Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Clima: Futuro enviado da ONU aponta lentidão das empresas

O futuro enviado especial das Nações Unidas para o clima avisou hoje as empresas de que a sua lentidão na luta contra as alterações climáticas lhes custará danos irreversíveis nos negócios.

Clima: Futuro enviado da ONU aponta lentidão das empresas
Notícias ao Minuto

16:30 - 30/12/19 por Lusa

Mundo Clima

Em entrevista à rádio britânica BBC4, Mark Carney, que até março estará em funções como governador do Banco de Inglaterra, afirmou que a crise climática é "uma tragédia que se avizinha" marcada por "acontecimentos meteorológicos extremos" e que em breve será "demasiado tarde para agir".

"Para cada empresa, instituição financeira, geradores de ativos, fundos de pensões ou seguradoras, a pergunta é: qual é o vosso plano?", declarou.

Mark Carney admitiu que o setor financeiro já começou a limitar os investimentos em combustíveis fósseis, como o carvão, mas que o ritmo ainda é demasiado lento.

"O receio é que passemos mais uma década com ações louváveis, mas insuficientes e que ultrapassemos muito rapidamente o limite de 1,5 graus centígrados", salientou, referindo-se ao objetivo do Acordo de Paris, que é limitar o aquecimento global em relação à era pré-industrial.

Os ativos das empresas podem perder valor se continuarem a investir em energias poluentes que serão a prazo abandonadas, além do impacto económico das catástrofes climáticas.

Mark Carney foi escolhido para suceder ao bilionário Michael Bloomberg como enviado especial da ONU para o clima e tem-se focado no mundo empresarial com avisos sobre o risco que constitui a urgência climática.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório