Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2019
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 27º

Edição

Justiça turca ordena detenção de 188 pessoas suspeitas do golpe de 2016

As forças de segurança turcas iniciaram hoje, a pedido do Ministério Público de Ancara e Adana, duas operações para deter 188 pessoas por supostas ligações com o fracassado golpe de Estado de 2016, anunciou o jornal Hürriyet.

Justiça turca ordena detenção de 188 pessoas suspeitas do golpe de 2016
Notícias ao Minuto

12:02 - 13/09/19 por Lusa

Mundo Turquia

O Ministério Público de Ancara ordenou a detenção de 23 membros do Exército, dos quais 16 são oficiais no ativo.

As autoridades acreditam que os suspeitos têm ligações com a irmandade do clérigo Fethullah Gülen, exilado nos Estados Unidos e a quem Ancara atribui a responsabilidade do golpe de 2016.

Por sua vez, o Ministério Público de Adana ordenou a detenção de 165 pessoas por ligações "gülenistas".

As autoridades admitem que os suspeitos facilitaram as respostas dos exames a outros membros da irmandade para permitir a sua entrada em posições-chave da função pública turca.

A irmandade "gülenista", uma organização em pirâmide de simpatizantes do clérigo, normalmente com boa formação académica, colocou os seus seguidores durante décadas em altos cargos da função pública, polícia, sistema judicial e também nas forças armadas turcas.

Gülen foi um fiel aliado do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) do Presidente Recep Tayyip Erdogan, até que ambos se enfrentaram numa dura luta pelo poder em 2013.

Desde o golpe de Estado fracassado de julho de 2016, mais de 130.000 funcionários turcos foram demitidos e cerca de 80.000 pessoas acusadas de ligações com Gülen estão em prisão preventiva.

As autoridades turcas acusam Gülen de ter fomentado a tentativa de golpe de 2016, mas o religioso nega categoricamente qualquer envolvimento.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório