Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente do Quénia tem de estar presente no seu julgamento

O presidente queniano, Uhuru Kenyatta, tem de estar presente no seu julgamento por crimes contra a humanidade e as exceções serão analisadas caso a caso, decidiu hoje o Tribunal Penal Internacional (TPI).

Presidente do Quénia tem de estar presente no seu julgamento
Notícias ao Minuto

17:05 - 26/11/13 por Lusa

Mundo TPI

"Como regra geral, Kenyatta deve estar presente no julgamento", indicou o TPI num comunicado.

"Todos os futuros pedidos para ser dispensado de assistir a partes do julgamento serão analisados caso a caso", adiantou.

O julgamento de Kenyatta, acusado de envolvimento na violência pós-eleitoral no Quénia em 2007-2008, que causou mais de 1.000 mortos e centenas de milhares de deslocados, deve iniciar-se a 05 de fevereiro.

A 18 de outubro, os juízes dispensaram o presidente do Quénia para que pudesse gerir as consequências do ataque em setembro a um centro comercial em Nairobi, que causou 67 mortos, e duas semanas mais tarde o tribunal adiou o início do julgamento.

Kenyatta, de 52 anos, eleito presidente em março, tem alegado que o julgamento na Holanda vai dificultar a sua gestão do país.

Os procuradores, no entanto, argumentam que a situação de Kenyatta é igual à do vice-presidente queniano, William Ruto, alvo das mesmas acusações e a quem foi ordenado o mês passado que estivesse presente no seu julgamento.

William Ruto, de 46 anos, é o primeiro alto dirigente em funções a ser julgado pelo TPI, tendo o seu julgamento tido início a 10 de setembro.

Ruto e Kenyatta, em campos opostos em 2007, foram eleitos numa lista comum nas últimas eleições presidenciais, em março, quando já tinham sido acusados pelo TPI.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório