Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

As (arrepiantes) imagens do resgate na Nigéria após colapso de edifício

O edifício tinha três andares e crê-se que terão ficado cerca de 100 pessoas soterradas, entre elas muitas crianças.

Notícias ao Minuto

15:17 - 13/03/19 por Sara Gouveia com Lusa

Mundo Lagos

Os esforços continuam em Lagos, na Nigéria, esta quarta-feira, para retirar dos escombros de um edifício que colapsou várias pessoas e crianças. Até ao momento, há 12 mortos confirmados, entre os quais crianças, e 43 feridos, segundo fonte da equipa de resgate, em declarações ao canal de televisão nigeriano TVC News.

Estima-se que estarão cerca de 100 pessoas entre os destroços do edifício de três andares, que tinha uma escola privada a funcionar no último piso, e que cerca de duas dezenas de crianças terão já sido retiradas.

Não se sabe, porém, quantos estudantes se encontravam na escola no momento do desabamento, mas é certo que estavam aulas a decorrer aquando do incidente.

Após o colapso, a zona foi inundada por habitantes locais que queriam ajudar.

Nas imagens acima veem-se centenas de pessoas na rua e nos telhados a observar o local, alguns a tentar ajudar no resgate, transportando crianças por cima do ombro.

Uma retroescavadora está também a ser usada para levantar alguns pedaços da estrutura.

Não se sabe para já o que terá motivado a queda do edifício, mas não é incomum no país devido ao uso de materiais de construção de fraca qualidade e falta de regulamentos.

Ao jornal económico nigeriano Business Day, o responsável do gabinete de relações públicas da Agência de Controlo de Edifícios do Estado (LABCA, na sigla inglesa), Gbade Tola, referiu que o edifício tinha sido sinalizado para demolição em 2018.

"O edifício já estava afetado em 2018 e nós marcámo-lo [para demolição] em 2018. Evacuámos o edifício, mas, infelizmente, eles [os ocupantes] acabaram por regressar", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório