Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Trump e Kim Jong-un já estão lado a lado. "É um grande líder"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong, iniciaram hoje a segunda cimeira com um aperto de mão, perante bandeiras dos dois países, dispostas lado a lado, num cenário até há pouco impensável.

Notícias ao Minuto

11:46 - 27/02/19 por Andrea Pinto com Lusa

Mundo Vietname

Donald Trum e Kim Jong-un já se encontraram, pela segunda-vez, no âmbito de uma cimeira que se realiza em Hanói, Vietname. Trump e Kim estão reunidos no Sofitel Legend Metropole Hanoi, edifício erguido durante a era colonial francesa e usado pelo governo do Norte do Vietname para receber convidados estrangeiros, durante a Segunda Guerra da Indochina.

Os líderes dos dois países apertaram as mãos e sorriram para os fotógrafos, tendo protagonizado uma rápida conferência de imprensa antes do encontro de 20 minutos a sós.

Kim Jong-un lembrou que as duas nações conseguiram "ultrapassar os seus obstáculos para estarem aqui hoje", mais uma vez. 

Já Trump enfatizou o sucesso da primeira reunião. O presidente norte-americano prometeu, ainda, "um futuro promissor" para a Coreia do Norte, salientando o "potencial económico" do mesmo.

"Você é um grande líder. Vamos fazer com que aconteça [um grande futuro]", afirmou Trump.

Sublinhe-se que entre os especialistas há a crescente preocupação de que Trump faça cedências a Kim em troco de pouco. O presidente dos Estados Unidos fez questão de sublinhar, já esta quarta-feira, serem "falsas" as informações de que estaria disposto a ceder ao líder norte-coreano antes de este adotar medidas concretas para a desnuclearização.

"São tudo informações falsas sobre as minhas intenções em relação à Coreia do Norte. Kim Jong-un e eu vamos esforçar-nos para definir algo sobre a desnuclearização e, em seguida, transformar a Coreia do Norte numa potência económica", disse.

Trump tem seduzido o regime norte-coreano com boas perspetivas económicas caso aceite a desnuclearização e se insira na comunidade internacional.

A cimeira entre os dois países arrancou hoje com um encontro privado entre Trump e Kim, a que se seguirá um jantar entre as duas delegações.

O líder norte-americano vai ser acompanhado pelo secretário de Estado, Mike Pompeo, e pelo chefe de gabinete da Casa Branca, Mick Mulvaney. Kim estará com Kim Yong Chol, negociador-chave nas negociações com os EUA, e Ri Yong Ho, ministro dos Negócios Estrangeiros. Estarão ainda presentes intérpretes de ambas as delegações.

Recorde-se que os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte reuniram-se pela primeira vez em junho passado, em Singapura. A histórica cimeira terminou, no entanto, sem nenhum compromisso da Coreia do Norte no sentido de abandonar o seu arsenal nuclear.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório