Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul envia tropas contra violência

A Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (Minuss) anunciou hoje ter enviado tropas à localidade de Maper, no centro do país, para tentar travar a violência que já provocou 79 mortos.

Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul envia tropas contra violência
Notícias ao Minuto

11:20 - 03/12/19 por Lusa

Mundo Nações Unidas

"Setenta e cinco capacetes azuis das Nações Unidas foram temporariamente deslocados de Rumpek para Maper para prevenir mais violência intercomunitária na região dos Lagos do Norte", anunciou a Minuss em comunicado.

Este destacamento de soldados nepaleses surge após as autoridades locais terem anunciado que "cerca de 79 pessoas morreram e 101 ficaram feridos numa série de ataques comunitários e ataques de represália entre as comunidades Gak e Manuer, cerca de 100 quilómetros ao norte de Rumbek", acrescentou.

O Sudão do Sul mergulhou numa guerra civil em dezembro de 2013, dois anos após a sua independência do Sudão.

O conflito, marcado por atrocidades e o recurso à violação como arma de guerra, fez mais de 380 mil mortos e forçou mais de quatro milhões de sudaneses do Sul, perto de um terço da população, a deixarem as suas casas.

Um acordo de paz alcançado em setembro de 2018 levou a uma acentuada queda dos combates, mas os grupos rebeldes que não assinaram o acordo continuaram a combater o Governo no sul do país, persistindo a violência comunitária.

O emissário da ONU no Sudão do Sul, David Shearer, apelou à calma.

"Exortamos as comunidades e os seus líderes a porem fim à violência e a unirem-se na reconciliação e na paz, para o bem do seu povo", declarou em comunicado.

A Minuss explicou que as tropas tiveram de seguir em helicópteros para Maper, uma vez que as fortes chuvas impossibilitaram o transporte terrestre.

Também por ar seguirá o equipamento pesado, como veículos, os quais permitirão aos capacetes azuis deslocarem-se mais facilmente entre as comunidades isoladas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório