Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Governo francês satisfeito por evitar excessos dos coletes amarelos

O governo francês congratulou-se hoje por ter conseguido evitar "excessos" no 19.º dia de protestos dos coletes amarelos, em Paris, ao contrário do que aconteceu há uma semana nos Campos Elísios.

Governo francês satisfeito por evitar excessos dos coletes amarelos
Notícias ao Minuto

20:06 - 23/03/19 por Lusa

Mundo Castaner

"Hoje aplicaram-se as medidas corretas e os resultados estão à vista", salientou o ministro francês do Interior, Christophe Castaner, numa declaração à imprensa a partir da sede do ministério.

O governo pretendeu assinalar que corrigiu os erros na estratégia de manutenção da ordem pública aos quais atribuiu o descontrolo que permitiu, em 16 de março, que centenas de desordeiros causassem danos a centenas de estabelecimentos na avenida dos Campos Elísios.

Castaner disse que 40.500 "coletes amarelos" se manifestaram em França, um número superior aos 32.000 do passado sábado. Em Paris manifestaram-se cerca de 5.000 pessoas.

O movimento dos coletes amarelos contabilizou um total 127.212 manifestantes.

O ministro adiantou que foram feitas, em todo o país, 233 detenções e outras 107 pessoas foram multadas por se concentrarem, em cerca de 15 cidades, em zonas onde as manifestações tinham sido proibidas para evitar cenários de vandalismo e pilhagem como os que se verificaram nos Campos Elísios.

Foram também feitos 8.645 controlos preventivos.

O governante insistiu que as manifestações para as quais foi solicitada autorização decorreram tranquilamente, na sua maioria, e que "foi possível prevenir as numerosas tentativas de violência e pilhagens".

Para o conseguirem, foram mobilizados 65.000 polícias. Um agente sofreu uma paragem cardíaca na Praça da República, em Paris, e teve de ser retirado em estado muito grave.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório