Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Deputados brasileiros pedem à Rússia libertação de activista

Uma comitiva de deputados brasileiros entregou, esta terça-feira, ao embaixador russo no Brasil, Serguei Pogossovitch Akopov, duas moções nas quais é pedida a libertação da ativista da Greenpeace, Ana Paula Maciel, detida na Rússia, acusada de pirataria.

Deputados brasileiros pedem à Rússia libertação de activista
Notícias ao Minuto

06:54 - 23/10/13 por Lusa

Mundo Greenpeace

As moções, redigidas pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa da Câmara dos Deputados e pela Representação Brasileira do Parlamento no Mercosul, foram entregues pelos seus respetivos representantes, os deputados Nelson Pellegrino e Newton Lima, de acordo com a Câmara dos Deputados.

Os parlamentares pediram ao Governo russo a libertação de Ana Paula Maciel e dos restantes ativistas para que possam responder pelo processo em liberdade, dado que, segundo refere a nota citada pela imprensa brasileira, "o próprio Vladimir Putin está convencido de que os detidos não têm qualquer tipo de ligação com a pirataria".

A bióloga de Rio Grande do Sul foi detida, em Murmansk, a 19 de setembro, com outros 27 ativistas e dois jornalistas na embarcação da Greenpeace Artic Sunrise, após um protesto contra uma plataforma da empresa russa Gazprom no Ártico, onde a estatal procura petróleo.

Ana Paula Maciel cumpriu, no passado fim de semana, um mês na prisão, donde pediu para sair sob fiança para responder pelo processo em liberdade, continuando a aguardar por uma resposta.

Pellegrino recordou "o momento especial" que vivem as relações bilaterais Brasil-Rússia, enquanto Lima não descartou levar o assunto ao Parlamento do Mercosul (bloco composto pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela), que retoma as suas atividades a 11 de novembro em Montevideu (Uruguai).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório