Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Iceberg com quase 180 hectares vai soltar-se da Antártida

É o resultado de uma fissura que está a avançar rapidamente em direção a outra.

Iceberg com quase 180 hectares vai soltar-se da Antártida
Notícias ao Minuto

10:37 - 27/02/19 por Sara Gouveia

Mundo NASA

Um iceberg com 180 hectares vai soltar-se da Antártida como resultado de uma fissura que está a avançar rapidamente em direção a outra. O processo está a ser monitorizado pela NASA, que explica que uma racha apareceu na camada de gelo inicialmente em outubro de 2016.

Agora está a espalhar-se para este e está em rota para se juntar a outra que se encontrava estável há 35 anos, mas que agora acelera para norte a uma velocidade de 4 quilómetros por ano. Uma vez que estas fissuras se encontrem, coisa que pode acontecer dentro de semanas, conta o Guardian, um iceberg de cerca de 180 hectares irá soltar-se.

O processo ocorre naturalmente nas camadas de gelo mas "mudanças recentes não são comuns nesta zona" e podem provocar instabilidade na plataforma de gelo de Brunt, avisa a estação espacial. "O futuro provável de perda de gelo do outro lado da 'Fissura de Halloween' (como é chamada por ter aparecido em outubro) sugere que mais instabilidade poderá ocorrer", referiu Chris Shuman, um glaciologista a trabalhar com a NASA e a University of Maryland Baltimore County.

O futuro a longo prazo da camada de gelo da Antártida terá uma grande influência no nível dos mares em todo mundo. Segundo um estudo feito por cientistas norte-americanos e britânicos a camada de gelo daquele local está a derreter a uma velocidade recorde, o que põe em risco as cidades costeiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório