Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

PCP questiona Governo sobre medidas para abastecimento alimentar

O PCP questionou hoje o Governo sobre as medidas que vai adotar para que o "abastecimento alimentar do país seja garantido" e a "sustentabilidade do setor agrícola nacional" durante a crise causada pela pandemia de covid-19.

PCP questiona Governo sobre medidas para abastecimento alimentar
Notícias ao Minuto

17:07 - 26/03/20 por Lusa

Política Covid-19

A bancada comunista quer ainda saber os apoios que o executivo pretende tomar para "apoiar os pequenos e médios agricultores e produtores", numa pergunta ao Ministério da Agricultura, enviada através da Assembleia da República.

Para os comunistas, "a segurança e capacidade de abastecimento alimentar podem estar ameaçadas" pela atual pandemia, no país e no mundo, pelo que é necessário "assegurar maior capacidade de produzir" o que Portugal "necessita para a sua alimentação".

Numa nota divulgada hoje, o PCP defende medidas para a "manutenção dos postos de trabalho e dos rendimentos da população, a salvaguarda das micro, pequenas e médias empresas e agricultores", mas também propõe a "intensificação da produção nacional" que permita "o aumento da disponibilidade de bens alimentares e essenciais".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

O país encontra-se em estado de emergência até às 23:59 de 02 de abril devido à pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório