Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: GNR e PSP reforçam fiscalização. Vacina com sucesso em ratos?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: GNR e PSP reforçam fiscalização. Vacina com sucesso em ratos?
Notícias ao Minuto

21:30 - 02/04/20 por Sara Gouveia

Mundo Coronavírus

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, renovou, esta quinta-feira, o Estado de Emergência até dia 17 de abril. O anúncio foi feito com um discurso onde acautelou que o caminho vai ser "muito longo e muito exigente" e que será "o maior desafio dos últimos 45 anos". Anteriormente, o primeiro-ministro, António Costa, já tinha apresentado algumas das novas medidas que constam do novo decreto - nomeadamente a proibição de deslocações para fora dos concelhos de residência durante o período da Páscoa e o encerramento de aeroportos.

Segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde há já 209 mortos e mais de nove mil infetados em Portugal. Mas há esta quinta-feira, uma boa notícia, com o número de recuperados a subir para 68.

Por seu lado, a Europa, Itália e Espanha continuam a apresentar os números mais graves desta pandemia. No mundo inteiro, no total, foram infetadas mais de um milhão de pessoas com a Covid-19 e mais de 50 mil morreram. Pode acompanhar aqui os dados do centro de pesquisa da Universidade Johns Hopkins, que estão em permanente atualização

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h - Chega ao fim este registo mas continue a acompanhar-nos de manhã.

23h58 - O governador do estado de Nova Iorque deu conta de que os hospitais nova-iorquinos têm ventiladores em stock apenas para 6 dias. "Se uma pessoa vier necessita de um ventilador e se não o tivermos essa pessoa morre", realçou Andrew Cuomo.

23h42 - A UEFA tem um plano para garantir que as competições de futebol são "decididas no campo" e retomar os campeonatos no verão. O organismo tem vários grupos de trabalho a tentar encontrar soluções para trazer de volta a competição.

23h33 - A Universidade de Coimbra (UC) decidiu hoje suspender toda a atividade presencial até ao final do presente ano letivo, devido à pandemia da Covid-19, anunciou aquela instituição de ensino superior.

23h22 - Segundo a Federação Nacional da Ordem dos Médicos italiana, já morreram 69 médicos com Covid-19 no país. Há ainda mais de 10 mil infetados entre os profissionais de saúde.

23h16 - O candidato às eleições primárias democratas norte-americanas Joe Biden pediu hoje um alívio das sanções económicas dos Estados Unidos da América (EUA) contra países afetados pela pandemia, incluindo o Irão, para possibilitar assistência médica internacional.

23h09 - O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores justificou hoje o atraso na chegada de material de proteção individual à região, para fazer face à Covid-19, com as dificuldades de transporte de carga a nível mundial.

23h01 - A empresa Roca, com sede no concelho de Leiria, anunciou hoje que cerca de 900 trabalhadores estão em 'lay-off' devido à suspensão da atividade industrial, motivada pela redução da procura e cancelamento de encomendas na sequência da pandemia de Covid-19.

22h57 - Escolas fecharam, as pessoas foram obrigadas a ficar em casa, o turismo acabou e empresas faliram, tudo num único mês. Consulte aqui uma cronologia da evolução da Covid-19 em Portugal.

22h54 - O presidente da Câmara de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, exigiu hoje o encerramento temporário do centro de saúde, após cinco profissionais terem testado positivo para a covid-19, e reclamou a desinfeção da unidade.

22h51 - Piloto de F1 desafiou seguidores a doar dinheiro e acabou... sem cabeloLando Norris desafiou os seus seguidores no Twitch a ajudarem o Fundo de Resposta e Solidariedade Covid-19 - caso doassem 10 mil dólares (cerca de 9.200 euros) raparia o cabelo. Promessa feita, promessa cumprida.

22h49 - Em casa, Boris Johnson não quis deixar de prestar homenagem aos profissionais de saúde. Os aplausos do primeiro-ministro britânico também se fizeram ver e ouvir a partir da sua residência, apesar de estar em isolamento, por ter testado positivo à Covid-19.

22h46 - Uma vacina conseguiu neutralizar a Covid-19 em ratos. Serão boas notícias? Os dados foram publicados, esta quinta-feira, pela EbioMedicine e permitem, o que parece ser, um grande avanço no controlo desta doença.

22h35 - A GNR e a PSP vão realizar, entre esta sexta-feira e a próxima quarta-feira, operações de intensificação do patrulhamento, ações de sensibilização e fiscalização em todo o país, para garantir o cumprimento das normas do estado de emergência.

22h31 -  Sabia que secar as mãos é tão importante quanto lavá-las? As mãos molhadas transferem e captam germes mais facilmente. Veja aqui qual o método aconselhado pelos especialistas.

22h27 - Todos devem ter um papel ativo no combate à Covid-19 e os mais abonados devem ajudar. É esta a opinião do avançado argentino, Carlos Tévez, avançado do Boca Juniors, que deixa ainda a proposta: "Coloco-me ao dispor do Governo. Se quiserem que dê uma mão, não há problema".

22h21 - Morreu em Itália o primeiro recluso infetado. Trata-se de Vincenzo Sucato, alegado membro da máfia de Misilmeri, que estava a recuperar num hospital de Bolonha.

22h13 - Um xerife português do condado de Essex, nos Estados Unidos, infetado com o novo coronavírus e a recuperar em casa, informou hoje que outros oito agentes do departamento testaram positivo e cerca de 20 estão em quarentena.

22h03 - O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, voltou hoje a criticar alguns governadores que impuseram medidas de distanciamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus, afirmando que têm "medinho" de serem infetados através do contacto com a população.

21h45 - O futebolista Leonardo Campana do Wolverhampton, treinado pelo português Nuno Espírito Santo, revelou hoje estar a "sentir-se muito bem", após ter testado positivo por covid-19 há cerca de duas semanas.

21h33 - O cruzeiro Zaadam, que tem a bordo passageiros infetados pelo novo coronavírus e que foi recusado por diversos portos na América Latina, foi autorizado a aportar no Estado norte-americano da Florida, anunciaram hoje as autoridades locais.

21h15 - A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, adiantou em entrevista à RTP3 que "cerca de 1.200 presos podem ser libertados", como medida preventiva de propagação do novo coronavírus nas prisões. "Estamos neste momento com uma população de cerca de 12.600 reclusos, o número nunca é fixo porque varia por dia", frisou, afirmando que estamos a falar de "cerca de 10%".

Recorde aqui o acompanhamento AO MINUTO anterior e aqui o da manhã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório