Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Arábia deve perceber que a "segurança não pode ser comprada", avisa Irão

O ministro das Relações Exteriores iraniano declarou hoje que a Arábia Saudita deve perceber que "a segurança não pode ser comprada", adiantando que acredita que "as tensões na região cessarão" com o fim da guerra no Iémen.

Arábia deve perceber que a "segurança não pode ser comprada", avisa Irão
Notícias ao Minuto

12:49 - 29/09/19 por Lusa

Mundo Médio Oriente

"Acima de tudo, a Arábia Saudita deve aceitar a ideia de que a segurança não pode ser comprada", disse Mohammad Javad Zarif em entrevista à agência oficial iraniana, Irna, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a decorrer em Nova Iorque, antes de regressar ao Irão.

Em seu entender, "os sauditas estão a tentar comprar segurança criando tensões e abrindo caminho para a intervenção estrangeira na região", aludindo à presença militar ocidental no Golfo.

Segundo Zarif, o reino saudita até agora pagou por "armas, amizades, apoio [de outros países]", mas deve-se livrar da "ilusão" de que também pode "comprar segurança".

Irão e Arábia Saudita são países próximos que se enfrentam nos dois lados do Golfo, o reino (sunita) da Arábia Saudita e a República Islâmica do Irão (xiita) estão envolvidos numa luta de influência regional e cortaram relações diplomáticas há anos.

Riade, mas também Washington, Berlim, Londres e Paris, acusam o Irão de ser responsável pelos ataques aéreos que danificaram a infraestrutura de petróleo na Arábia Saudita em 14 de setembro, forçando o reino saudita (o maior exportador mundial de petróleo) a reduzir fortemente sua produção.

Os Estados Unidos vão enviar 200 mísseis militares e 'Patriot' para a Arábia Saudita "à luz dos recentes ataques", anunciou o Pentágono na quinta-feira.

Teerão negou qualquer envolvimento nesses ataques reivindicados pelos rebeldes houthis do Iemen, apesar das suspeitas de que a República Islâmica apoia aquele grupo rebelde.

O Irão nega que esteja a armar os houthis - violando assim um embargo imposto pela ONU - mas Riade e Washington alegam o contrário.

"A solução [para a escalada das tensões regionais] é perfeitamente clara e é o fim da guerra no Iémen", disse Zarif à Irna.

O conflito no Iémen já causou milhares de mortos e milhões de deslocados, naquilo que a ONU chamou de "pior crise humanitária do mundo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório