Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cazaquistão: Governo eleva para 4 mil número de detidos em manifestações

Quase 4.000 pessoas foram detidas nos protestos que ocorreram antes e depois das eleições presidenciais do Cazaquistão, no início deste mês, segundo números hoje atualizados pelo ministro do Interior cazaque, citado pelos media locais.

Cazaquistão: Governo eleva para 4 mil número de detidos em manifestações
Notícias ao Minuto

09:59 - 18/06/19 por Lusa

Mundo Cazaquistão

Segundo a Associated Press, Erlan Turgumbayev disse, em declarações veiculadas hoje pelos media locais, que cerca de 700 desses detidos foram condenados a vários dias de prisão.

O Cazaquistão realizou eleições presidenciais antecipadas em 09 de junho.

No dia das presidenciais e durante vários dias após a eleição registaram-se as maiores manifestações organizadas dos últimos três anos, que foram reprimidas pela polícia.

Estimativas anteriores colocavam em menos de 1.000 o número total de detidos.

As eleições ocorreram após a renúncia do anterior Presidente, Nursultan Nazarbaiev, que deixou o cargo em março ao fim de 30 anos no poder.

Os manifestantes contestam o que consideram ser uma passagem de poder orquestrada pelo Presidente cessante.

Os observadores internacionais denunciaram "um respeito insuficiente pelos padrões democráticos", com pouco espaço para críticas ao poder e "irregularidades generalizadas".

Segundo a agência France-Presse, os observadores consideram que Nazarbaiev mantém "as rédeas" do país e apoiou a candidatura do agora Presidente eleito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório