Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19 pode provocar inflamação perigosa e irreversível no cérebro

Foram detetados pelos médicos quadros de encefalopatia necrosante aguda - uma condição que surge muitas vezes como causa direta da incidência de infeções virais, em doentes que já se encontravam neurologicamente suscetíveis.

Covid-19 pode provocar inflamação perigosa e irreversível no cérebro
Notícias ao Minuto

11:20 - 03/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Encefalopatia necrosante aguda

Nos Estados Unidos uma mulher de 58 anos infetada com Covid-19 desenvolveu uma patologia cerebral denominada encefalopatia necrosante aguda, uma condição grave que pode surgir como consequência de infeções virais como influenza e neste caso decorrente do novo coronavírus ou Sars-coV-2.

Apesar dos médicos não terem conseguido inicialmente associar o quadro de inflamação cerebral diretamente à infeção pelo novo coronavírus, a correlação acabou por se tornar clara quando examinaram um artigo publicado recentemente na revista científica The Lancet.

No dito ensaio académico, investigadores apontaram que vários doentes com Covid-19 estão extremamente mais vulneráveis a padecer de encefalopatia necrosante aguda. 

Já num outro estudo publicado no Cureus Journal of Medical Science, médicos relataram o caso de um homem de 74 anos com Covid-19 com o mesmo caso de inflamação cerebral. 

De acordo com cientistas e médicos, a ocorrência de infeções virais pode provocar uma chamada "tempestade de citocinas no cérebro". Por outras palavras, as 'tempestades' inflamatórias que normalmente ajudam o corpo a combater doenças  e vírus descontrolam-se e acabam por agredir violentamente o tecido infetado, inflamando-o.

“A descoberta é muito importante para todos médicos, enfermeiros e cuidadores permanecerem atentos a pacientes que apresentem um nível alterado de consciência", afirmou num comunicado à imprensa a neurologista Elissa Fory, que tratou a paciente norte-americana de 58 anos. 

Este estudo mais recente foi divulgado no periódico científico Radiology

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório