 casos positivos de Covid-19, informou fonte da instituição.

13h12 - A Altice Portugal e a Huawei anunciaram uma colaboração para apoiar o Ministério da Saúde nesta altura de pandemia e, entre as medidas já apresentadas, conta-se a distribuição de "centenas de tablets" pelos pacientes nos hospitais para os ajudar a manter contacto com os familiares e amigos.

13h08 - Parte da população de Ovar está desanimada com o prolongamento do cerco sanitário local para contenção da Covid-19, pela situação emocional "cruel", que impede a despedida de amigos mortos, e pela paragem económica que antecipa "pobreza e fome".

13h03 - O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, lembrou, esta sexta-feira, que "estamos no mês mais crítico desta pandemia" e que a renovação do Estado de Emergência nos "obriga a todos a um esforço adicional na luta contra o vírus""Por isso, nunca é demais lembrar: não podemos vacilar".

De 1 de março a 1 de abril, disse o responsável, "foram processadas cerca de 86 mil amostras para diagnóstico de Covid-19". Só no dia 1 de abril, especificou, foram processadas cerca de 7.900 amostras. 

Veja, no vídeo em baixo, a conferência de imprensa na íntegra

12h58 - As autoridades iranianas anunciaram mais 134 mortes devido ao novo coronavírus, o que faz subir para 3.294 o número total de vítimas mortais no Irão, um dos países mais afetados pela pandemia da Covid-19.

12h53 - Há 9.886 casos confirmados do novo coronavírus em Portugal. Há ainda 246 mortes a registar (mais 37 do que ontem), de acordo com o mais recente boletim epidemiológico revelado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), esta sexta-feira.

12h49 - A pandemia de Covid-19 matou quase 54 mil pessoas em todo o mundo desde que a doença surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 11h00, a partir de dados oficiais.

12h45 - A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, revelou esta sexta-feira que mais 46 pessoas perderam a vida devido à pandemia da Covid-19. Este novo balanço eleva o total de vítimas mortais para 172, noticia a Sky News. 

12h41 - Enfermeiras do Montefiore Medical Center em Nova Iorque, nos Estados Unidos, protestaram ontem junto à unidade hospitalar exigindo mais materiais de proteção individual contra o novo coronavírus, tais como máscaras ou luvas. 

12h32 - A distância das pessoas que estão na rua e a necessidade de tocar nos objetos para se orientarem são alguns dos problemas que preocupam os cegos na atual situação de pandemia de Covid-19, segundo a ACAPO. A Associação alerta também para um para falso peditório no distrito do Porto.

12h23 - Jaime Marta Soares reuniu-se, esta sexta-feira, com o ministro e a secretária de Estado da Administração Interna. O Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses disse aos jornalistas no final do encontro que a grande preocupação são "os fatos de proteção individual"A Liga vai usar "cerca de 120 mil euros para a compra imediata" de fatos laváveis, máscaras e viseiras, gasto este que irá "depauperar" as finanças da Associação. 

"O investimento que vamos fazer é o cenário com que nos debatemos de não termos equipamentos à altura para fazermos bem a nossa missão. Se não estivermos bem protegidos nem salvamos nem nos salvamos a nós", reiterou Marta Soares. 

O Presidente garantiu ainda existirem "cerca de 60 bombeiros que estão infetados" com o novo coronavírus e 400 em quarentena: "São os números próximos que tenho [...] Estamos a ter os cuidados necessários para que os Bombeiros sejam salvaguardados desse problema tão complicado e tão grave". 

12h21 - Já farto da quarentena? Distraia-se com a maior Super Lua do ano já na próxima semana! Fique a saber tudo aqui.

12h13 - A chanceler alemã, Angela Merkel, terminou hoje a sua quarentena de 14 dias e regressou a sede do Governo, após três testes indicarem que não está infetada com o coronavírus, disse um porta-voz da chancelaria.

12h09 - Doentes oncológicos com Covid-19 têm de suspender a quimioterapia, podem ter de adiar radioterapia ou cirurgia e serão tratados fora dos hospitais dedicados, em unidades com circuitos separados para "casos de oncologia", determinou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

12h05 - Em carta dirigida a federações, ligas e clubes, a que a AFP teve acesso, a UEFA diz-se "confiante" no regresso à atividade das provas nacionais "nos próximos meses", em contraponto com o que foi decidido pela Liga belga, que recomendou o fim do campeonato principal da época 2019/20.

11h57 - 'Dança do Papa'. Atenção ao novo esquema a circular no WhatsApp!

11h54 - A aplicação 'Covid19 - Estamos On' já se encontra disponível para download nas lojas da Google (Play Store) e da Apple (App Store), anunciou esta sexta-feira o Governo.

11h48 - A pandemia de Covid-19 afeta já 50 dos 55 países e territórios africanos com mais de 7 mil infeções e 280 mortes, depois de o Maláui ter anunciado, na sexta-feira, os primeiros três casos da doença.

11h44 - Ashley Lawrence é estudante do curso de Educação para Surdos e Deficientes Auditivos na Universidade de Kentucky e viu, nesta pandemia, a oportunidade para criar algo que podia marcar a diferença. Uma máscara de proteção para comunidade surda.

11h40 - A Unidade de Saúde Pública (USP) da Guarda anunciou que subiu para quatro o número de mortes associadas à Covid-19 no Lar Senhora da Veiga, em Foz Côa, estrutura que contabiliza agora 51 utentes infetados.

11h38 - A Comissão Nacional de Proteção de Dados alerta que as autarquias e empresas de segurança privada estão proibidas de fazer videovigilância em locais públicos, no contexto da pandemia Covid-19.

11h34 - A mara do Cartaxo encaminhou na quinta-feira 31 pessoas que habitavam juntas para duas zonas de quarentena, depois de quatro delas apresentarem sintomas da Covid-19.

11h32 - Os doentes oncológicos estão preocupados com a possibilidade de serem contagiados com a Covid-19 nos hospitais, concluiu um estudo levado a cabo pelos médicos Paulo Luz e Luís Bretes.

11h30 - A PSP e GNR "não hesitarão" e serão "firmes" no cumprimento das regras. As forças de segurança esclareceram, em conferência, as operações nacionais de patrulhamento de estradas.

11h29 - Covid-19 pode provocar uma inflamação perigosa e irreversível no cérebro. Aqui explicamos-lhe tudo. 

11h26 - Uma plataforma digital portuguesa pretende reunir e disponibilizar alojamento local gratuito para ajudar todas as pessoas que necessitem, em período de pandemia da Covid-19, explicou à Lusa o responsável pelo projeto.

11h24 - Quer mais uma boa nova? Uma mulher de 100 anos converteu-se na primeira paciente a receber alta, depois de ter contraído Covid-19, no Hospital Universitário San Agustín de Avilés, em Espanha. 

11h20 - O Instituto Robert Koch (RKI), entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças na Alemanha, mudou a sua posição e considera afinal que usar máscaras faciais em espaços públicos pode ajudar a conter a propagação do novo coronavírus.

11h11 - O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) disponibilizou aos estudantes o empréstimo de equipamento informático e ainda um serviço de fornecimento individual de refeições em regime de 'take away', foi anunciado.

11h07 - Toyota Motor anunciou que vai parar a produção de cinco das suas fábricas no Japão para adaptar-se à queda da procura devido à pandemia da covid-19, como já fizeram outros fabricantes japoneses e internacionais.

11h02 - O Rock in Rio Lisboa foi adiado para 2021 no contexto da pandemia da Covid-19. As novas datas são 19, 20, 26 e 27 de Junho do próximo ano. Saiba tudo aqui.

10h55 - O chefe da Proteção Civil italiana afirmou esta quinta-feira que o confinamento devido à pandemia da Covid-19 durará pelo menos até 2 de maio e a reabertura de atividades só começara dia 16 desse mês.

10h52 - Isolado em casa, não é? Há uma notícia que o vai animar. Sim, já pode dirigir-se à Netflix e começar a inevitável maratona de ‘La Casa de Papel’. A quarta temporada foi lançada esta sexta-feira, dia 3, o que significa que tem oito episódios fresquinhos para ver.

10h48 - A Volta à Suíça em bicicleta, que deveria realizar-se entre 7 e 14 de junho, foi cancelada devido à pandemia de Covid-19, anunciaram os organizadores, que excluíram a possibilidade de adiar a prova.

10h35 - Espanha registou o primeiro retrocesso da semana no número de vítimas mortais: 932 em 24 horas. Contudo, o país vizinho já ultrapassou a Itália em número de infetados, tendo agora 117.117 pacientes com Covid-19.

10h30 - O chefe do governo italiano, Giuseppe Conte disse que a União Europeia deve ser mais "ambiciosa, unida e corajosa" face à epidemia da covid-19 respondendo à presidente da comissão, Ursula von der Leyen.

10h21 - Romelu Lukakugoleador do Inter, não esteve com rodeios ao abordar a situação de enorme gravidade que se vive em Itália devido à pandemia do novo coronavírus"Foi preciso um jogador da Juventus acusar positivo para o futebol parar".

10h12 - A União Europeia (UE) sairá "mais forte" da crise da Covid-19, apesar das dúvidas sobre a solidariedade entre Estados-membros, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

10h11 - O Google Doodle de hoje dá dicas para ficar em casa. Mas, por algum motivo, não está a ser exibido em Portugal. Veja-o aqui.

10h05 - O número de mortes por coronavírus aumentou nas últimas 24 horas na Alemanha em 145 para 1.017, enquanto o número de infeções aumentou 6.174 num só dia, atingindo 79.696 pessoas, informaram as autoridades de saúde alemãs.

09h56 - Esta Lisboa da pandemia tem pouca vida e menos encanto. No espaço de semanas, a capital portuguesa perdeu o movimento de pessoas que a caracterizava e até os bairros históricos parecem vazios. Fique com as fotos.

09h53 - O Governo aprovou um conjunto de procedimentos dirigidos aos lares de idosos, "onde sejam detetados casos de infeção por Covid-19, visando proteger os utentes e os respetivos trabalhadores", anunciou a tutela, esta sexta-feira.

09h50 - Sim, afinal os gatos também podem ficar infetados com o novo coronavírus. Um estudo realizado na China explica - leia aqui

09h48 - O ator Sean Penn uniu-se à cidade de Los Angeles para abrir um centro de testes à Covid-19

09h42 - Em tempos de pandemia, a Paróquia da Areosa (Porto) volta à máxima que marcou os seus primórdios, em 1979: "Não incumpre" as regras, cumpre-as "de outra maneira"...

09h35 - O aeroporto de Heathrow, em Londres, é um dos mais movimentados do mundo. Mas, por estes dias de pandemia, tem estado (quase) deserto. Fique com o vídeo da Reuters.

09h29 - Sabemos que temos de lavar regular e adequadamente as mãos durante a pandemia da Covid-19 que está atualmente a propagar-se por todo o mundo - todavia, isso não basta. O vírus pode estar a 'esconder-se' nestes cinco itens da sua casa. 

09h24 - António Costa disse assumiu esta sexta-feira, em entrevista à Rádio Renascença, que este "é seguramente o momento mais difícil do país" e que é preciso "confiança" para "todos juntos" ultrapassarmos esta fase. 

Já sobre o período escolar, António Costa adiantou que a data limite, para o recomeço das aulas com ensino presencial, designadamente no secundário, é 4 de maio, para que o calendário escolar possa ser cumprido. A decisão será tomada no próximo dia 9 de abril, depois de reunir com epidemiologistas e partidos. 

09h20 - A Itália continua no topo dos países com o maior número de mortes pelo novo coronavírus. Seguem-se a Espanha e os Estados Unidos. 

09h17 - Os apelos são constantes, mas necessários. Em fase de pandemia, fique em casa. Proteja-se a si e aos outros. Fique com o vídeo da PSP. 

09h13 - E agora o desporto. A Liga está a estudar algumas possibilidades de reatar a Liga e um dos cenários pode passar pelas equipas deslocaram-se ao Algarve e realizarem parte das 10 jornadas que faltam à porta fechada, ficando, assim, isoladas e instaladas em unidades hoteleiras da região, avança o jornal A BOLA. 

09h08 - 'Portugal fechado na Páscoa; Mais de 1 milhão de infetados'. Fique com os destaques dos jornais nacionais desta sexta-feira. 

09h05 - O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos condenou a decisão de encerramento total do hospital e clínicas do SAMS, serviço de saúde dos bancários, e instou o Governo a intervir com vista à reposição da normalidade.

09h02 - Sem casos de Covid-19, o concelho de Alcoutim tomou medidas tendo "acautelado os cenários mais difíceis e exigentes". Os apelos são sobretudo para quem vem de fora para um dos concelhos mais envelhecidos do país: "Uma visita de alguém assintomático, pode causar danos irreparáveis", alerta o autarca ao Notícias ao Minuto.

08h53 - Uma esperança. Uma equipa de cientistas internacionais identificou um fármaco, que ainda está a ser testado em laboratório, cuja formulação se baseia em pequenos rins produzidos a partir de células estaminais humanas e que tem o potencial de deter a propagação do novo coronavírus no organismoLeia aqui.

08h48 - Um agricultor em Devon, no Reino Unido, 'escreveu' NHS (as siglas de 'National Health Service' - 'Serviço Nacional de Saúde', em português), para demonstrar o seu apoio aos profissionais desta área que estão no combate contra o novo coronavírus

08h41 - O Governo decidiu permitir a atividade de rent-a-car em deslocações para compras de medicamentos ou prestação de serviços públicos essenciais durante o estado de emergência, que foi prorrogado até 17 de abril.

08h35 - O presidente da República do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, indultou na quinta-feira 1.207 presos no âmbito das medidas para travar a propagação da pandemia do novo coronavírus.

08h29 - Um polícia na Indonésia decidiu colocar um capacete ilustrando o novo coronavírus, durante uma campanha de consciencialização para a pandemia. Veja o resultado nesta foto da AFP, em baixo. 

08h25 - A decisão acaba de ser tomada pelo tribunal. O rapper Tekashi 6ix9ine foi libertado da prisão, estando agora obrigado a permanecer em casa por causa da pandemia do novo coronavírus, como revelam os documentos legais, esta quinta-feira. 

08h17 - A Austrália diz que o número real de infeções pela Covid-19 pode chegar aos 10 milhões de pessoas a nível global, revela a Reuters.

08h13 - Toca a todos, até à realeza. Aos 93 anos, rainha Isabel II aprendeu a trabalhar via online porque também está em isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Conheça aqui os pormenores. E Archie? O filho de Harry e Meghan tem uma atividade preferida durante a quarentena...

08h05 - O presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP), Fausto Pinto, critica a posição da Direção-Geral da Saúde sobre as máscaras de proteção face à pandemia da Covid-19 e defende que o argumento da sua ineficácia não é verdadeiro.

08h03 - O presidente da mara de Nova Iorque, Bill de Blasio, aconselhou na quinta-feira os mais de oito milhões de habitantes a taparem a boca e o nariz com material feito de pano ou papel quando andarem na rua.

08h00 - O economista Augusto Mateus disse que o atual tempo de crise não é o ideal para se discutirem instrumentos de mutualização de dívida como os 'coronabonds', mas sim para uma atuação conjunta por outras vias, face à Covid-19.

07h56 - A 3 de março, existiam cerca de 92 mil casos do novo coronavírus no mundo. Hoje, um mês depois, já há mais de um milhão de infeções.  As contas são da CNN

07h54  - A cessação dos contratos de trabalho dos profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ser suspensa durante o Estado de Emergência.

07h47 - A China vai fazer, no sábado, um dia de luto nacional pelos mais de 3.200 mortos devido a infeção pelo novo coronavírus no país, informou o Conselho de Estado chinês.

07h34 - A China registou hoje 29 novos casos de infeção pelo novo coronavírus oriundos do exterior e dois de contágio local, numa altura em que o país tenta regressar à normalidade ao mesmo tempo que previne novo surto.

07h28 - Mais de 200 portugueses a trabalhar em Timor-Leste, a maioria professores, partem para Lisboa do aeroporto da capital timorense ao início da manhã de sábado num Boeing B767-300ER da euroAtlantic airways (EAA).

07h23 - A Coreia do Sul anunciou hoje 86 novos casos por Covid-19 e ultrapassou os dez mil infetados.

07h20 - As cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de Covid-19 na região, entraram em vigor às 00h01 dos Açores (01h01 de Lisboa).

07h16 - O Peru proibiu esta quinta-feira as saídas à rua de homens e mulheres nos mesmos dias, uma medida que as autoridades alegam fazer parte da estratégia para conter o surto da Covid-19.

07h11 - O Brasil tem 299 mortos e 7.910 infetados pelo novo coronavírus, naquele que é o terceiro dia consecutivo em que o país sul-americano ultrapassa os mil casos confirmados da Covid-19.

07h07 - Se, como muitos outros milhões de pessoas no mundo, está em isolamento devido à pandemia da Covid-19, existem várias ferramentas online que o(a) podem ajudar tanto na sua vida profissional como pessoal. Conheça-as aqui.

07h04 - Os Estados Unidos registaram esta quinta-feira 1.169 mortes em 24 horas causadas pela Covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. Trump anunciou que teve um segundo teste negativo.

07h00 - Bom dia. Começamos aqui um novo acompanhamento AO MINUTO das incidências do novo coronavírus em Portugal e no Mundo. O de ontem, quinta-feira, terminou aqui. Recorde as principais notícias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório