Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

União Europeia está "lado a lado" com o país em "momento difícil"

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse hoje que a União Europeia (UE) está "lado a lado" com a Holanda após os tiroteios que causaram várias vítimas em Utrecht, um "momento difícil" que afirmou estar a acompanhar.

União Europeia está "lado a lado" com o país em "momento difícil"
Notícias ao Minuto

15:42 - 18/03/19 por Lusa

Mundo Jean-Claude Juncker

"Falei há pouco com Mark Rutte [primeiro-ministro da Holanda] para obter uma atualização da situação em Utrecht", indica Jean-Claude Juncker, numa publicação feita através da sua conta oficial na rede social Twitter, reagindo aos ataques que causaram, pelo menos, três mortos.

O líder do executivo comunitário acrescenta que "a UE está lado a lado com a Holanda e com o seu povo neste momento difícil".

"Os meus pensamentos estão com as vítimas e as suas famílias", adianta Jean-Claude Juncker.

Também através daquela rede social, o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, manifestou-se solidário com as "famílias das vítimas do tiroteio de Utrecht e as autoridades holandesas".

"A Europa deve estar unida perante a violência e os ataques aos nossos cidadãos", adiantou.

Pelo menos três pessoas foram mortas e nove ficaram feridas nos tiroteios de hoje de manhã em Utrecht, afirmou o presidente da Câmara de Utrecht, Jan van Zanen, acrescentando que as autoridades não descartam a hipótese de "ataque terrorista".

Jan van Zanen divulgou hoje à tarde um vídeo em que disse estarem confirmados três mortes e nove feridos, vítimas dos tiroteios esta manhã em vários pontos da cidade holandesa de Utrecht.

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, já condenou os tiroteios e disse que as autoridades policiais estão a inclinar-se para a possibilidade de se tratar de um "ataque terrorista".

A polícia informou que procura Gokman Tanis, um homem de 37 anos, nascido na Turquia, suspeito de estar ligado aos tiroteios.

Uma unidade antiterrorista está ainda a investigar um Renault Clio de cor vermelha, encontrado abandonado num bairro residencial de Utrecht, que pode ter servido para transportar o autor ou autores dos tiroteios, segundo informações de jornais locais.

As autoridades anunciaram, entretanto, que passaram o nível de ameaça para o grau cinco, o mais elevado, na província de Utrecht, que durará pelo menos até às 18h00 de hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório