Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Benjamin Netanyahu vai ser acusado de corrupção

O procurador-geral de Israel vai avançar com acusação de corrupção contra o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu.

Benjamin Netanyahu vai ser acusado de corrupção
Notícias ao Minuto

16:26 - 28/02/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Israel

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, vai ser formalmente acusado de corrupção pelo procurador-geral do país, reporta a BBC.

Explica a cadeia de televisão britânica que Avichai Mandelblit, o procurador-geral, adiantou que o governante enfrenta suspeitas de suborno, fraude e quebra de confiança, relativamente a três casos. 

Netanyahu é suspeito de ter aceitado ofertas por parte de empresários e de fazer favores para que a imprensa local lhe fosse mais favorável.

Em concreto, Netanyahu, assim como a sua mulher Sara e o filho Yaur são suspeitos de terem recebido benefícios e presentes avaliados em centenas de milhares de euros.

O produtor de Hollywood israelita Arnon Milchan é um dos suspeitos de ter feito a oferta, em troca de ajuda em várias questões.

Outra suspeita diz respeito a um alegado acordo secreto entre Netanyahu e Arnon Mozes, o editor do jornal diário Yedioth Ahronoth. O primeiro-ministro criaria dificuldades ao jornal Israel Hayom, rival do Yedioth Ahronoth, em troca de uma cobertura mais favorável por parte deste.

Netanyahu, que vai a eleições no próximo mês de abril, tem negado todas as acusações, tendo caracterizado o caso como uma 'caça às bruxas', expressão semelhante à que tem sido usada por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, para se referir à investigação a suspeitas de conluio com a Rússia na campanha presidencial norte-americana.

Netanyahu irá fazer a sua defesa numa audiência final, que poderá ocorrer já após as eleições em Israel.

Se os seus argumentos não forem considerados válidos, Netanyahu arrisca-se a ser o primeiro primeiro-ministro em funções em Israel a enfrentar acusações de crime.

Entre a oposição defende-se que o governante se deve demitir. Para o procurador-geral, porém, tal decisão deve passar pelo Supremo Tribunal de Israel.

[Notícia atualizada às 17h40]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório