Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Timor-Leste congratula Presidente e vice-Presidente indonésios

O Governo timorense enviou hoje uma mensagem de felicitação pela tomada de posse do Presidente e vice-Presidente da Indonésia, reiterando o empenho no fortalecimento das relações entre os dois países.

Timor-Leste congratula Presidente e vice-Presidente indonésios
Notícias ao Minuto

10:21 - 23/10/19 por Lusa

Mundo Timor-Leste

"Timor-Leste e a Indonésia partilham uma estreita relação de cooperação, solidariedade e proximidade, num exemplar clima de verdade e amizade, o qual tem sido essencial para a consolidação da estabilidade e segurança necessárias para o desenvolvimento das duas nações", refere o executivo uma mensagem do divulgada hoje.

Na mensagem de felicitação ao Presidente Joko Widodo e ao vice-Presidente Ma'ruf Amim, o Governo timorense considera que a relação bilateral assenta "em fortes laços históricos, económicos e culturais, e na presença, em ambas as sociedades, de comunidades dinâmicas e plenamente integradas".

"Timor-Leste assume reforçada convicção no aprofundar das relações de fraterna amizade que unem os povos dos dois países, nos diversos âmbitos bilaterais e multilaterais, no decorrer do mandato que agora se inicia", refere-se na mensagem.

O Governo de Joko Widodo tomou hoje posse em Jacarta, com o chefe de Estado a escolher como ministro da Defesa o ex-general Prabowo Subianto, seu adversário nas presidenciais de abril e um dos líderes militares durante a ocupação indonésia de Timor-Leste.

Durante a campanha antes das eleições, Prabowo Subianto acusara o Presidente de fraude eleitoral "sistemática, estruturada e em massa", tendo os protestos contra o resultado das eleições resultado na morte de pelo menos nove pessoas.

Subianto, ex-genro do ditador indonésio Suharto (1967-1998), é suspeito de ser o responsável pelo sequestro e desaparecimento de vários manifestantes pró-democracia durante as manifestações que levaram à queda do regime em 1998.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório