Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Covid-19: Há mais 13 idosos infetados em lar de Ílhavo

Os primeiros testes realizados a 20 utentes do lar São José, em Ílhavo, onde morreu uma idosa infetada com o novo coronavírus, permitiram diagnosticar mais 13 casos positivos de covid-19, informou hoje fonte da instituição.

Covid-19: Há mais 13 idosos infetados em lar de Ílhavo
Notícias ao Minuto

13:05 - 03/04/20 por Lusa

País Coronavírus

"Estes utentes durante o dia de ontem [quinta-feira] estiveram estáveis e sem ocorrências de relevo. Estes 13 utentes encontram-se na ala de isolamento. Todos os familiares foram contactados para comunicar a situação", disse o diretor do lar, Luís Oliveira, numa nota publicada na página da instituição na rede social Facebook.

Na quarta-feira, ao fim da tarde, foram rastreados os primeiros 20 utentes do lar, tendo os restantes 34 utentes realizado os testes de despistagem da covid-19 na quinta-feira.

Luís Oliveira diz que espera conhecer hoje os resultados dos testes realizados ao segundo grupo de utentes para definir o que se vai fazer no imediato.

"O facto de aparecerem resultados positivos em utentes sem qualquer sintoma, autónomos, que circulam pela instituição, faz com que nos tenhamos que preparar para mais casos", adianta o responsável.

Esta sexta-feira vão ser também realizados testes aos colaboradores da instituição.

A primeira vítima mortal do lar foi uma mulher de 85 anos que morreu na terça-feira, depois de ter sido transportada para o Hospital de Aveiro onde lhe foi diagnosticada a doença.

Na terça e quarta-feira foram transportados para o Hospital de Aveiro dois utentes que também foram diagnosticados com covid-19.

Neste momento, permanecem no lar 54 utentes, a maioria dos quais com idades acima dos 80 anos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 51 mil.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Portugal regista hoje 246 mortes associadas à covid-19, mais 37 do que na quinta-feira, e 9.886 infetados (mais 852), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de 19 de março, tendo a Assembleia da República aprovado na quinta-feira o seu prolongamento até ao final do dia 17 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório