Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

AO MINUTO: As piores 24 horas do Reino Unido; 54 detidos em Portugal

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: As piores 24 horas do Reino Unido; 54 detidos em Portugal
Notícias ao Minuto

14:15 - 26/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Em Portugal, arrancou hoje a  fase de mitigação. envolvendo todo o sistema de saúde, público e privado. Esta é a terceira e a mais grave etapa de resposta à doença Covid-19 e é ativada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária. 

Esta fase tem início no mesmo dia em que se sabe que existem já 60 mortos em Portugal.  Segundo o mais recente boletim emitido pela Direção-Geral da Saúde há ainda 3.544 infetados, num aumento de 549 casos em 24 horas.

Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se satisfeito por constatar que existe "uma descida na percentagem de crescimento" dos casos de infeção por Covid-19 em Portugal, considerando que o encerramento das escolas e o isolamento social estão a ter resultados e assegurou que mantém os planos de "celebração do 10 de junho" em Lisboa, confirmando que as cerimónias previstas para a Madeira e África do Sul foram canceladas.

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

20h22 - O partido PAN vai apresentar um projeto de resolução no qual defende a suspensão de voos, comerciais e privados, "de todas as companhias aéreas" de e para o Brasil, criticando o fim das restrições à circulação.

20h15 A transmissão do coronavírus da mãe para o filho é possível durante a gravidez? Sim, mas é raro, sugere um novo estudo de cientistas chineses hoje divulgado.

20h14 - O Ministério da Cultura anunciou hoje mais um conjunto de medidas com vista a proteger consumidores e promotores de espetáculos cancelados devido à pandemia da covid-19, que devem reaver o valor pago pela reserva de uma sala.

20h12 - O bastonário da Ordem dos Advogados convocou para segunda-feira uma reunião de urgência do Conselho Geral para discutir medidas excecionais e temporárias a aplicar aos advogados e solicitadores devido ao novo coronavírus, incluindo em matéria da Caixa de Previdência.

20h01 - A Costa Rica anunciou que nas últimas 24 horas registou o maior aumento de número de casos de Covid-19 no país. Num dia, foram registados mais 30 novos casos. No total, foram identificados 231 infetados e confirmadas duas mortes, até ao momento. 

19h59 - A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans) manifestou-se hoje contra o acordo entre o Governo e a Antram, que suspende a obrigação de isolamento dos motoristas de mercadorias que regressem a Portugal.

19h54 - Marcelo Rebelo de Sousa já deu luz verde a algumas das medidas apresentadas hoje pelo Governo. De acordo com uma nota divulgada no página oficial da Presidência, foi promulgado o "diploma que estabelece medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia da doença Covid-19 no âmbito cultural e artístico" e o "diploma que estabelece medidas excecionais e temporárias de fomento da aceitação de pagamentos baseados em cartões".

19h50 - O Banco Mundial disponibilizou a Angola 15 milhões de dólares (13,8 milhões de euros) para as ações de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

19h46 - Nove em cada dez inquiridos num estudo português divulgado hoje dizem só sair de casa quando é absolutamente necessário e 83% confessam que já se sentiram tristes ou ansiosos devido ao isolamento social necessário para combater a pandemia de covid-19.

19h41 - A epidemia do novo coronavírus poderá provocar 1,8 milhões de mortos no mundo apesar das estritas medidas de contenção destinadas a reduzir a propagação, de acordo com uma estimativa hoje divulgada por investigadores do Imperial College de Londres.

19h39 - Transmissão local nos Açores mantém-se restrita a um caso. A Autoridade de Saúde Regional dos Açores decidiu testar mais de 30 pessoas que tiveram contacto com os casos que originaram a primeira transmissão local de covid-19 na região e todos tiveram resultado negativo.

19h32 - Até às 18h de hoje, foram detidas, em Portugal, 54 pessoas por crime de desobediência e encerrados 1031 estabelecimentos por incumprimento das regras estabelecidas. O Ministério da Administração Interna "reitera o apelo a todos os cidadãos para o escrupuloso cumprimento das medidas impostas pelo Estado de Emergência, contribuindo assim para conter a propagação da pandemia".

19h26 - De acordo com dados obtidos pela agência France Presse junto de fontes oficiais, desde o início do surto da Covid-19 já foram registadas 22.920 mortes, em 182 países e territórios. Na China foram identificados 81.285 casos e confirmadas 3.287 mortes. Em Itália foram contabilizados 80.539 casos, e 8.165 mortes e nos Estados Unidos 75.233 infetados e 1.070 vítimas mortais. No total, mais de meio milhão de pessoas estão infetadas no mundo inteiro

19h10 - A Direção-Geral de Saúde divulgou vídeo sobre como os cidadãos podem (e devem) ajudar os mais velhos durante a pandemia. "Há que proteger quem sempre nos protegeu!". Veja o vídeo AQUI. 

19h09 - A prova 500 milhas de Indianápolis, uma das mais icónicas do automobilismo mundial, foi adiada pela primeira vez na história, de maio para agosto, devido à pandemia da covid-19.

18h54 - Jérôme Salomon, diretor-geral da Saúde francês, anunciou que o número de vítimas mortais subiu para 1.696 em França, sendo que nas últimas 24 horas morreram 365 pessoas devido à Covid-19. Ao todo há registo de 19.155 infetados, cita o Le Figaro. 

18h43 - A nível local, os municípios continuam a avançar com medidas de apoio e proteção da população. Conheça as últimas soluções implementadas: 

  • A Liga dos Amigos do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, informou que, em colaboração com a diocese, vai criar, no seminário local, um hospital de retaguarda para responder à pandemia;
  • Penafiel ajuda famílias carenciadas no pagamento da eletricidade, medicação e água;
  • A Câmara de Ponta Delgada vai suspender o pagamento das rendas até junho aos residentes das 209 habitações sociais do município;
  • O Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Braga foi hoje ativado;
  • O município de Sátão vai colocar no terreno um projeto de apoio social, a partir de segunda-feira;
  • Penacova vai avançar com a redução ou isenção do pagamento das faturas de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos;
  • Centro de Negócios de Ansião e escolas vão ser centros de apoio operacional e logístico na resposta de socorro a uma eventual situação de emergência no concelho;
  • A Câmara de Vila Nova de Cerveira vai lançar, amanhã, uma plataforma 'online' para monitorizar, diariamente, a evolução de pandemia no concelho;
  • A Câmara do Fundão vai doar mil viseiras a profissionais de saúde, lares e agentes de proteção civil local e regional;
  • A Câmara da Amadora adquiriu equipamentos de proteção e material médico para entregar a várias organizações e instituições do concelho.

18h42 - A diretora da Unicef alertou hoje que as medidas para controlar a pandemia da covid-19 estão a pôr em risco a vacinação de crianças, nomeadamente em África, Ásia e Médio Oriente.

18h37 - O PCP reagiu com críticas duras às medidas anunciadas pelo Governo para minorar os efeitos económicos da pandemia de covid-19 por facilitarem o 'lay off' nas empresas e imporem "uma redução dos rendimentos dos trabalhadores".

18h35 - Cuba anunciou hoje a segunda vítima mortal devido à covid-19. Trata-se de um turista russo de 45 anos. Até à data, o país conta com 67 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus.

18h27 - A Bélgica registou até ao momento 6.235 casos positivos de Covid-19. Até ao momento, nas últimas 24 horas registou-se o maior aumento de casos no país, sendo que foram identificados mais 1.298 novos infetados. No total, já morreram 220 pessoas, adiantou hoje o Ministério da Saúde belga, em conferência de imprensa. 

18h21 - O Ministério da Saúde britânico anunciou que, no total, o surto de Covid-19 já provocou a morte de 578 pessoas no Reino Unido, havendo um registo de 113 vítimas mortais nas últimas 24 horas e 2.129 novos infetados. O número de casos confirmados subiu assim para 11.658

18h19 - O Governo decidiu suspender por 15 dias o tempo de descanso dos motoristas de bens essenciais, em linha com as orientações europeias, facilitando e agilizando o transporte de mercadorias, face ao desenvolvimento da pandemia covid-19.

18h11 - "Vírus ameaça destruir-nos", afirmou o diretor da Organização Mundial de Saúde aos membros do G20, relembrando os dirigentes que "nenhum país consegue combater o vírus sozinho".

18h07 - O grupo parlamentar do CDS na Assembleia da República recomendou hoje ao Governo a implementação de "medidas excecionais que permitam combater os efeitos negativos da pandemia" de covid-19 na economia dos Açores e da Madeira.

18h01 - O líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, manifestou-se hoje disponível para aprovar uma revisão orçamental que contemple 400 milhões de euros para fazer face aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 na economia, que se estima atingir 10% do PIB.

17h59 - A Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários alertou hoje para a falta de equipamentos de proteção individual nas corporações de bombeiros, o que pode pôr em causa o transporte de doentes com covid-19.

17h55 - De acordo com o balanço diário realizado pela Johns Hopkins University, há já registo de mais de 510 mil casos de infetados de Covid-19 no mundo

17h48 - O número de casos de infeção pelo novo coronavírus na África do Sul aumentou nas últimas horas para 927, enquanto o Governo prepara um recolher obrigatório sem precedentes para contrariar a pandemia, anunciou hoje o ministro da Saúde.

17h47 - Polícia francesa ameaçou parar controlos durante quarentena. Um conjunto de sindicatos da força de segurança em causa fez esta quinta-feira "um aviso solene" ao ministro do Interior, Christophe Castaner, que podem parar os controlos durante a quarentena caso não tenham acesso a máscaras de proteção.

17h43 - A plataforma do ensino superior já com quase 200 mil alunos e professores. As aulas à distância têm cada vez mais alunos, segundo dados do Governo que indicam que uma destas ferramentas acolheu num dia quase 200 mil participantes e permitiu cerca de nove mil aulas e reuniões.

17h39 - Com dúvidas sobre as novas medidas apresentadas hoje pelo o Governo? Conheça AQUI, em detalhe, as 8 medidas anunciadas para ajudar famílias e empresas em resposta ao impacto que a pandemia do novo coronavírus em Portugal.

17h35 - O PCP/Madeira anunciou hoje que apresentou na Assembleia Legislativa Regional uma proposta a recomendar a criação de um programa de emergência para a Inspeção Regional de Trabalho, considerando que, com a covid-19, se agravou a exploração dos trabalhadores.

17h33 - Costureiras fabricam máscaras e informáticos viseiras em impressoras 3D na região Oeste, num movimento que se estende ao país para colmatar falhas do mercado para unidades de saúde e lares e ajudar a combater a pandemia de covid-19. Conheça as histórias destes voluntários AQUI.

17h28 - "Se há algo mais contagioso do que este vírus, é amor e a compaixão. E, face à adversidade, os cidadãos europeus estão a demonstrar o quão fortes podem ser". Veja o discurso de Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, realizado hoje no Parlamento Europeu sobre a resposta da Europa à pandemia da Covid-19.

17h26 - A edição deste ano do Festival Músicas do Mundo, previsto entre 18 e 25 de julho, em Sines, distrito de Setúbal, foi hoje cancelada por não estarem garantidas as condições sanitárias e logísticas, devido à covid-19.

17h17 - O PAN apresentou hoje um projeto de resolução no qual defende o "rastreio regular e obrigatório" à covid-19 dos funcionários dos lares de idosos e instituições de acolhimento de menores, e um plano de apoio. 

17h09 - De acordo com o balanço diário da propagação da Covid-19 em Itália, o país conta agora, no total, com 80.539 casos confirmados de infetados e 8.165 mortos. Nas últimas 24 horas, morreram 662 pessoas. Apesar dos números elevados, Itália regista, ainda assim, uma quebra no aumento de vítimas mortais. Contudo, o número de infetados voltou a subir após quatro dias. 

17h07 - Honduras registou hoje a primeira vítima mortal devido à Covid-19. Trata-se de um homem de 60 anos, avança a agência de notícias EFE.

17h05 - O PCP questionou hoje o Governo sobre as medidas que vai adotar para que o "abastecimento alimentar do país seja garantido" e a "sustentabilidade do setor agrícola nacional" durante a crise causada pela pandemia de covid-19.

17h02 - O Bangladesh destacou hoje militares e polícias para impor o início do confinamento, por um período de 10 dias, no país densamente povoado, visando conter a propagação do novo coronavírus.

17h00 - Mais de 40 organizações não-governamentais presentes na Polónia apelaram hoje ao poder conservador que proclame o estado de catástrofe natural, que permitiria o adiamento das eleições presidenciais previstas para maio devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

16h56 - Com saudades de ir ao teatro? Companhia de teatro João Garcia Miguel tem 38 peças para ver online. Saiba mais AQUI.

16h50 - A nível local, os municípios continuam a tomar medidas de adaptação, proteção e combate ao surto da Covid-19

  • Vila Real de Santo António cria equipa para avaliar danos económicos;
  • O Exército vai fazer amanhã uma desinfecção no Lar de Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, onde foram confirmados 11 casos de idosos com covid-19;
  • A Câmara de Idanha-a-Nova distribuiu equipamento de proteção individual aos militares da GNR, iniciou a desinfeção dos espaços públicos exteriores e entregou cabazes alimentares ao domicílio;
  • Mogadouro anunciou a isenção do pagamento de água, saneamento e taxas de resíduos sólidos urbanos por "tempo indeterminado";

16h49 - A companhia aérea portuguesa TAP vai realizar na sexta-feira um novo voo a partir da cidade da Praia, Cabo Verde, para repatriar dezenas de portugueses que não conseguiram embarcar na quarta-feira, disse à Lusa fonte diplomática portuguesa.

16h48 - O diretor do departamento africano do Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou hoje que a política orçamental deve assumir um papel central na mitigação do choque provocado pela pandemia da covid-19 na África subsariana.

16h42 - O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, defendeu hoje a criação de um instrumento europeu comum de emissão de dívida para enfrentar a crise provocada pela covid-19, considerando que esta é "a escolha certa a fazer".

16h39 - A Câmara de Lisboa está a preparar um hospital de campanha, no Estádio Universitário, com capacidade para cerca de 500 pessoas. "[O hospital] irá servir como hospital de retaguarda para os doentes menos graves, mas que ainda necessitem de cuidados hospitalares", esclarece a autarquia.

16h37 - Onze artistas nacionais participam no festival 'Wash Your Hands Say Yeah', que se estreia no domingo, com transmissão 'online', convidando a ouvir música, a ficar em casa e a lavar as mãos para ajudar a travar a pandemia da covid-19. Saiba quem vai atuar AQUI. 

16h35 - O Governo chinês anunciou hoje que vai suspender temporariamente a entrada no país de cidadãos estrangeiros, incluindo quem possui visto ou autorização de residência, como medida de prevenção contra a propagação do novo coronavírus.

16h31 - Acabou a conferência de imprensa realizada após o Conselho de Ministros. Questionada pelos jornalistas, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa afirmou que "não estão previstos" apoios para o pagamento de água, luz e gás de pessoas em situação de desemprego.

16h30 - Dois ventiladores e centenas de equipamentos de proteção individual foram doados recentemente ao Centro Hospitalar de Setúbal por empresas e particulares, num gesto de ajuda ao combate à pandemia, foi hoje anunciado.

16h27 - As medidas excecionais relativas a espetáculos não realizados em Portugal devido à pandemia da covid-19 abrangem iniciativas agendadas desde 28 de fevereiro e até 90 dias úteis depois do fim do estado de emergência, segundo um decreto-lei hoje aprovado.

16h26 - Mais de 85% das empresas afirmam que podem e conseguem funcionar em regime remoto ou misto, revela o barómetro da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing sobre impacto do novo coravírus no 'marketing', hoje divulgado.

16h23 - Governo quer incentivar à utilização do cartão bancário nos pagamentos, como forma de evitar contacto entre clientes e comerciantes, motivo pelo qual suspendeu as comissões nas transações, ao mesmo tempo que proíbe que as empresas coloquem limites em termos de valores. 

16h18 - Os dirigentes de países membros do G20 anunciaram hoje a intenção de injetar "mais de cinco biliões de dólares" na economia mundial para "contrariar as consequências sociais, económicas e financeiras da pandemia".

16h07 - Mariana Vieira da Silva explicou, em conferência de imprensa, que as faltas estão justificadas para quem tem filhos a cargo e não pode ir trabalhar e a quem tem ascendentes que precisam de cuidados em casa. Esta medida é ainda prolongada para o período das férias da Páscoa, adiantou a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa. 

A governante esclareceu também que a prestação social irá ser suspensa no período de férias da Páscoa mas poderá ser reavaliada depois da paragem do calendário escolar. A rede de escolas de apoio a famílias que não podem ficar em casa com os filhos ou carenciadas continuará a funcionar  durante as férias da Páscoa.

16h06 - A Direção-Geral da Saúde definiu hoje a reorganização dos serviços de medicina intensiva, nomeadamente a suspensão de atividades de consultoria não urgente a outros serviços hospitalares e consultas de seguimento. Saiba mais AQUI

16h05 - As autoridades de Macau anunciaram hoje mais dois casos de contágio da covid-19, elevando o número de infetados para 33 desde o início do surto do novo coronavírus.

15h54 - Ainda em conferência de imprensa após a reunião de hoje de Conselho de Ministros, Pedro Siza Vieira avançou ainda que o mecanismo de layoff simplificado foi alargado a mais empresas, aplicando-se a “um conjunto de situações mais vasta do que a que resultavam da portaria anterior”. O ministro da Economia justificou o alargamento da medida com o “agravamento da situação económica” que se verificou desde o dia 15 de março.

15h52 - A Associação de Produtores Independentes de Televisão defendeu a criação de uma linha de crédito específica para o setor audiovisual, num comunicado hoje divulgado, no qual elenca várias medidas que considera "cruciais para que o setor sobreviva".

15h51 - O Presidente chinês, Xi Jinping, pediu hoje aos países do G20 para baixarem as taxas alfandegárias e facilitarem o comércio como sinal de confiança para a economia mundial face à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

15h50 - O Conselho das Finanças Públicas apelou hoje ao uso de financiamento europeu conjunto, cujos recursos devem ser direcionados "sem demora" às famílias e empresas, no âmbito das medidas económicas de resposta à pandemia.

15h47 - O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho apelou hoje a quem "ainda olha" para a pandemia covid-19 de "forma leviana" para "cumprir isolamento", porque "o número de casos vai subir muito".

15h36 - A Organização Mundial de Saúde defendeu hoje que o reforço dos cuidados de saúde mental durante a pandemia da covid-19 é essencial para dar resposta a necessidades emergentes e inevitáveis, associadas à deterioração do bem-estar psicológico.

15h31 - Um autocarro que transportava idosos infetados foi apredejado em Espanha. Seis pessoas foram detidas e acusadas do crime de desordem pública na sequência dos distúrbios ocorridos quando o grupo de infetados com o coronavírus chegou a uma localidade da província de Cádis (Sul).

15h29 - O Governo aprovou adiamento do pagamento dos empréstimos por 6 meses para quem está em "situação económica difícil". A decisão foi aprovada em Conselho de Ministros. Saiba tudo AQUI

"Foi também aprovado um decreto-lei que estabelece as medidas excecionais de apoio e proteção de famílias, empresas e instituições particulares de solidariedade social, entre outras instituições da economia social, estabelecendo uma moratória de capital e juros de 6 meses para assegurar o reforço da tesouraria e liquidez, atenuando os efeitos da redução econonómica", esclareceu o ministro Siza Vieira, em conferência de imprensa. 

15h27 - Redes criminosas em algumas regiões estão a aproveitar a perturbação criada pela pandemia de Covid-19 e a aumentar as suas atividades, alertou hoje a Iniciativa Global contra o Crime Transnacional Organizado, apontando, entre outros exemplos, o da Guiné-Bissau.

15h25 - Sabia que já pode receber medicamentos em casa através dos CTT? Uma parceria entre as farmácias e os CTT permite entregas em todo o país. O serviço será disponibilizado a um preço promocional, até 30 de abril, de três euros (mais IVA) por entrega.

15h24 - Os sem-abrigo de Coimbra estão a ser encaminhados para instituições de acolhimento, através da Segurança Social, e monitorizados diariamente em relação à covid-19, disse hoje o vereador da Câmara com o pelouro da Ação Social, Jorge Alves.

15h21 - O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, o atual e a ex-ministra da Saúde, Olivier Véran e Agnes Buzin, são alvo de queixas-crime coletivas e individuais, por alegadamente colocarem em risco a vida de terceiros e de homicídio involuntário.

15h18 - A Gestão dos Direitos dos Artistas vai antecipar o pagamento dos direitos do Audiovisual e dos Fonogramas de 2018, previsto para julho, no valor cerca de 6,5 milhões de euros, tendo em conta as "circunstâncias excecionais" vividas atualmente.

15h16 - Uma delegação russa composta por 104 pessoas, incluindo médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, chegou hoje à Lombardia, na Itália, a província mais afetada pelo coronavírus, para onde os Estados Unidos enviaram sete camiões com provisões médicas.

15h11 - A feira Art Basel, prevista para junho em Basileia, na Suíça, foi adiada para setembro, como medida preventiva para proteger a população da propagação do coronavírus, anunciou hoje a organização.

15h13 - Rui Rio, o presidente do PSD, defendeu hoje que este ano será "histórico para o futuro da União Europeia" e que se não conseguir dar uma resposta conjunta à pandemia mostrará "incoerência fatal" e "ajoelhará perante a hipocrisia".

15h09 - Uma equipa de cientistas chineses demonstrou que os pangolins são portadores de coronavírus estreitamente relacionados com a SARS-CoV-2, causadora da atual pandemia, mas não o suficiente para concluir que são responsáveis diretos pela transmissão do vírus aos humanos.

15h03 - A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) criou uma linha de apoio para a aquisição de equipamentos para os profissionais de saúde que combatem a covid-19.  O acordo celebrado permite que as empresas associadas da APIFARMA canalizem donativos financeiros ou em espécie para a Ordem dos Médicos e para a Ordem dos Farmacêuticos, para o apoio à aquisição de equipamentos hospitalares, equipamentos de proteção individual e outros materiais necessários aos profissionais de saúde que se encontrem no atendimento das situações relacionadas com esta pandemia.

14h58 - O hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, está a partir de hoje apto para realizar testes de despiste à covid-19.

14h56 - Ex-chefes de Estado e de governo da América Latina pediram ao secretário-geral da OEA, Luis Almagro, que ordene aos governos de Cuba, Venezuela e Nicarágua a libertação dos presos políticos devido ao risco da covid-19.

14h54 - O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) criou um programa com medidas para apoiar alunos alojados nas residências da instituição e os mais carenciados, em isolamento social.  200 alunos que se mantêm nas residências estão em "isolamento preventivo e cautelar". As saídas foram reduzidas às situações "inadiáveis, indispensáveis e estritamente necessárias".

14h51 - Um especialista da Organização das Nações Unidas em direitos humanos apelou ao cessar-fogo na República Centro-Africana (RCA), país que considera estar à beira de "uma catástrofe" sanitária definitiva se não concentrar esforços no combate ao novo coronavírus.

14h49 - A adaptação de uma máquina até aqui dedicada às dádivas e transfusões de sangue no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) permite agora a esta unidade de saúde fazer 1.000 testes/dia à covid-19"O investimento foi zero. A máquina estava cá e servia outra área", descreveu esta manhã o presidente do conselho de administração do CHVNG/E, Rui Guimarães.

14h45 - Cinco hospitais privados de Lisboa, Porto e Algarve, com 330 lugares disponíveis e 80 camas de cuidados intensivos, já podem receber doentes com covid-19.

14h35 - O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, afirmou hoje que Espanha pode estar a aproximar-se do "pico da curva" de contágios do novo coronavírus, após a qual se inicia uma fase de estabilização da pandemia.

14h33 - Bolsonaro publicou decreto que autoriza cultos religiosos na quarentena. O Presidente do Brasil considera que as atividades religiosas e as casas de apostas são serviços essenciais.

14h30 - Em França, mais de 40 mil pessoas inscreveram-se numa iniciativa sindical que visa juntar pessoas em desemprego parcial e agricultores, para trabalhar durante a quarentena.

14h15 - O lar de Vila Nova de Famalicão que no domingo foi evacuado devido à covid-19 regista um total de 32 infetados, entre utentes e funcionários, revelou hoje o presidente da câmara.

14h12 - Um avião da Hi Fly partiu hoje de Lisboa para a Xangai, na China, regressando na sexta-feira com 35 toneladas de equipamento médico e de proteção individual para Portugal para o combate à covid-19, segundo a companhia aérea.

14h10 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório