Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Austrália repatria descendentes de guerrilheiros do Estado Islâmico

Oito descendentes australianos de dois combatentes do grupo Estado Islâmico mortos no conflito sírio foram retirados daquele país, naquela que é a primeira repatriação organizada pela Austrália, disse hoje o primeiro-ministro.

Austrália repatria descendentes de guerrilheiros do Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

08:18 - 24/06/19 por Lusa

Mundo Síria

Scott Morrison adiantou que as oito crianças repatriadas estavam sob os cuidados das autoridades australianas.

Os 'media' australianos informaram que se tratam dos cinco filhos e netos do terrorista Khaled Sharrouf, nascido em Sydney, e de três filhos de um outro combatente do grupo extremista Estado islâmico, Yasin Rizvic, de Melbourne.

Ambos os homens e as respetivas esposas morreram na zona do conflito.

As crianças foram transportadas para o Iraque no domingo por uma organização humanitária, informou o jornal The Australian.

"A oportunidade agora é que essas crianças pequenas que estão a regressar à Austrália não possam ser responsabilizadas pelos crimes dos seus pais", disse Morrison aos jornalistas.

As crianças vão receber apoio institucional para que "possam integrar-se plenamente e em ter uma vida feliz na Austrália", disse Morrison.

"As crianças tiveram um começo de vida horrível, como resultado das decisões assustadoras dos seus pais, e (...) eu tenho certeza que eles serão abraçados pelos australianos e (...) viverão vidas positivas e felizes", acrescentou Morrison.

O governante disse, há meses, que não iria arriscar a vida de nenhum oficial para resgatar australianos do território controlado pelo Estado Islâmico.

JMC // SB

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório