Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

May pode levar nova nega. UE deve rejeitar data proposta para adiamento

A primeira-ministra britânica pediu o adiamento para o dia 30 de junho, mas embaixadores da União Europeia querem que o novo 'deadline' seja antes das eleições europeias.

May pode levar nova nega. UE deve rejeitar data proposta para adiamento
Notícias ao Minuto

12:28 - 21/03/19 por Fábio Nunes

Mundo Brexit

Bruxelas pode estar prestes a dar uma nova nega a Theresa May, desta vez relativamente à data que a primeira-ministra propôs para o adiamento. De acordo com o The Guardian, a União Europeia não quer um adiamento para lá de 22 de maio mas May queria uma extensão até 30 de junho.

Numa reunião na noite desta quarta-feira, os embaixadores da União Europeia concordaram que os riscos de manter o Reino Unido como membro do bloco europeu após 22 de maio são demasiado elevados.

Em causa estão as eleições europeias que vão decorrer entre 23 e 26 de maio. 

Segundo o The Guardian, alguns embaixadores preferem um período mais curto e outros mais longo, mas parece haver consenso que a data limite do adiamento deve ser o dia 22 de maio. 

"22 de maio deve ser o limite. A razão é que o Conselho Europeu tem de enviar uma mensagem muito clara. Sim a uma curta extensão com a condição de que a primeira-ministra passe o seu acordo na Câmara dos Comuns. Mas para lá disso é muito complicado. Não pode acontecer sem que deputados britânicos" sejam eleitos para o Parlamento Europeu, disse um dos diplomatas na reunião.

Os líderes da União Europeia reúnem-se esta quinta-feira em Bruxelas para debaterem o pedido de adiamento da data limite para o Brexit proposto por Theresa May

A data limite para a saída do Reino Unido do bloco europeu é no dia 29 de março e, independentemente da data de extensão do Brexit, May continua a precisar que o parlamento aprove o seu acordo com Bruxelas ou o a saída será uma realidade já para a semana. 

[Notícia atualizada às 12h54]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório