PJ em operação contra a imigração ilegal em Lisboa. Há 55 detidos

Operação decorreu esta manhã de quarta-feira.

PJ

© Global Imagens

Andrea Pinto
09/07/2025 10:44 ‧ há 3 horas por Andrea Pinto

País

Imigração

A Polícia Judiciária realizou uma operação contra a imigração ilegal, que incide, sobretudo, na região da Grande Lisboa, indicaram as autoridades policiais através de comunicado, numa notícia primeiramente avançada pela RTP.

 

A Polícia Judiciária confirmou a detenção de 55 pessoas, suspeitas da prática de crimes de auxílio à imigração ilegal, associação de auxílio à imigração ilegal e falsidade informática.

Segunda a PJ, os suspeitos visados na operação 'Aliança Digital' "delinearam e concretizaram um plano criminoso, através das redes sociais, com o intuito de promover a regularização fraudulenta de cidadãos estrangeiros."

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a autoridade explica que o 'modus operandi' dos detidos consistia em promover reuniões com os cidadãos estrangeiros, "onde lhes era explicado que a forma mais fácil de se regularizarem e obterem autorização de residência seria com a abertura de empresa".

"Posteriormente, uma vez que tais procedimentos eram exigentes, os suspeitos passaram a sugerir a realização de casamentos de conveniência com cidadãs portuguesas, não havendo qualquer relação entre os nubentes, mediante o pagamento de elevadas contrapartidas pecuniárias", acrescenta a PJ.

A operação em causa, desenvolvida através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), contou com a colaboração de cerca de 300 elementos da PJ, tendo sido cumpridos 57 mandados de busca e apreensão.

As buscas agora realizadas permitiram a recolha e apreensão de prova de natureza documental e digital relevantes para o inquérito e ainda, para a identificação de outros suspeitos.

Os detidos serão presentes ao Ministério Público.

Autoridades portuguesas combatem imigração ilegal

Esta é uma das várias operações que as autoridades portuguesas têm protagonizado ao longo dos últimos meses, contra a imigração ilegal.

Recorde-se que no final de junho, a PSP realizou uma operação num edifício que funcionava, alegadamente, como igreja evangélica. No seu interior, foi descoberto que dezenas de pessoas em situação irregular estavam a viver no armazém.

No total, a PSP fiscalizou "24 cidadãos estrangeiros, encontrando-se todos em situação regular em território nacional, com exceção de um cidadão que se encontrava em situação irregular". Nesta sequência, foi "elaborada uma notificação de abandono voluntário pela situação irregular em território nacional" e elaborado um "auto de notícia pelo crime de falsificação de documento e apreensão do respetivo documento". 

Dois detidos por auxílio à imigração ilegal. Investigada corrupção

Dois detidos por auxílio à imigração ilegal. Investigada corrupção

Duas pessoas foram detidas por suspeitas de auxílio à imigração ilegal e de tráfico de pessoas, no âmbito de uma operação que incluiu o cumprimento de 70 mandados de busca em vários locais do norte e centro do país.

Lusa | 18:41 - 06/06/2025

No início do mesmo mês duas pessoas foram detidas por suspeitas de auxílio à imigração ilegal e de tráfico de pessoas, no âmbito de uma operação que incluiu o cumprimento de 70 mandados de busca em vários locais do norte e centro do país.

As suspeitas recaiam sobre o aproveitamento por um grupo de pessoas e de sociedades da "fragilidade documental, social e económica de diversos cidadãos originários de países terceiro". Estes, na esperança de ver a sua permanência regularizada em Portugal, aceitavam trabalhar sem contrato formalizado, recebendo remuneração inferior à praticada no mercado para as funções realizadas em setores de utilização intensiva de mão-de-obra, como o do abate, preparação e comercialização de carne.

Os detidos ficaram em prisão preventiva, indiciados pelos crimes de auxílio à imigração ilegal, de associação de auxílio à imigração ilegal, de angariação de mão-de-obra ilegal, de tráfico de pessoas e de branqueamento.

Leia Também: Ex-líder do CDS acusa Governo de "ir atrás das preocupações do Chega"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas