Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Caso da quinta holandesa: Pai foi acusado de abuso sexual de dois filhos

As autoridades admitem que dois suspeitos estariam a tentar criar a sua própria seita. Mas as versões apresentadas às autoridades pelos nove filhos de Gerrit Jan van D. diferem.

Caso da quinta holandesa: Pai foi acusado de abuso sexual de dois filhos
Notícias ao Minuto

20:09 - 29/11/19 por Fábio Nunes

Mundo Holanda

As autoridades holandesas continuam a investigar o caso da família holandesa que viveu numa quinta em reclusão durante nove anos. Os procuradores disseram esta quinta-feira que o principal suspeito deste caso, o pai de nove crianças, seis das quais viviam na quinta, foi acusado de abusar sexualmente de dois dos seus filhos, adianta o The New York Times.

As vítimas são dois dos filhos mais velhos, que já não viviam com o pai, Gerrit Jan van D., de 67 anos. Os procuradores também revelaram que testes de ADN comprovaram que os nove irmãos, atualmente com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, são filhos dos mesmos pais e que Gerrit Jan van D. é mesmo o progenitor.

Para além deste suspeito, também está detido um homem de nacionalidade austríaca de 58 anos, que arrendou a Gerrit Jan van D. a propriedade situada na região de Drenthe. A BBC dá conta de que os dois homens estariam a tentar criar a sua própria seita. A polícia acredita que os filhos de Gerrit que estavam na quinta eram mantidos na propriedade contra a sua vontade.

Mas ainda subsistem algumas dúvidas em torno deste caso. É que os nove filhos do principal suspeito apresentaram versões conflituosas sobre o pai. Os quatro mais velhos, três que nunca viveram na quinta e o filho que escapou da propriedade e alertou as autoridades, reagiram às notícias que têm circulado nos media holandeses.

Demonstraram apoio à investigação criminal que está em curso e realçaram que querem ajudar a esclarecer o caso para “podermos eventualmente resumir as nossas vidas unidos”.

Mas os cinco filhos mais novos têm uma posição diferente. Mostram-se contra as acusações que pendem sobre o pai. “Temos uma experiência diferente dos nossos irmãos mais velhos. É muito dolorosa para a nossa família a divisão que se desenvolveu entre nós”, fizeram notar num comunicado.

Para além de estar acusado de abuso sexual, Gerrit Jan van D, também está a ser acusado de maus tratos a menores, lavagem de dinheiro e privação de liberdade.

Os dois suspeitos deste caso vão permanecer detidos até serem presentes a tribunal, algo que vai acontecer no dia 21 de janeiro do próximo ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório