Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sociedade civil lança plataforma para monitorizar escrutínio na Guiné

Organizações da sociedade civil guineense lançam hoje uma plataforma para monitorizar as eleições presidenciais de domingo através da recolha de informações, estando previstas ainda ações de sensibilização junto dos eleitores.

Sociedade civil lança plataforma para monitorizar escrutínio na Guiné
Notícias ao Minuto

14:44 - 22/11/19 por Lusa

Mundo Guiné-Bissau

Em comunicado, as organizações referem que está instalada uma Sala de Situação num hotel da capital guineense, onde vão estar equipas de trabalho, entre sábado e segunda-feira, que vão partilhar diariamente "informações referentes ao processo eleitoral".

"Estas informações são recolhidas por 422 monitores distribuídos por todo o território nacional. São analisadas pelos peritos da sociedade civil mobilizados para o efeito e assim partilhadas com a comunicação social, atores que acompanham as eleições presidenciais na Guiné-Bissau e com o público em geral", acrescenta-se na nota.

As organizações esperam contribuir para "eleições seguras, transparentes e inclusivas".

A Célula de Monitoramento Eleitoral é integrada pela Plataforma Política das Mulheres, Rede da Paz e Segurança para as Mulheres no Espaço dos Estados CEDEAO, Rede Oeste Africana para Construção da Paz, Federação de Associações para Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com parceria da Humanité & Inclusion, e o Grupo de Organizações da Sociedade Civil para as Eleições.

A iniciativa é apoiada pela União Europeia, pela Missão Integrada das Nações Unidas para a Consolidação da Paz e Segurança na Guiné-Bissau (Uniogbis) e pela ONU Mulheres através do Fundo de Consolidação da Paz.

As mesmas organizações monitorizaram também as eleições legislativas de 10 de março.

Mais de 760 mil eleitores escolhem no domingo o próximo Presidente da Guiné-Bissau entre 12 candidatos.

A campanha eleitoral termina hoje e no país estão 23 observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), 54 da União Africana, 60 da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e 47 dos Estados Unidos da América.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório