Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Pyongyang fala em "momento decisivo" perto de nova cimeira com Washington

O principal diário norte-coreano, Rodong Sinmun, escreve hoje que o país enfrenta "um momento decisivo", em termos de desenvolvimento económico, a pouco mais de uma semana da cimeira entre o líder norte-coreano e dos EUA.

Pyongyang fala em "momento decisivo" perto de nova cimeira com Washington
Notícias ao Minuto

07:42 - 18/02/19 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

O artigo destaca os recentes avanços alcançados numa pequena ilha da costa ocidental, no setor pesqueiro e de construção de navios, considerando que este deve servir de exemplo ao resto da nação.

"O nosso país encara um momento decisivo histórico. É hora de amarrarmos os atacadores e corrermos a toda velocidade, visando a meta mais alta neste momento crucial", lê-se no editorial publicado pelo órgão de propaganda de Pyongyang.

A mensagem parece apontar para a cimeira que se deverá realizar nos próximos dias 27 e 28 de fevereiro, na capital vietnamita, entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente dos EUA, Donald Trump.

A reunião poderá desbloquear o processo de desnuclearização de Pyongyang, país que por sua vez poderá obter concessões de Washington, como o alívio das sanções impostas pelos EUA e pela ONU.

O abrandamento das sanções impostas pela comunidade internacional, endurecidas após a escalada dos armamentos de Pyongyang, em 2017, é um fator-chave na implementação dos planos de crescimento económico, que Kim Jong-un tem defendido com especial ênfase desde o início do ano passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório