Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Áustria vai ter eleições antecipadas após escâncalo com extrema-direita

Vice-chanceler austríaco e líder da extrema-direita está envolvido num escândalo que expõe ligações comprometedoras com a Rússia. Kurz não quer continuar a governar com o partido de extrema-direita, pedindo assim eleições legislativas antecipadas.

Áustria vai ter eleições antecipadas após escâncalo com extrema-direita
Notícias ao Minuto

19:59 - 18/05/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Escândalo

A Áustria terá eleições legislativas antecipadas, após a rutura da coligação entre conservadores e extrema-direita devido a um escândalo que abalou o país e levou à demissão do vice-chanceler, anunciou este sábado o Chanceler Federal, Sebastian Kurz.

Heinz-Christian Strache, líder do partido de extrema-direita FPÖ, formou governo com o chanceler conservador Sebastian Kurz, líder do Partido Popular Austríaco (ÖVP, conservador) em dezembro de 2017.

Na sequência das revelações conhecidas, e depois de milhares de austríacos terem pedido eleições antecipadas, Kurz já veio dizer que não pode continuar a governar  com o partido de extrema direita, colocando assim um cenário de eleições antecipadas, refere a Associated Press

"Propus ao Presidente da República que as eleições legislativas sejam realizadas o mais rapidamente possível", afirmou numa conferência de imprensa.

Strache, recorde-se, foi gravado a prometer a uma suposta sobrinha de um milionário russo a adjudicação de contratos públicos em troca de apoio financeiro, noticiou a imprensa.

Segundo informações divulgadas na sexta-feira por dois jornais alemães, o vice-chanceler demissionário foi filmado, por uma câmara oculta, a conversar com uma mulher, alguns meses antes das eleições legislativas austríacas de 2017, sobre a possibilidade de um apoio financeiro e mediático ao FPÖ em troca da adjudicação de contratos públicos.

Os títulos alemães Süddeutsche Zeitung e Der Spiegel referiram que Heinz-Christian Strache se encontrou com esta mulher por acreditar que esta teria ligações a um oligarca russo influente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório