Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

ONU aprova mantutenção de ações contra tráfico de migrantes na Líbia

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) renovou hoje a autorização para continuar a inspecionar navios suspeitos de tráfico de migrantes na costa da Líbia.

ONU aprova mantutenção de ações contra tráfico de migrantes na Líbia
Notícias ao Minuto

23:50 - 03/10/19 por Lusa

Mundo ONU

Por unanimidade, os quinze membros do Conselho aprovaram uma resolução que estende essa permissão por mais doze meses, em vigor desde 2015.

A autorização, entre outras questões, dá apoio legal à operação naval "Sofia", lançada pela União Europeia, para combater redes que transportam pessoas pelo Mediterrâneo.

A missão europeia criada em 2015 permanece em vigor no papel, mas na realidade está suspensa há meses, sem navios na área devido às divergências dos países sobre como proceder com o desembarque de pessoas resgatadas no mar.

A criação da operação e o seu efeito dissuasor contribuíram significativamente para reduzir os movimentos das máfias na área central do Mediterrâneo.

No texto aprovado hoje, o Conselho de Segurança "condena todos os atos de contrabando de migrantes e tráfico de pessoas de, para e através do território líbio e ao largo da costa da Líbia".

Segundo o mais alto órgão das Nações Unidas, essas atividades "minam ainda mais o processo de estabilização do país e colocam em risco a vida de centenas de milhares de pessoas".

A resolução renova as disposições centrais em vigor desde 2015, que autorizam os Estados membros a usar a força, se necessário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório