Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Coreia do Norte adia conclusão de mega projeto turístico para 2020

A Coreia do Norte adiou mais uma vez a conclusão de um mega projeto turístico balnear, para abril de 2020, aparentemente devido às sanções impostas por causa do seu programa nuclear.

Coreia do Norte adia conclusão de mega projeto turístico para 2020
Notícias ao Minuto

06:44 - 07/04/19 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

A Zona Turística de Wonsan-Kalma, encravada entre um aeroporto recente e a costa leste do país prevê hotéis, cinemas e um parque aquático.

O local está destinado a tornar-se a peça central da nascente indústria turística da Coreia do Norte, que busca desenvolver a sua economia apesar das sanções internacionais.

O trabalho na zona turística está a ser monitorizado de perto pelo líder norte-coreano Kim Jong-un. Inicialmente estava para abrir em abril, no aniversário do nascimento do pai fundador norte-coreano, Kim Il-sung.

Mas durante uma visita recente ao local, Kim adiou a data de conclusão pela segunda vez, ordenando que a construção seja concluída no mesmo período do ano que vem, informou a agência de notícias oficial no sábado, a KCNA.

Esta decisão permitirá que os trabalhadores "terminem com perfeição [o projeto] para que o nosso povo se divirta numa área turística impecável a partir (...) do próximo ano", disse Kim, citado pela KCNA.

A inauguração foi adiada pela primeira vez em agosto, com abertura prevista para outubro de 2019.

As sanções impedem que a Coreia do Norte obtenha os materiais necessários para concluir a construção do gigantesco local à beira-mar, dizem os especialistas.

"A Coreia do Norte pode realizar a construção exterior dos hotéis em si, mas a maioria dos materiais de acabamento interno é importada", disse o investigadoe do Instituto Coreano para a Unidade Nacional, Cho Han-bum, à agência de notícias France-Presse.

Durante algum tempo, Pyongyang comprou produtos proibidos com moeda estrangeira, mas essa fonte "também secou", continuou o analista.

Em dezembro, imagens de satélite feitas por especialistas norte-americanos mostraram que a maioria dos edifícios anteriormente em construção estava quase terminada.

"A economia norte-coreana atingiu um limite por causa de sanções", sublinhou Cho.

O alívio imediato das sanções foi a principal exigência norte-coreana na segunda cimeira no final de fevereiro em Hanói, entre o Presidente dos EUA, Donald Trump, e Kim, uma reunião que terminou em fracasso.

O Presidente Trump, um ex-promotor imobiliário, destacou o potencial da Coreia do Norte no desenvolvimento do turismo, elogiando as suas "super praias" que seriam ideais para "super apartamentos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório