Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Montreal decreta estado de emergência devido a inundações

A cidade de Montreal decretou sexta-feira o estado de emergência para fazer face às inundações que afetaram o leste do Canadá, no dia seguinte a uma decisão semelhante tomada pela capital federal, Otava.

Montreal decreta estado de emergência devido a inundações
Notícias ao Minuto

06:23 - 27/04/19 por Lusa

Mundo Otava

A água "continua a subir e estamos preocupados", declarou a prefeita de Montreal, Valérie Plante, numa conferência de imprensa.

"Na sequência de uma discussão com o serviço de incêndios, tomei a decisão de decretar o estado de emergência", adiantou.

A decisão permitirá à capital do Quebeque, que conta com cerca de dois milhões de habitantes, fazer "despesas suplementares", "requisitar terrenos" para instalar pessoal e material e "proceder a evacuações forçadas se necessário", esclareceu a líder do executivo municipal.

Os bairros localizados na zona oeste da ilha de Montreal foram particularmente afetados pelas chuvadas, que resultaram na retirada de mais de 1.100 pessoas no estado do Quebeque, dois anos após as piores inundações desde há mais de meio século no leste do Canadá.

Valérie Plante manifestou-se ainda muito preocupada com as previsões de precipitação para este fim de semana, em linha com o alerta do governo federal para as fortes chuvas previstas até este sábado.

Na quinta-feira, a capital do Canadá, Otava, decretou preventivamente o estado de emergência para fazer face a uma vaga de inundações em residências, e quando a previsão apontava para a continuação de forte precipitação.

Um milhar de militares foram mobilizados no Quebeque, onde mais de 3.100 residentes foram afetados pelas inundações, de acordo com um balanço provisório estabelecido pelas autoridades provinciais.

A província vizinha de Nouveau-Brunswick foi também fortemente afetada pelas inundações; 87 estradas, das quais uma parte da rede de autoestradas que atravessa todo o Canadá, foram também fechadas à circulação.

Vários bairros da capital de Nouveau-Brunswick, Frédériction, foram evacuados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório